segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Ao nosso amigo Chico de Paula e seu alto-falante de ouro


Macau e música cantada por Roberto Carlos soou forte em mim e povo de Macau Ecoava não do alto-falante de Chico de Paula, porém de uma caixa de som instalada em algum lugar perto da quadra do Colégio do Padre. Não. Eu não estudava no Colégio do Padre. Estudava mesmo no Duque de Caxias. É que o Colégio do Padre abrigava, àquela época, salas - não recordo se todas - do Duque. O velho Grupo Escolar passava por reformas e havíamos sido deslocados.Era algum intervalo de aula e, quando saíra da sala, ouvira a música. Achei aquilo de poesia e melancolia tocantes. Na verdade, acho que tinha sido tirada da sala - por estar conversando demais - por Dona Mariazinha, minha professora da segunda série. Em meio ao vazio do pátio, a música embalou meus pensamentos. E deu uma certeza do quanto eu gostava daquilo ali. E fiquei feliz.

"Tá chegando a hora de ir,

venho aqui me despedir e dizer

Que em qualquer lugar por onde

eu andar,Vou lembrar de você.

Só me resta agora dizer adeus

e depois o meu caminho seguir.

O meu coração aqui vou deixar

não ligue se acaso eu chorar,

mas agora, adeus".