sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Sobre o Duque de Caxias


Fazendo uma pesquisa sobre o ensino povo Macauense encontrei um fato histórico que aconteceu na vida nossa Jornalista Giovana Paiva no ano de 2005, e peço a todos aqueles que participa do blog que leia a matéria com atenção. Meus conterrâneos essa é da gema de Macau eu estou certo disso, e que DEUS protejam todos vocês.

Abs, José Antonio (Biduba)


O ensino público está bastante difundido em Macau. [...] no município 31 escolas, com uma freguesia aproximada de 1.500 alunos. Dessas escolas, 2 são Grupos Escolares, 3 Reunidas, 16 Isoladas, 5 subvencionadas, 4 particulares não subvencionadas e 1 do Município, tencionando o prefeito ainda a criar 2 no próximo ano.
Na cidade se localizam 10 escolas, inclusive o Grupo Escolar “Duque de Caxias” e “Pereira Carneiro” e as Escolas Reunidas de Porto do Roçado; 3 em Independência, inclusive as Escolas Reunidas; uma em Estreito no tipo de Escolas Reunidas; seguindo-se 2 em Umburanas, 2 em Bamburral e 1 em Boa Vista, Alto do Rodrigues, Taboleiro Alto, Pedrinhas, Ilha de São Francisco, Águas Novas, Canafístula, Porto do Carão, Amargoso, Barreiras, Diogo Lopes, Mangue Seco e Guamaré.
No dia 7 de setembro último realizou-se uma concentração escolar em Macau, que constituiu um acontecimento notável, pelo número elevado de crianças de 16 escolas públicas do município, e mais o Colégio Nossa Senhora das Vitórias do Assú. O Grupo Escolar “Duque de Caxias”, sob a direção da professora Laura dos Santos, deu um contingente de 223 alunos. O número dos escolares que compareceram foi calculado em 1.000, tomando parte ainda as Escolas Reunidas de Independência, Porto do Roçado e Estreito, e isoladas de Bamburral, Alto do Rodrigues, Taboleiro Alto, Águas Novas, [...], ..., [...], Escola Operária da Colônia de Pescadores, [...] Grupo Pereira Carneiro e escola subvencionada “Santa Terezinha”.
O Grupo Escolar “Duque de Caxias” está sob a direção da professora Laura dos Santos, e das professoras Eulina Moura, Maria da Conceição Fagundes, Almira de Carvalho Monteiro e Diahyr Gomes de Souza. A matrícula em setembro era de 196 alunos, sendo 110 meninos e 186 meninas, com uma freqüência de 90 e 159, respectivamente. As Escolas Reunidas de Porto de Roçado funcionam em edifício novo, sob a direção das professoras Joanna Sampaio Marinho e Selma Freire de Vasconcellos. Tem uma matrícula de 114 alunos.
As Escolas Reunidas de Independência também funciona em prédio recentemente construído e estão sob a direção das professoras Alba de Oliveira Miranda e Sabina Pinheiro. O prédio foi inaugurado em 12 de agosto de 1934. Tem uma matrícula de 80 alunos e uma média de freqüência de 64.
O Grupo Escolar Pereira Carneiro é também um amplo prédio, no centro da cidade, estando sob a direção da professora Clara Tetéo, um dos elementos mais antigos do magistério primário do Estado. Tem uma matrícula elevada, e observa-se nele uma boa disciplina. A antiga escola Pereira Carneiro foi fundada em 1º de maio de 1923, sob os auspícios dos Condes Pereira Carneiro, para as crianças pobres da cidade.


Texto transcrito por Giovana Paiva de Oliveira, do Jornal A República, Edição Especial sobre o Município de Macau, de 12 de novembro de 1936, página 23 (edição com 26 páginas). Foi mantido o texto original, sendo atualizada a grafia das palavras.
Como as condições de arquivamento danificaram a edição pesquisada, existem palavras ou trechos de parágrafos ilegíveis, que serão representados por [...].
Data da pesquisa: entre abril e agosto de 2005.

(Gio) Eu não sou jornalista, apenas encontrei esse material quando estava fazendo uma pequisa no Arquivo Público do RN em 2005.