quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Saravá vê ou não vê???


Conta a lenda que Saravá tem momento de claridades em sua visão.
Pois bem, eu aqui dentro das minhas depressões e soluções, tenho de sair pra contar mais essa, mas é até bom que eu relaxo e choro.
Nos anos oitentas, aconteceu um acidente muito grave na estrada da praia de camapum. Logo que foi inaugurada e ainda era de barro. O Jeep dirigido pelo finado Aldo Valentin, trazia o finado Gambel e o cego Sarava com seu inseparável violão. Então no caminho da estrada, todos os passageiros do tal Jeep, com todos totalmente etilzados, com os reflexos curtos, foram a toda velocidade ao encontro de um possante poste de alta tensão. Com o impácto o poste caiu e os fios de alta tensão ficaram serpentiando pela estrada soltando fogo e faíscas. Neste momento, acontece a tragédia e o inusitado. Nas tremenda escuridão, Ailton sai do Jeep, pisa nos cabos de alta tensão e morre eletrocutado, Gambel também sai do Jeep, pisa nos cabos de alta tensão e morre elotrocutado. Sarava, cego, bebado e com o violão na mão, sai do Jeep, pisa no meio dos cabos e sai vivinho, sem nenhum arranhão. Caminha até Macau e dá a notícia do acontecido a todos. Não sei se ele sabia das mortes. Mas foi um caso intrigante, você não acha? Sarava, aos 57 anos, ainda está vivinho, morando na Rua Tenente Victor, pra contar a história.
Fui.
Tião Maia

"Esses caras tão tudo ficano véi"
Os pacotes de Café Reis Magos, que davam direito a entrada no cinema, só funcionavam no Cinema Dois Irmãos. Pois a moagem de café pertencia aos irmãos Pedro e Zé (in memorian), Pedro tem uma loja de armários de aço em Natal na Av. Bernardo Vieira. E eram os donos da Farmácia Palmeiras, da Sorveteria Oceano Drinks (Rapaz Toinho tem uma memória de oráculo), onde hoje é a loja Casa Sempre Viva de Luzia de Buliado, e do cinema Dois Irmãos. No Cinema São Luiz não tinha essa regalia pois, era o concorrente direto. Tinha?
Agora, voltando a história das LATAS DE LEITE NINHO, estão apurando se dentro do leite tinha soda caústica, água oxigênada, água de grau, cal, pata de sirí, e outras coisitas mais. Eu não sei de nada... essa é a conversa que saiu lá na coluna, perguntem a Fernando de Zé Lopes que ele poderá explicar melhor.
Rapaz, voltando a foto de Belos Bichos, Macêdo de Terezinha do Instituto. O cara tá novinho homi. Concordo com Sávio Solino, de que ano é essa foto, heim Macêdo?
Legal também aproveitar a dica do amigo Laurênio, o blog macauense é legal. Então aproveitem e passem no meu também:
http://sebastiao-maia.zip.net

Beijos para todos
Sávio, tenho uma de saravá de Arrepiar os cabelos.

Vou embora para o passado!!!!!!‏


Repórter ESSO:

Amigo Savio Solino

Merci, Meu camada: com uma resposta calibrada dos States, e de garapa la Cité de las Luzes , virge Maria!!! Ai ao lado da Torre tem aquele passeio de "balsa", á noite é o ó, não???? Como faz um calor danado feito lá em Macau, o cabra termina se alagando em vinho, qui ninguém é japones ( tem que só o diabo aí tb ).Ó, o pijama agora é uma lata de leite de NINHO ( será, o mesmo NINHO que apareçe no Blog? ).O que será que o concorrente dirá, hem?

Rapaz, a professora chegando a hora da onça beber água (defesa de tese), escreveu um negócio aí que fala do ingresso do cinema que ela não lembra mais ( saco vazio de café São Luis? Reis Magos???). E que na psicologia ela anda misturando as bolas (acho, que foi este tal ENCONTRO lá em NÓS ).Vamos investigar, pois, a minina não sabe que tá no horário de verão (menos aqui no IRAQUE), tem feriado do dia de Índio fora de época, olha meu amigo: é uma zorra total a agenda eletrônica (juízo) desta doutora!!!Hhahhahhahahhahahhahahahhahah!!!!!!!
Citação da professora: Enfim, eu queria lembrar daquela época em que as pessoas juntavam os pacotes de CAFÉ (NÃO LEMBRO O NOME) para entrar no CINEMA SÃO LUIS. Um montão de gente vivia juntando e contando os pacotes, para depois ir lá e trocar por um ingresso. Mas, não lembro se era ingresso para o filme ou se era para as manhãs alegres.
(VAI QUE É TUA TOINHO: É café São Luis ou Reis Magos (apud MACEDO)???

Sim, não sabia que a engenharia perdeu um grande valor lá de NÓS. O nosso ilustre amigo Kinkas é colaborador ferrenho deste recinto, junto com uns "ajudantes de pedreiros" fizeram o "prumo" de uma reforma da casa do seu primo Arnilson aquecido por umas Serras em um dia chuvoso. Dá pa tu???? hhahhhahahhhhhhh!!!!!! Não tens nenhuma obra de precisão aí, não??? E, aí professora tu que é da arquitetuta?
aproveita que ele é dos nossos. Eu assino o projeto até dois pavimentos, hahahahahahhaha!!!!!!!!!

Segue esse treco anexado aí, É bem bom(inho). Do tempo de Mazaropi. É prá se lascar!!!!

Do IRAQUE
(sem horário de verão)


(Gio): O treco anexado é um arquivo do Power Point e não tem como publicar no Blog.

Sobre o Duque de Caxias


Para o Kinkas: Primo qdo vc tiver um tempinho dê uma passada no blog macauense.blogspot.com e veja o que lá está escrito, não deixe de passar.

Ao Biduba quero informar que antes de vc estudar na Escola Duque de Caxias o mesmo se chamava Grupo Escolar Duque de Caxias, que por sinal teve um corpo docente de alto gabarito nas decadas de 50 e 60. Não sei como as autoridades de Macau deixaram demolir a estrutura antiga do Duque de Caxias e fezeram o que hoje lá está.

Macau não tinha outro meio para os seus filhos estudarem, até que chegou o Pe. João Penha Filho e fundou o Ginásio Nossa Senhora da Conceição, sendo essa criação ainda na decada de 50 com a ajuda CNEG-(Campanha Nacional de Educandários Gratuitos). Hoje não sei como funciona, mas naquela época vc tinha que fazer Exame de Admissão ao Ginasio (Um verdadeiro vestibular na época), para ingressar no curso ginasial.

Quem tem uma idade mais avançada sabe disso. Os trotes eram justamente porque o aluno passava no exame e ia estudar no mesmo.

Hoje a coisa é muito diferente, tem até faculdade por correspondência.

Abraços do conterrâneo.

Laurênio Montenegro

Onde anda Pororonga?


Estive a ler alguns comentarios sobre Macau ser Musica. Gostaria de saber se algum dos participantes do Blog tem noticias de "Neguinho Pororonga", pois acredito eu que seja o Pioneiro de compor musica em Macau.

Se não é o Pioneiro no minimo é uma figura folclórica e fez parte da infância de muita gente de minha época. Nas ''Manhãs Alegre'' no Cinema São Luiz, do Seu Tio Zé Oliveira.

Grande abraço.

Bosquinho


obs.: naquela epoca havia tambem grande cantor que hoje mora no Rio de Janeiro ''Caeté''.

Reavivando a memória de Gio


Amiga Gio, essa eu estou lembrando: A embalagem era do "Café São Luiz" (QUE TAMBÉM ERA O PATROCINADOR DO EVENTO). Estas eram trocadas por ingressos para as Manhãs Alegre que o nosso des(Organizador) "TITICO" (DA ESCOLA DE SAMBA) organizava nos Domingos no Cine São Luiz ou no Centro Social PIO XI.

Nessas manhãs de Domingos foi ai que nasceu a nossa cantora Naide como um dos grandes sucessos. Lembro também de Mário Casado. Ele cantava muito: " .... Eu não quero outra vida Pescando no Rio de Gereré/ Lá tem peixe boi/ tem o Sirí Patola que dá com o pé...." (ERA ASSIM MESMO A LETRA?????)

Só que no lugar de "PATOLA" O caba cantava "BATÓLA" E dançava com as mãozinhas de lado, ficava parecido com.... $&# ??????. Eu também sou péssimo para grava as coisas, mas, essas manhãs alegres eu me lembro.

Por falar em Calouros, foi no manhã dessas, no dia das Mães, no Centro Social PIO XI, que o nosso Titico fez uma homenagem as Mães de Macau. E repara mesmo quem se inscreveu pra cantar? " PENSE NO CARA DESSAFINADO........ " "EU", Lógico!!!!!! HAHAHAHAHAHAH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Vejam se vocês conseguem ouvir um LP de vinil em uma rotação 33 pra 45!!!!!!!!!! Assim era "EU" cantando. Tome uma vai daquelas. "Só faltou ovo podre".

Quem lembra também de Aldo Coutinho tocando "BATERIA" no conjunto "OS SOMBRAS"? E tinha na Quitarra, Chico Antônio, vocalista era Tonhinho (Irmaõ de boaca)? Os outros já não lembro mais.

Viagem a England


Cumpadre, Savio:

Na próxima programação internacional: "Direto de NÓS para o Mundo", já que Pari é Pari e é tampa de crusch, pega um tal trem que vai por baixo do mar para England (já pensasse na marmota?), e de quebra vai na cidade dos "Britos", meu camarada?

Um abração,

Chico Ilo

Reminiscências do Toinho

A foto do Macedo (Belos Bichos), está demais, o tempo não passou pra ele ( de que ano é a foto?). Quanto a memória, meu irmão, a sua é simplesmente imbatível. Cara você cita detalhes de 40 anos atrás com uma precisão e veracidade de fazer inveja a memória de um elefante ( cientificamente comprovada como a melhor memória entre os mamíferos) .
Quanto ao ajuntamento dos pacotes do Café Reis Magos, foi uma saída para recuperar os expectadores do cinema que debandaram para o circo. O pai da DONA DO BLOG (o glorioso Vandinho) era o administrador-Mor do cinema São Luiz. Ele espertamente quando viu a curva do gráfico de clientes em declínio, lançou a modalidade. Também tou sentindo cheiro de sabotagem. O circo incomodou muita gente ( ainda incomoda) e a saída foi a queda do Xandinho, hoje muito mais importante que a queda da Bastilha.
Meu irmão Chico Ilo, não se apoquente com as novas lorotas, agora travestida de LATA DE LEITE NINHO, não se surpreenda se novos misteriosos e inverídicos casos surgirem. Para mim só trabalho com os fatos narrados pelo chefe do cartório o Serventuário Toinho.

Abraços

Sávio

Nenoca de volta


Olá, Pessoal desculpa a ausência, cá estou de volta.

Luciene tá hibernando em nova Cidade, é?
Ei Júnior Leão, cadê vc?
Gerusa abandonou o blog foi?

Eis mais uma apresentação de nosso amigo Edinho Queiróz, Zazuka :
http://www.youtube.com/watch?v=kLoGaKBpSrw

Gio, um abração e passei pra todos esses e-mails por que no exposto no blog tá voltando, viu?

Um cheirão

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Macau é Música


Dizem muita coisa de Macau. Terra do sal, das barcaças, do sexo, da orgia, do sol forte e vento perene... Pra mim, Macau é música. Não, não a música vinda dos búzios grandes. Mas música mesmo - com letra e melodia, que a gente ouve diariamente nos aparelhos de som e tvs. Pois é: minha infância - época em que vivi em Macau - foi toda embalada por um som ambiente eterno. Como? O alto-falante de Chico de Paula irradiando notícias e canções, muitas canções. Não vale entrar em detalhes sobre as qualidades musicais de Chico de Paula, mas que é muito bom ter uma música pra cada passo da sua vida, ah, isto é!
E minha relação com a Escola Estadual Duque de Caxias também tem a sua música. (Ah, soube que antes o Duque era chamado de Grupo Escolar.... Na minha época, porém, tinha um tom talvez mais nobre: Escola Estadual. Mas cá eu estou tergiversando)
Voltemos à canção. Nada de hinos - claro que lembro que cantávamos nas datas oficiais o Hino Nacional, diante da bandeira hasteada. Nada disso. A música é brasileira, mas daquelas nacionais arraigadas no coração de muitos.

Memória de Sávio


Meu caro Sávio, sua memória também está, ainda, em condições bastante razoáveis. Você lembrar de "Bizurico" foi demais. Gordurinha também lembrou de toda aquela turma. Dos filhos de Canindé, dos filhos de Zé Gila, entre outros.
Você lembra do "Oceano Drinks" que era um bar dos "Dois irmãos" Pedro e Zé? e a sorveteria da D. Pedro que era administrada por Otoniel?
Mas duvido que lembre do clube "CBS" que era de Elias do Magazine e era na Amaro Cavalcante, onde depois viria a ser o Armazém de Dionízio irmão de Chico Filgueira e casado com a tia de Haroldo Martins?.

Haja neurônios...os meus estão indo
Abraços a todos

Foto de Macedo para Tião e Sávio

Eu me lembro muito bem de Elisa, que pedia a carteira de estudante e não nos deixava entrar nos filmes censura 18 anos. (aquilo sim era época de "seca") Mas a história dos pacotes de café eu acho que quem inventou foi o seu tio Zé Oliveira. O que a Nestlé faz hoje aqui no RS, ele já fazia em Macau no final dos anos 60 (me contaram, eu não era nascido ainda). Quem juntasse certa quantia de pacotes vazios de café "Reis Magos" que era o café da sua "torrefação" que ficava entre o comércio de Luíz Sé e o Sindicato Nacional dos Marinheiros e Moços em Transportes Marítimos, entrava no Cinema.
Sávio voltou do "Circuito Elizabeth Arden" e com ele a infindável polêmica do circo. Mas não é que fui acordado às 1:30 da madrugada por um sujeito que, esteja onde estiver, seja na Plataforma de Garoupa, nos campos de produção terrestre do RN, ele me liga. Dessa vez o elemento estava em Riacho da Forquilha, uma imensa instalação da Petrobrás próximo a Mossoró. Segundo ele, que apesar de morar na Amaro Cavalcante, vivia na D. Pedro II, pois a padaria do seu pai ia da Benjamin Constant à D. Pedro, Foi muitas vezes assistir a Sávio e a os outros "artistas" em seus "ensaios". Noves fora ao verdadeiro abalo "sísmico" provocado pela queda de Xandinho do trapézio (que cabeça!) o "Cirque de Solino" cumpriu o seu papel.
Meus amigos Sávio e Tião. Eu liguei para Macedo e perguntei se poderia enviar essa foto para o Blog. Ele, cuidadoso e vaidoso que é, disse que poderia não está bem na foto causar uma má impressão. Mas vou enviar por minha conta.
Essa foto foi em um dia maravilhoso e ensolarado quando criei coragem e fiz um saldo de Paragleider sobre a belíssima Baia de Santos. Um verdadeiro show. Inesquecível. Depois fomos fazer um "tour" pela cidade de São Vicente, Ilha Porchart, e o incrível Porto de Santos. Depois tome cerveja.
Belos Bichos para vocês se deliciarem
Beijos.




Biduba sobre a festa


At. Minha amiga Giovana Paiva, e todos aqueles que fazem parte dessa comunidade, vamos dar as mãos.
Oi, pessoal da comunidade do blog gostaria de saber quando vamos começar arrecadar os donativos natalinos para a festa de Natal para distribuir aos nossos amigos Macauense aqueles mais necessitados eu sei que tem muitos amigos conterrânea que precisa da nossa ajuda, precisamos tomar decisão urgentemente que já está chegando o Natal, aqueles que aderir a campanha comessem a enviar mensagem pelo blog. Precisamos dividir um pouco do nosso para ajudar aqueles mais necessitados, espero que essa família do blog dê as mãos para os irmãos. Muito obrigado e fiquem com DEUS.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Eu, você e a praça

Zeca Baleiro e Odair José



Nadia, o retorno


Estou retornando ao blog. Tenho dado uma olhada e realmente são poucas as pessoas que estão se comunicando.Tenho tentado entrar em contato com Nalvinha para poder enviar algumas fotos da festa,mas ainda não consegui falar com a mesma.Adorei a idéia do encontro em Natal.Gostaria também de adquirir um DVD,ok?

Abraços para todos,

Nádia Pimentel

domingo, 28 de outubro de 2007

Nas ondas das lembranças


Quando terminava a sessão de fuxicos na coluna da praça por volta das 11h00 da noite, geralmente a gente ia fazer serenata, e naturalmente o Saravá era o tocador oficial. O danado era quando a gente não era bem recebido em determinada casa e o pai da donzela abria a janela e até mesmo a porta, era um Deus nos acuda, a gente saía correndo, depois de muito correr alguém dizia CADÊ SARAVÁ? E normalmente era Toinho Biquíni ou Macedo (Belos Bichos) os que tinham coragem pra buscá-lo.

Agora voltando ao circo, a Edinha de Seo Dedinho pode testemunhar sobre a lisura e liberdade nas relações patrão/empregado que existiam na época, pois ela morava vizinha ao empreendimento.
Sem querer provocar Tião, ele deve estar a serviço do grupo financeiro que fundou o "outro" circo. Depois da queda de Xandinho, nós ainda fizemos uma rede protetora, mas minha mãe estava irredutível quanto ao fechamento.
Agora me vem algumas dúvidas macabras, será que a queda do Xandinho não foi planejada, articulada e posta em prática pela Holding concorrente? Será que esses elementos que estão entrevistando meus ex-funcionários e trabalharam na outra trupe não estão envolvidos até as tampas?
- Meu caro irmão Chico Ilo, não vou recusar a proposta de alguns mininos Iraquianos.
- Edinha, fiquei chateado com as mortes de Dedé e Dica, mas a vida é assim mesmo, nossa passagem de repente pode ser abreviada. Mas gostei de ter feito contato com você (Um grande beijo).

Abraços à todos

Sávio

Ainda sobre o turismo

Só a Torre Eifel, recebe mais turista que todo o Brasil.

Fonte: Sávio

Sobre a festa que vai bombar, espero!!!


Estou em João Pessoa participando da Olimpíada da Justiça do Trabalho.Amigos, eu sou atleta, sabiam? Jogo dama (sou a primeira dama do TRT) e dominó e de quebra, salto em vara (de Vara em Vara (do Trabalho, claro!!!)).

Pois bem, abri o blog e vi comentários de Ana Luiza, Biduba e Tião Maia em relação à festa em dezembro, que poderá ser espontânea como foi o lindo, maravilhoso e inesquecível reencontro ao entardecer sob o belíssimo céu azul de 08 de setembro de 2007, na nossa Praça de grandes recordações.

O convite é virtual e acredito que muita gente virá, em excursão (passeio, como chamávamos antigamente) ou em seu próprio carro, seja como for. Assino embaixo para que a grife Getúlio Teixeira para a Organização é de ótimo tamanho.

Vamos nos reunir e a lembrança de Ana Luiza de doarmos alguma coisa paraas pessoas carentes, seja o que for, é ótima!!!

Macau tem muita gente que precisa de apoio e vamos começar por nós, depoisos demais copiarão a idéia de quem já deu em relação a esse tema e teremosajudado a bastante pessoas.

Um abraço e até qualquer dia.

Chaguinha

sábado, 27 de outubro de 2007

De tião (pelo MSN) sobre o poço


De madrugada a gente sempre fazia serenata nas casas e na Marechal tinha a casa de Maria Amélia de Ferndinando, que Fernando de Josias namorava com ela.

Íamos fazer serenata lá. Mas era uma turma muito grande e ficava o maior barulho e aí ficávamos um pouco longe da casa da serenata. E, nesse local, a gente aproveitava que tinha que ficar longe e ía pra junto do poço e colocava os pés na água quente. Vige como era bom!!!

Então, algum engraçadinho riscava um fosfóro e colocava na boca do poço e ele acendia. Era uma onda pra apagar.

Um dia o carro da policia, um fusquinha branco, passou. Rendeu e levou todo mundo.

Ficamos até de manhã sentado no banco e depois fomos pra casa com a cara mais lisas do mundo.

O alto-falante de Leléu


Depois de tomar o simacol de Sávio Solino, com fotos de New York e Parrí, contento-me e vou contar um caso que, apesar de ser do seu tempo não tem nada haver com o circo. Lembro-me do quando Sávio falou da inveja que tinha da liberdade de Bombal. Mas não era só você não, camarada, toda a meninada tinha inveja daquele menino com procedimentos de adultos livre e dono do seu próprio nariz. Também se Sandoval (seu pai) falasse alguma coisa.....
Bem você disse que a sua linda viagem não foi pago com o dinheiro do circo, mas isso é o que você diz. Claro que eu acredito. (KKKK)
Bem, tínhamos uma turma em meados dos anos setenta, que adorava tomar cachaça (Tubaço) com “búzeo”. Os lugares eram os mais diversos, Edmilson, João da Carroça e o bar de Leléu, que ficava onde hoje é o Bar do Gil na pista de Alagamar.
A turma, era uma mistura dos caras do Jardim com os Sombras. Chico Paraíba, Macêdo Belos Bichos, Mundinho, Toinho Biquine no violão, Pipi no violão, Paulo de Hermes, meu Bichim, Edinho Capa e, entre outros, eu.
Pois bem, iamos para o referido bar e “tome cachaça”. Lá pelas altas horas da madrugada a ronda policial passava fechando os bares e ficávamos todos dentro do bar bebendo. E neste dito local tinha um serviço de som, daqueles de Chico de Paula.
Leleú, o dono do bar, não agüentando mais tanto sono dizia que ia embora e deixava o bar aos cuidados de Chico Paraíba (pense num homem cuidadoso!!!). Então, lá pelas tantas da madrugada, Chico Paraíba não tendo mais o que fazer, ligou o serviço de som, colocou um disco e ficou mandando gravações e recados para os ouvintes, que por sinal estavam todos dormindo.
A polícia chegou e acabou a farra.
Isso causou a maior repercussão
Desde esse dia, Leléu só saia de lá quando o último procheiro se retirava.
Pois foi.
Tião Maia

Dados sobre turismo

Vocês sabiam que Paris é a cidade mais visitada do mundo? Ela sozinha recebe anualmente 75 milhões de turista, enquanto todo o Brasil recebe 5 milhões.

Interessante, né? Acabei de ler isso em dois cartões do "Kapo" do meu filho.

O HÔMI VOLTOU!

Cheguei de viagem e rapidamente entrei no blog pra saber das novidades e eis que me deparo com uma série de inverdades, calunias, difamações, lorotas e etc.
Viajamos (Eu, Sônia e Marcelo – filho mais velho), prometi não entrar na internet durante a viagem (essa é pra Tião). Fomos à Nova Iorque e Paris. Ficamos 3 dias nos EUA e 4 na cidade luz. Pronto justifiquei minha ausência.

Acima, eu nos EUA, tendo ao fundo a ilha de Manhatan e, abaixo, eu no museu D'orsay, em Paris


Já vou adiantando, a viagem não foi custeada com dinheiro do circo.
Vamos aos fatos, digo às calúnias. Até a Luciene, que mudou recentemente de cidade encontrou tempo pra apagar o incêndio jogando gasolina.
Sem querer desqualificar o depoimento de Xandinho, por quem nutro grande admiração, tanto que o contratei para desempenhar suas habilidades circenses. Mas, qualquer leigo e rábula percebem que ele foi inocentemente envolvido e puxaram sua língua de forma convenientemente pra me comprometer. O complô estava armado, até a DONA DO BLOG foi envolvida e acusada de me proteger e me esconder.
A polêmica do pijama está esclarecida e encerrada, o pijama era meu.
Vamos ao raciocínio lógico, eu era magro, Chico Pinto de físico e peso bem mais avantajado - era roliço mesmo – Xandinho era mais magro que rato de casa de ferragem, portanto impossível que o dito pijama fosse de Chico Pinto.
Agora surge o fato da lata de leite Ninho, que por sinal foi a versão do Luiz do rola-rola (que vem a ser irmão do outro envolvido na polêmica do pijama) – como era anunciado pela locutora oficial do Circo.
Vamos novamente aos fatos (no Direito é corriqueiro dizer, “contra fatos não há argumentos”, já adianto que não sou advogado), o rola-rola era de fato uma ferramenta improvisada e nós usávamos filtro de óleo de carro, como também lata de ALIMENTO (leite Ninho, farinha Láctea, Nestogeno) e enchíamos de areia.
Agora vamos às tramas. Meus detratores (não cito nomes ) têm claro interesse em me envolver em encrencas e esticar o imbróglio, afirmam que era lata de leite Ninho, como os outros alimentos eram menos consumidos e não são tão comprometedores, foram deixados de lado.
É de uma inteligência infinita, pena que canalizada para futricas.
Afirmo categoricamente que não sei de quem é o filho que consumia tanto leite Ninho, já que a lata era trocada constantemente.
Já que Tião está tão interessado em desvendar o nó (por sinal o do trapézio era muito bem dado), sugiro que converse com o Zélio e peça maiores esclarecimentos (não mais distorção).
E pra finalizar, até tu Kinkas estais me apunhalando pelas costas? Será que só tenho o meu ilibado e amigo até as tampas Chico Ilo? (que usa o nome do circo corretamente CIRCO DO SÁVIO).
E para Luciene, não vou desprezar sua proposta, quem sabe vou ai dar uma espiada e reabrir o espetáculo, agora com os artistas todos aposentados, daria uma boa causa à humanidade.

Abraços aos conterrâneos,

Sávio Afonso

Contato e foto

Em primeiro lugar parabéns pela festa, falei c/ vc por pouco tempo, pois estava indo trabalhar as 19:00hs, mas o pouco tempo que estive com vcs foi o suficiente para ver a grandeza da festa. Mas também deixei o meu amigo falador substituindo (BURRO DE ZÉ LOPES).
Fernando que sempre esteve a frente lhe ajudando no que foi possível. Fiquei um pouco chateado após ver as fotos, pois havia muitos amigos que não pude rever e como estava trabalhando na expectativa de, no futuro breve, nos encontrarmos. Favor enviar para o José Antonio (biduba), o meu endereço para poder manter contato com ele, pois fiquei muito satisfeito com os seus elogios e o acervo de fotos. Beijos e parabéns pela luta deste referido blog.
Para satisfação dos macauenses e principalmente daqueles que nunca sairam de Macau e devem permanecer para sempre nesta terra maravilhosa.
sds, Joãozinho
j.bezerra@petrobras.com.br b.zerra@hotmail.com
Obs: em breve estarei colocando ulguma fotos do meu acervo do bloco "o sono"

Um convite à lembrança


Estou escrevendo porque a mensagem de Kinkas me fez lembrar que tem coisas da minha infância que gostaria de lembrar.

Pode parecer estranho para alguns, mas tenho uma memória péssima (acho até que é um defeito). Aliás, essa é uma das razões porque faço análise há vários anos. E, esclareço que tenho a impressão de que nunca sairei daquele divã, mesmo porque para mim tem sido maravilhoso, apesar de doloroso, descobrir-me através de minhas próprias palavras, que às vezes são ditas sem sentidos para adquirirem todos os sentidos que faltavam. Um quebra-cabeças de infinitas peças...

Enfim, eu queria lembrar daquela época em que as pessoas juntavam os pacotes de CAFÉ (NÃO LEMBRO O NOME) para entrar no CINEMA SÃO LUIS. Um montão de gente vivia juntando e contando os pacotes, para depois ir lá e trocar por um ingresso. Mas, não lembro se era ingresso para o filme ou se era para as manhãs alegres.

Eu lembro também que eu nem precisava juntar, pois meu pai administrava o Cinema São Luis e nunca pagava a entrada (que privilégio, heim!!!).

Eu não acompanhei muito bem as manhãs alegres (ou não lembro, sei lá)... Eu lembro do sucesso de Naide, por exemplo. Ela era quase minha vizinha e cantava no palco bem pequenininha. Só não lembro se minha lembrança dela era no Cinema ou naquele outro lugar (que não lembro o nome, acho que era FEATRA), que ficava onde hoje é o Teatro da Petrobrás.

Lembro do filme MEU PÉ DE LARANJA LIMA e das pessoas saindo de olhos vermelhos de tanto chorar. Lembro da calçada da casa de Vovó Libia, onde a gente ficava sentado nas cadeiras, "lavando um fresquinho" antes de dormir e aproveitava para ver muitas pessoas passando todos os dias para assistirem a um filme. E as conversas? Sempre tinha um ou outro que parava pra conversar. Depois seguiam pra lá,
Nossa! Como as pessoas em Macau tinham o hábito de ir ao cinema!!!. Às vezes, faziam fila atrás daquela grade para comprar os ingressos.

No início, às 7 da noite ligavam o alto-falante no alto da marquise e daquela "boca" saiam muitas músicas maravilhosas de ouvir. Quando chegavam 8 horas, silenciava o alto-falante e a gente ouvia "DUMMMM...DUMMMM.... DUMMM...". Acho que eram uns cinco DUMMM's, mas não lembro muito bem. Lembro somente que a cada DUMMM o meu coração vibrava. Era o sinal de que o filme ía começar . Em seguida, lembro que escutava ao longe a música do jornal do futebol e depois, o silêncio... Era o filme...

Lá pelas 10 da noite, quando acabava a sessão, saia todo mundo junto e em várias direções. A maioria saia a pé, mas sempre tinha um montão de bicicletas estacionadas alí na frente.

Afff! Lembrei agora que tenho um monte de lembranças desse Cinema, das brincadeiras, do Neguim Dedé de Maura rebobinando os filmes como aquele italiano de "CINEMA PARADISE", do pé de azeitona roxa lá nos fundos que deixava o chão pretinho (ou seria roxinho?). E.... depois eu conto outra...

Agora eu ainda quero dizer que outro dia entrei na Clinica de Dr. Wilson, naquele prédio meio chegado a "feioso" que transformou o cinema das minhas lembranças. Que tristeza! E, por outro lado, que surpresa!!! Vocês não imaginam, mas lá atrás ainda existe o palco daquele jeitiiinho de antes, mas todo estragado. Fiquei sem fôlego e com uma vontade de chorar ao ver o que perdemos.

As vezes, me dá uma agonia no juizo ao pensar que estamos nos perdendo ao perdermos nossas histórias, nossas tradições, nossa memória. A aí, me vem uma coragem (ou seria pretensão?) de achar que preciso salvar alguma coisa... Mas, de uma coisa eu sei, nem que sejam as minhas memórias perdidas, eu vou salvar... Essa é a minha fé.

Abs, Giovana

Em Natal, não sei que horas,

mas que estão inspiradas... estão. Hahaha!!!

Pedindo desculpas


AMIGOS DO BLOG!
Venho pedir descupas, pelo equívoco que cometi em relação a homenagem que a Globo fez a Nara Leão. O programa não foi no GLOBO REPORTER, e sim logo depois - "POR TODA A MINHA VIDA".
Olha, foi de arrepiar todo o corpo! Gente de Deus... parecia que tudo era ao vivo e que Ela estava presente entre nós. Eu me reporte para trás. Tudo parecia que estava em nossa Cidade vendo os shows de calouros do "Cine São Luiz" e "Dois Imãos".
As nossas farras, nossas namoradas, Praia do quebra Mar, bares e etc.. etc... voltar a uma passado, onde tudo é tão somente recordações. Recordações essas que mesmo o tempo não consegue apagar. Os neurônios esquecem, mais fica gravado em nosso corações, os melhores momentos e a felicidade de tê-los vividos e compartilhados com grandes amigos.
No momento da homenagem, vi-me nas Ruas de Macau e relembrando cada um de vocês. Dos delirios das nossas colegas, dos fãs, enfim senti-me como um jovem despertando a sua primeiro madrugada. E quando Ela cantou a Praça... Parecia estar na nossa Praça da Conceição.
Abs. Kinkas.
Jequié, 27/10/07
às 10:48 Sabado.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

A festa de Macau em Natal


UMA BOA IDÉIA

Achei ótima a idéia de ter um encontro em Natal. Advogo então, a entrada de Getúlio Teixeira nesta (Des)organização, pois ele é pioneiro nesta atividade. Foi ele que promoveu os melhores encontros dos macauenses em Natal nos anos 70, 80 e 90. Mesmo sendo muito ocupado, ele pode dar muitas dicas. Aconselho que as meninas, que já estão na linha de frente, formem uma comissão, encontrem-se no shopping, tomem um sorvete e bolem as tramas bem boladas. Dependendo de mim, estou indo sempre a Natal e posso colaborar.
De Macau, poderemos fazer uma excursão, encher uns ônibus e passar momentos maravilhosos em Natal, que achas?
Beijos.
Tião Maia

Querendo botar fogo na fogueira


Esse circo tá dando o que falar...
Pois é Kinkas, essas latas de leite ninho é um problema...Apuração ja! (hahhahahaaa)...
Sávio, ja te enviei um recado: recomece o circo e com o dinheiro apurado, voce poderá pagar todas a dívidas, inclusive do leite...
CEIÇA - peloamirdideus - me ajude: aonde é mesmo esse Iraque tãoo famoso que o El Comandante vive enfiado?....Ele falou que tem até caverna là (hhahahahha)...
Gente, cadê o povo?...Sei nao Gio, se eu fosse voce fechava o blog e ai queria ver neguinho chorando leite de ninho derramado (hahhahahahhahaaa)....
Esse povão là de Macau e anexados só tem arranco e depois pára...
Vi nas fotos tanta gente que poderiam ta escrevendo para o blog....É preguiça é?...
Como o MAG ja esta concretizado, entao escrevam todos, para endoidar um pouquinho a Gio (hhahahahahahahahahahhahahaaaaaaaaaaa).
Fui.
Luciene.

De Jequié sobre o livro


Dr. Giovana, não sou financeiramente abastado, mas conte comigo. Dentro das possibilidades, estou com você e não abro! Tião, você e a Dr. Arquiteta juntos, sei que vai sair o "LIVRO" muito bem elaborado. O que não falta é história. É só buscar as famílias e sua histórias e também fotos.Deixo meu abraço fraterno e o que poder ajudar nesse novo evento contem comigo. Parabenizo pela brilhante ideia.

Kinkas.

Jequié - Ba, 25/10/07
Às 15:47 Quinta-Feira.

Sobre a festa


Eu venho através desse espaço comunicar aos meus amigos e conterrâneos Macauense que estou planamente de acordo com a amiga Chaguinha, Tião e os outros interessados em fazer o encontro, porque aos tempo trataria dos assuntos natalino e também a venda dos DVD’S da festa do sal, pois eu mesmo gostaria de adquirir um DVD da festa, estou a disposição dos senhores para ajudar na medida do possível ok.

Atenciosamente,
José Antonio

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Mais uma adesão à festa natalina

Olá!!!
Ainda estou envolvida naquela magia que foi o dia 08.09.2007. Simplesmente inesqueciveeel... Outros virão mas não acredito que será como o 1º, mas..... Como Chaguinha tocou no assunto de um encontro natalino, confesso que ja vinha pensando nisso e se precisarem de mim, tô aqui. Existem vários locais aqui em Natal que tem espaço para fazermos este encontro. Isso nao será problema.
Gostaria de sugerir aos amigos macauenses que no correio da Ribeira tem um setor que recebe cartas de crianças carentes pedindo presentes para Papai Noel e se cada um de nós pudessemos presentear algumas dessas crianças? Se a idéia for aceita, poderia ver alguns pedidos enviar para o blog. Vc divulgaria o desejo da criança e alguém que se interessasse, se comprometeria de levar o presente. Não vale esquecer é um compromisso pra não fazer como o kg de alimento que ninguem lembrou de levar (em Macau).
Outra coisa, vamos pedir aos conterrâneos que continuem enviando suas fotos e comentários. Depois da festa ninguem enviou mais nada. Sei que vc em dezembro vai esta muito ocupada, mas faça a divulgação ai no blog, que depois a gente ver como faz a desorganização (como diz você).
Um abraço
ANA LUIZA

(Gio): Está divulgado. Já temos duas desorganizadoras para a festa natalina: Chaguinha e Ana Luiza.

Recado sobre DVDs


Nininha de Afonso Lemos disse que os DVD's da festa estão prontos. Possivelmente eu irei nesta quarta feira, dia 31, pra Natal e se ele não fizer chegar as suas mãos antes, eu levo tá?

Gostei da idéia da batalha da publicação do trabalho de Joaõ Carmo JR.

[Parte censurada]

Claro, vc é uma garota doutora, inteligente e tá endoidando pra terminar sua tese, se não ficar doida antes. kkkk


(Gio): Ei, Tião. Fiz os cortes necessários porque quero fazer duas ou mais "pontes" com sua mensagem.
Primeiro, quem de nós não é doido um pouco? Arrisque perder tudo se responde uma alternativa...
Outra coisa, acho, sinceramente, que esse Blog, reencontro, história, identidade e cidadania, tem que resultar em coisas positiva. Ou vamos só ficar fazendo festas???? É lógico que também quero festas, mas quero mais.
Eu tenho é que encontrar Junior urgente pra informar que já estou planejando um livro pra ele (Hahaha!!!). Ele não deve nem estar sabendo que está ficando famoso.
Eu acho também que devíamos conversar com o IMPERADOR DA CASQUEIRA, pra ele ver um orçamento e a gente começa a conversar por aqui, pra ver como fazer pra operacionalizar. E tem que ser um livro mantendo o colorido das fotos.
Acho que precisamos considerar as Leis de incentivo a cultura, a Petrobrás, os nossos conterrâneos financeiramente abastados e bem intencionados. E ainda temos muitas alternativas, sempre existem alternativas.
Outra questão ainda, ainda temos o MUSEU de Sr. João de Aquino que está precisando de ajuda. E tem "otras cositas" que estão se aproximando. Ou vamos ficar chupando o dedo???? Temos que MUITAS COISAS PRA CONVERSAR. Ou não temos?

A dissertação do Carmo


Ei curriola:

Já citei no recinto por truzentas vezes que sou da PAZ!!!!!

- O vídeo é para dar milho aos pombos!!!



Professora: Diz a Luciene do Canadá, que ainda estou a procura dos primos de Bin Laden lá nas cavernas do IRAQUE (depois envio fotos com legendas), para uma ajuda que o empresário Savio de "Seu" Afonso Solino ( um amigão da pleura, aí de NÓS ) me encomendou, para resolver um "causo" de umas bolinhas azuis pintadas por BOMBAL numa chuva da pleura, nuns carneirinhos, que virou uma latinha de leite ninho, e tinha ainda uma raspinha no fundo da latinha, e o minino ficou chorando porque Marmota não tava mais lá, tinha ido para o Amazonas, e eu quero saber o que tem A EMPRESA DE LEITE NINHO com isso???Esse negócio sobrou prá tu, foi NINHO???? TÔ FORA!!!
Giovana, só com meia dúzia de pertubadores, tu tá trocando os Luis Antonio? Tás "tiscada" ainda?????!!!!!!!hhahhahhhahahhahhhahahhhhhhhahahahah!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mininos (as):
E, a dissertação do cabra lá de NÓS. Botou tôco, não foi não?????

Horário de verão
(menos no IRAQUE)
.
(Gio): Ei, num tô tiscada não. É que a curriola que restou desorienta qualquer um. Hahaha!!!
Estou tão fora do ar que somente ontem descobri que estamos com horário de verão... Pode?
Mas, a coisa tá andando. E tem que sair... Ou vai ou racha.

Lembranças de Nara Leão

A ESTRADA E O VIOLEIRO




Já que a gerenta do Blog confirmou que o Blog é cultura, então, nada mais justo do que essa homenagem a 'NARA LEÃO'
Essa cantora dos anos 70 e 80.
A nossa Nara foi um referência para todos nós, dos grandes momentos estudantis e de grandes opressões que passamos na época. Amanhã o 'GLOBO REPORTE' fará uma homenagem a NARA LEÃO e eu não poderia deixar também de compartilhar com todos amigos da nossa querida Macau. E chamar a todos pra se fazer presente a TV e assitirem esse festival de "LEMBRANÇAS INESQUECÍVEIS".
El Comandante, Giovana, essa é pra tomar muito mé!!!!!!!!!
Bebam com moderação!!!!!!!!!!!!!Kkakakakakakakakakakakakakak!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


A BANDA

Agora são as latas de leite ninho


Olha ai amigo Tião, eu acho que o camarada Sávio está procurando umas boas descupas esfarrapadas (DAQUELAS QUE ELE APRESENTOU EM RELAÇÃO ÀS DÍVIDAS TRABALHISTA!!!!!) pra poder aparecer na tela e explicar que as dívida do Circo Slino já foram todas quitadas.

E que ele não tem nada a explicar.KKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Agora sim! Eu quero ver como é que Ele vai se explicar: "SERÁ QUE FORAM PAGAS AS LATAS DE LEITE À MÃE DESSE BÊBE?????" E ao Sr. MARMOTA??? (ISSO É UM NOME MESMO OU UM PALAVRÃO????????)

(TÁ FEITO kINKAS, QUE TROQUEI O "Q" POR "K" PRA NÃO PARECER UM PALAVRÃO) HAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Puxa!!! até a Mãe de um bêbe esse cara conseguiu enganar (E se mandou!! Pra onde mesmo em????????) (Coitado desse bêbe!!!!!) Como é mesmo o nome desse ou dessa inocente ????? E de sua pobre Maezinha??????

Tião, você que ainda reside em Macau, busque informações detalhadas do amigo Marmota KKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!

"ISSO É MAIS UMA DENUNCIA" Vai ser encaminhada ao conselho de ética do Blog.

Socorro El Comandante!!!!!! Apresente-se ao Blog para podermos elaborar a "CPI CIRCO SOLINO" kkakakakakakakak!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Não podemos deixar isso impune. Isso é uma "vergonha"!!!

Luciene, amiga, o que você acha??? Dê sua opinião.

Nossa Gerenta!! Fique em alerta máxima pois isso vai ficar igual ao Fôgo cruzado do Irã.

Jequié - BA, 24/10/07

ÀS 13:54 Quarta-Feira.

Hahahahahah!!!!!!!!!!!!


(Gio): Dessa vez fui rápida!

Chaguinha com saudades


Chaguinha não prometeu, mas parece que está de volta!!! Oba!!!

Faz dias que não escrevo para o blog e hoje me vi na necessidade de dizer que estou com saudades dos nossos bate papos virtuais bem como os demais colegas que fizeram parte do primeiro momento do blog.
Gostaria de que a gente fizesse uma confraternização aqui em Natal, como lhe sugeri antes, acho que vai ser uma coisa legal. Omar já manifestou o desejo de estar presente, já falei com Zé Naide que está desejando a mesma coisa.
Acho que depois do Carnatal e antes do Natal. Procuramos um espaço legal e cada um arca com a sua despesa pessoal. Podíamos fazer uns sorteios. Podíamos fazer brincadeiras, enfim, acho que jamais devemos deixar no esquecimento a idéia de nos reencontrarmos, espiritual e meltalmente, já estamos ligados, mas precisamos de nos ver fisicamente.
Abraços para todos os amigos de Macau se encontram por todas as partes do Brasil.
Cadê o DVD?
Chaguinha.


(Gio): Acho a idéia do encontro natalino maravilhosa. E, dessa vez, juro que quero ser apenas comunicada da festa, mas estarei presente. Olha, Chaguinha e demais, pretendo estar terminando meu trabalho em dezembro (ou inicio de janeiro) e deverei estar no maior sufoco, por isso minha recusa em organizar.
Outra coisa, tanto quanto vc também já estou meio cansada de esperar o DVD. Aproveito pra perguntar a TÚLIO, JONAS E AFONSO LEMOS, CADÊ O DVD????????
Aproveite e mande uma foto tua mais atual, pois não apareceu nenhuma da festa que pudesse aproveitar.

Aldo Cruz sobre Marleno


Sou Aldo Cruz, filho de Andrelino , também estivador e amigo de Marleno...
Marleno, hoje é evangelico e mora em Natal no conjunto ponta negra.
A poucos dias estive com ele na praia de Zumbi (Rio do Fogo), aonde tem uma casa de veraneio.

De novo o circo


Mas rapaz, eu não sei não.

Concordo com meu amigo Kinkas, acho que o empresário Sávio Solino renunciou ao cargo de dono do circo e tirou licença de dez dias do seu mandato de conselheiro adiministrativo, só para não depor na comissão que apura o caso das irregularidades do CIRCO SOLINO.

Sumiu, e eu acho que Giovana está acobertando ele. Pois se ela sabe que ele ia viajar. Ele não dá nem noticias, coisa que eu acho dificil, pois em todo canto tem lan house. A não ser que ele tenha se embrenhado dentro do patanal matogrossense e ficado por lá... só pode. Cuidado nas onças meu caro!

Bem, voltando ao caso do circo, quando eu pensei que tudo estava esclarecido, mais uma polêmica veio ao ar. Estava eu numa fila quilométrica no Lions Clube de Macau, fazendo o meu recadastramento eleitoral, quando chega Luiz da Moto. Conhecem? Não? Posso esclarecer? Esclarecerei! Luiz da Moto é irmão de Xandinho, o trapazista envolvido no caso dos pijamas.

Pois bem, conversa vai, conversa vem... entramos no assunto do circo e Luiz me falou que realmente era o artista do rola-rola. Mas tinha um detalhe: o rola rola era feito de latas de leite ninho, que à época não era uma coisa muito fácil de se arranjar. Então ele narrou um fato arrepiante. Disse que as latas de leite ninho que foram dadas a ele para a confeccção do seu rola rola, foram retiradas de um certo bêbe. E que ainda tinha um resto de leita na lata.

Ora, a mãe do bêbe, que (se não estou enganado) era parenta do senhor Sávio Solino, ficou uma arara com o caso e deu o maior escândalo, obrigando o circo a indenizar o pobre do bêbe com duas latas de leite cheinha, compradas na bodega de Marmota.

Mais uma polêmica: quem era o tal bebe? Quem era a mãe do pobrezinho desmamado? Porque seu marmota ficou cobrando o tal leite insitentemente? Se o circo arrecadava rios de dinheiro porque não pagou o leite a Marmota?

Acho que foi por isso que Marmota quebrou e foi vender menina de tranças em Areia Branca.

Precisamos fazer uma excursão para o patanal matogrossense e procurar o senhor Sávio Solino, para que ele esclareça tudo isso.

Mas será o benedito! Aonde isso vai parar?

Tião

Apoio

Ai galera! Vi as fotos da festa e achei o maior barato. Pena que não sou filho de Macau e por isso não pude ir. Mas quem sabe na proxima...

Um forte beijo Hugo e Olga

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Sobre o trabalho de Junior


Não é rasgação de seda, pois eu nem me lembrava mais desse rapaz.
Na última vez que o vi ele ainda era um menino, morando em Macau, na Rua Martins Ferreira. Por sinal, uma das poucas casas que ainda mantém o seu estilo original (Ele devia ter colocado no seu trabalho uma foto dessa casa também, a casa do seu pai.)
Pois bem, ao chegar de Mossoró, onde fomos participar do FESTUERN - Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, com o espetáculo ARLEQUIM DE CARNAVAL (quem quiser ver as fotos é so abrir o blog
http://sebastiao-maia.zip.net) e ao abrir o blog MACAU 70/80, me deparei com um link que levou-me a uma dissertação de mestrado.
Pois bem, vi que se tratava de algo relacionado a Macau, e sendo prá Macau, de Macau e com Macau... eu tô dentro.
Abri o link, copiei e comecei a ler... não parei mais.
Me emocionei, vi detalhes da cidade de Macau que eu sabia, mas da forma em que está colocada, acadêmica, está maravilhoso.
Este menino, que podemos chamar de Joãozinho do Carmo Júnior, ou Joãzinho de Alípio Júnior, ou Joãzinho do cartório Júnior, como queiram, deu a mais importante contribuição documental na área da informação, da arquitetura e da história de Macau.
Vou logo avisando a ele que já copiei, vou mandar imprimir e encadernar a frencesa duas cópias, uma pro meu arquivo pesosal e outra pra escola em que eu trabalho. Recomendo o mesmo a todos os macauenses que querem ter essas informações sobre a visão espacial de Macau, ao longo da sua história, de forma técnica e emocionante.
Eu amo esse meu jeito de nunca perder a esperança em Macau.


(Gio): Calma aí, Tião. Eu coloquei no Blog porque está no site no PPGAU/UFRN, portanto é público. Mas, acho que a gente devia pensar em criar um movimento para publicar esse trabalho. Isso sim seria digno para a nossa história.
Júnior (como o chamo) foi meu aluno no Curso de Arquitetura da UFRN e sempre foi brilhante. Eu não esperava nada diferente dele. Tinha certeza de que escreveria um trabalho magnífico, como esse que ele fez.
Olha, esse menino (como vocês está chamando) tem idéias de gente grande para Macau. Uma parte já está desenhada, pois seu trabalho de conclusão do curso foi um edifício para um Museu do Sal em Macau. E a solução arquitetônica que ele adotou foi brilhante, aliando estética, praticidade e economia.
Em vez das autoridades estarem querendo construir essa "Avenida Circular" (ridícula), que destroi com o nosso patrimônio, deveriam estar apoiando e se inspirando nas idéias de macauenses como Junior, o que engrandeceria, valorizaria e deixaria nossa cidade preservada.
Copiem, mas guardem dinheiro pra comprar esse livro também. Poderia ser lançado no próximo Encontro em 2008, o que acham????
Espero sinceramente, que a próxima administração dê rumo à nossa cidade...
Abs, Gio

Sobre a inveja


Na nossa vida cotidiana, seja ela no trabalho ou nos estudos, sempre temos que enfrentar algum entrave por motivo de inveja. E mexendo nas minhas papeladas, encontrei uma cronica do Vicente Serejo, grande potiguar, que me deixou com uma vontade enorme de dividir com meus amigos macauenses. Não é direcionada a ninguém e sim somente para explicitar a inteligência contida nas palavras e para fazer uma homenagem neste blog a este cronista gigante potiguar.

Um Abração, Luiz Antonio de Bíbi.



A INVEJA

Por Vicente Serejo


A inveja mata. Pode acreditar. Começa com um gosto amargo na boca; depois deixa os olhos injetados, e, um dia, acaba invadindo as cavernas mais íntimas da própria alma. Quando chega lá, creia, não sai mais. Fica pregada. Se fosse só uma coceira braba, ainda talvez tivesse cura com um simples macerado da flora medicinal. Mas, é doença que tem peçonha e não larga. Porque a inveja, quanto mais velha mais inseparável. É como o lodo triste que cresce nas pedras do cais. Os invejosos não são narcisistas. Ao contrário. Se fossem, seriam identificados facilmente. Sobretudo, seriam inofensivos. A vaidade pode ser dissimulada e, quase sempre, é. Os invejosos não. São como ourives de jóias falsas: perfeitos. E por isso acabam escravos de si mesmos, afinal ninguém tem culpa. São vítimas de uma doença que não podem confessar. Vinho podre, tomado aos poucos, e assim não mata de vez. Vai destruindo lentamente e leva anos consumindo a vida. Os vaidosos são mais fáceis de compreensão. Muitas vezes são uns solitários nas cavernas da vida, com a alma pedindo glória ao mundo. O único pecado do vaidoso é ser personagem de si mesmo, quase sempre sem graça e sem força. Sem aquele sopro de vida que enobrece a arte da criação. Os invejosos, não. Destilam a triste incapacidade de amar e, mesmo quando simulam o amor, esgrimam a inveja. Dissimuladamente. E numa neurose refinada que nem Freud imaginou. A tragédia da inveja é tornar a vingança impossível porque quem inveja é algoz de si mesmo. Energia que não se volatiliza. Fica ali, como uma aura negra sobre a cabeça. Os invejosos são ratos raivosos roendo as próprias unhas, morcegos viciados na bile negra da morbidez. O invejoso tem dependência química da inveja, por isso a maldição de invejar não passa nunca. Mesmo quando realizam seus grandes sonhos, ainda assim invejam os pequenos sonhos dos outros. Não há vida mais terrível que a dos invejosos. São atormentados não pelo que desejam ser e não conseguem, mas pelo que os outros são ou não são. Deu pra entender? E não vivem de bem com a vida com o fel no lugar da adrenalina. São ciumentos de amizades e cobradores de afeições. Há em suas almas uma necessidade neurótica de ser contra. Sempre. Num desespero sem sossego. Porque tudo nos outros incomoda. Tudo, tudo. A glória de ser ou a miséria de não ser. Tanto faz. A maldição da inveja é sua capacidade de dominar pela semelhança e, sobretudo, de não se deixar notar. Só pelos outros. Aqueles, os invejados. E é estranha porque é uma forma pervertida de admirar. Não há nada capaz de fazer um invejoso feliz. Nada. Mas ele sabe que a inveja sempre escapa. Do silêncio dos olhos; do riso falso; dos gestos e das palavras. Mas, é bom ter cuidado com os invejosos. São bichos de hábitos noturnos porque a inveja é como a noite: não tem quem pegue.

No mundo da lua?


Gio, menina! Estás no mundo da lua???... O Luiz Antonio só tem um no momento que sou eu, o de Bíbi. Estou muito atarefado com o trabalho e uma mudança, logo mais começarei a te incomodar devero.

Saudações macauenses, Luiz Antonio.


(Gio): Menino! É mesmo.... O outro é José (Biduba). Hahahaha!!! É que estou mesmo no mundo da lua. Abs.

Procurando o Camarada


Pessoal!!!!!!!!!!!!!

Cadê o camarada Sávio... Sumiu???? Hauhauhauhauhau!!!!!!!!!!!

Será que pediu licença médica também??? kkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Assim não vale!! O nosso amigo Albimar também tomou um chá e foi ensinar nos interiores do RN. Olha só, o nosso Comandante lá do Iraque aparece na fita e se manda.

Tião Maia, Giovana, sobrou pra gente.... Assim meu, é de lascar! Já faz muito tempo que sai de Macau e já não tenho mais quase nada de acervo cultural da época, somente o final da história da reforma da casa do meu primo Arnilson e algumas fotos que mandei buscar em Natal.

Enfim, o meu primo Arnilson, depois de muito lutar pra terminar sua casa, com esses Pau-d'agua, não tinha jeito mesmo, até a grana estava ficando curta,(kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!) de tanto comprar "TUBAÇO DE PITÚ E TIRAGOSTO DE CAJÁ COM LARANJA" hahahaha!!!!!!!!!!

E de tanto se estressar. Nem mesmo uma solução que o Primo Arnilson conseguiu, deu jeito na sua reforma. Pense nos camaradas Des(Organizados!) KKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!

Pois bem, Assim disse o Primo: " ...VOU CONTRATAR UM PEDREIRO E UM AJUDANTE..." (Essa foi a pior decisão que o camarada tomou) hahahahahahahaha!!!!!!!!!!!!!!!!!! A resposta foi unânime "É BOM", senão não conseguiremos terminar esse pequeno conserto. "Hahahahahahah!!!!!!

Essas madeiras dão muito trabalho e são muito pesadas. Mas, quando o nosso Arnilson saiu pra comprar o material que estava faltando na Obra.... Eu, cheguei com um "TUBAÇO DE SERRA GRANDE" Quem lembra desse Líquido????

Ai meu, foi cana! Quando o nosso Arnilson chegou.... estava: "O PEDREIRO, O AJUDANTE E OS TRÊS MOSQUETEIOS JÁ BEM TRISCADO" KAKAKAKKAKAKAKAKAKAKAK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A resposta do camarada foi na bucha: ASSIM NÃO DÁ, ATÉ O SENHOR MESTRE???!!!!

(Não lembro os nomes do contratados pelo Primo Arnilson).

Não tinha outra solução, o Primo Arnilson tomou uma pra serenar o semblante e conseguir tocar a obra. Só que a produção do trabalho nada redeu. Ficando assim pra próxima semana.

Pra finalizar este EPISÓDIO, o camarada Arnilson teve que adiar o casamento. Kakakakakakakakaka!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Isso era os anos 70 e 80 em Macau.

Êita mé des(ORGANIZADO)!!!!!!!!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Abs, Kinkas.


(Gio): Sávio avisou que iria viajar e só voltaria ao Blog depois do dia 26. Não se preocupe. ele também será um dos últimos moicanos, assim como nós.
Quanto ao Comandante???? Acho que pode ter pisado numa mina ou numa granada... Sei não.
E tem os dois Luis Antônios, Luciene e Toinho que de vez em quando aparecem.
Vamos em frente que atrás vem gente.
Abs, Gio

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Recado para Sávio

Sávio,

Lendo suas lembranças, fiquei muito feliz por fazer parte dela juntamente com meus irmãos. Eu (Edinha), o famoso manoel de dedinho, Dédé e Dica.

Eu e Manoel moramos em Natal. Dédé faleceu em um acidente no RJ e Dica também falecida de morte natural. De vez em quando, a 1ª e a 2ª geração de Sr. Dedinho (fiscal do mercado), nos reunimos e ficamos conversando sobre as histórias de Macau. E um tema que sempre marca essas reuniões são as lembranças do "Gran Circo".

Abraço

Edna

Biduba agradecendo


É com muito prazer que eu agradeco ao amigo Tião Maia, por esse esclarecimento. Agora ficou tudo bem claro, muito obrigado pela as informação fico muito grato a você.

O Blog Macau 70-80 também é ciência


Vejam abaixo o LINK de uma dissertação de mestrado apresentada em 2006 ao Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pelo arquiteto (maravilhoso, por sinal) João Batista Carmo Júnior.

São 172 páginas sobre a história da nossa cidade. VALE A PENA LER!!!

O título é
GEOGRAFIA DA DOMINAÇÃO
Um estudo sobre a organização espacial da terra do sal (Macau-RN)

Ainda sobre Marleno

Sim senhores, Marleno é filho de Henrique Fon fon e irmão de Marlon. Moravam na Rua Pereira Carneiro em frente ao FURUM MUNICIPAL.
O saudoso estivador Henrique Fon fon tinha esse apelído por que sua voz era fanha... e era o meu padrinho.


Tião Maia

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Tou de volta!!!!

OBA!!! LUCIENE ESTÁ DE VOLTA TAMBÉM

Bonjour!
Oia eu de volta!
Estive fora do ar por motivo de mudanças- hahahahhaaha - não moro mais em Montreal e sim numa pequena cidade, distante uns 30 km de lá. Chama-se La Prairie.
Mas entre uma caixa e outra para arrumar e desarrumar, estava dando uma olhada de vez em quando nas grandes polêmicas do Circo de Savio...
El Comandante, vortei, e peloamordideus (como escreve Tiao?), oande é esse Iraque...É nos Oros, é?
Gente, esse circo tem dado o que falar...É tudo tão bem explicado que nem dar mais para fazer CPI...Eu estava aqui imaginando o que o Circo do Savio tinha em comum com o Cirque du Soleil, e ai encontrei a resposta: apesar de ter morado nas cidades aonde os Circos nasceram, eu nunca assistir uma matinê (hahahhahahahhahahahaa)...
Mas quero dizer a Savio que ele tem chances ainda de ficar super rico...Traga o Circo de volta...Guy Laliberté, o atual dono do Cirque du Soleil, que é canadense, do Quebec, começou fezendo um circo ambulante....Ainda tens tempo!...
Ah, outra coisa, o Guy é apaixonado pelo Brasil, e ja foi casado com uma brasileira, que por sinal é muito bonita e que mora em Montreal...
Bom, para finalizar, queria dizer a todos que agora é a época mais linda do ano: outono...Faz-me lembrar os nossos ipês...As árvores ficam todas coloridas - um espetaculo divino...É como uma pintura divina!
Gio, muito legal que voce continua publicando e dirigindo o Blog...Tou no MAG também...Brigaduuuuuuuuuuuuu.
Abraços a todos.
Luciene

Marleno


Corrigindo Luiz Antonio de Bibi e José Antonio Biduba, o nome correto desse cidadão é MARLENO, filho de Henrique Fon Fon que também era estivador. Estudei com Marcelo, seu filho, e também conheci Marlon, seu irmão, que é músico.
Biduba era muito amigo do meu irmão, Os dois estudavam no então Ginásio Nossa Senhora da Conceição que depois, em 1975, Pe Penha mudou o nome para C.E.I.M.H. - Centro de Educação Integrada Monsenhor Honório.

Esclarecimento do Biduba

Na última mensagem que eu enviei para meu amigo Marlene, realmente o nome do filho dele que é músico é Marlon, eu confundi o nome muito obrigado por me corrigi, e aproveitando o ensejo pois faz muito tempo que não vejo o Marcelo. E vou procurar por aqui em Natal se eu encontro com meu amigo Marlene. Fiquem todos com DEUS.

Esclarecimentos para o Biduba


Sobre o seu último arquivo: O sr. Marlene encontra-se atualmente morando em Natal. Sempre encontro o filho dele, Marcelo, que é gerente da CEF. O irmão do Marlene, que é artista, é o Marlon. O Marcondes eu nunca mais ví. Quando encontrar o Marcelo novamente, falarei para ele mostrar a sua mensagem no blog.

Abraço, Luiz Antonio.
(Gio): Espero que tenha colocado a foto certa. Por favor me avisem, pois posso estar confundindo as pessoas.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

E mais coisa de Kinkas

Agora ele enviou fotos do Rei
Quem quiser acesse: http://letras.terra.com.br/roberto-carlos/fotos/foto_233.html

Outro clip de Kinkas

Uma página musical

Pra o meu amigos.... EL COMANDANTE, GIOVANA E TIÃO MAIA.Podem matar a saudade!!!!!!!!!!!!!!
Abs, Kinkas

A Casa de Arnilson Motenegro



Olha ai Pessoal do blog!!!!

O 1º ÉPISODIO DA REFORMA DA CASA.

O meu primo Arnilson "Irmão de Laurênio das Alagoas" antes de se Casar com Dulcinha, fez um pequeno concerto na casa onde moravam meu tios, na Rua D. Pedro II.

A reforma dessa casa tem uma história que só terminava em muito mé. kkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nos finais de semanas o nosso Arnilson (que trabalhava a semana inteira), Chico Antônio, Osvaldo e, lógico, Eu (kinkas, que tinha que estar participando). Destelhamos a casa para trocar a cumeeira, quer dizer: a peça principal da cobertura da casa, e compramos um tubo de Pitú. Acompanhado do nosso famoso tiragosto "CAJÁ" E "LARANJA"

E todos fomos tomando uma pra fazer a médição da peça, para que ficasse no tamanho certo da casa. Tomando outra pra limpar a peça. Tomando outra pra aplainar a peça. E quando cuidamos: Já estavamos bem triscado.

E o tempo? Começou a cair um toró. CHUVA que só lá em nós mesmo pra saber como foi.

Ai foi que a cana foi mesmo braba. Quando Chico Antônio falou: "SÓ OUTRO TUBAÇO DE PITÚ PRA FAZERMOS UMA LIMPEzA NA CASA". Eu que tomava pouco, até com o cheiro da tampa já estava triscado, fui pra casa com a Rua São José estreita. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quando me deparei foi com o meu Pai.

"E AGORA???" Essa foi de lascar!!!!!!!!! Mas como todo bebado tem um "SANTO FORTE" e o meu nesse dia foi forte até demais. Meu Pai mudou de calçada. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

"ESCAPEI!!!!!!!!!!"


AGUARDEM O PROXÍMO ÉPISODIO DESSA HISTÓRIA!!!!!!!!!

Baú de Biduba (José Antonio)


Abrindo mais uma vez o meu baú para homenagear a um amigo do meu pai (João Conceição Neto) Ex-estivador, a um grande amigo dele é esse da foto o Sr. Marlene também ex-estivador, da qual faz muitos anos que agente não se ver. Gostaria muito que alguma pessoa que abrir este site, e se encontrar com ele por favor passar essa mensagem a ele, não sei se ele ainda mora em Macau, ele tem um irmão chamado Marcone que é músico já tocou em várias bandas musicais do Rio Grande do Norte. Aqui fica o meu voto fraterno a essa gente tão amiga e importante nas nossas vidas. Que JESUS os protejam. E fique com DEUS.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

REVIRAVOLTA NO CASO DO CIRCO SOLINO


Escoltado por um forte esquema policial, chegou nesta manhã à sede do local onde estão sendo realizadas as tomadas de depoimentos e investigação, o ex-trapezista CARLOS ALEXANDRE TRINDADE, 44, o Xandinho, e prestou depoimento durante dezessete horas aos membros da comissão especial de investigação sobre o caso do pijama de Bolinha x Cachorrinho.
A imprensa não teve acesso ao local dos depoimentos, mas depois o presidente da comissão concedeu uma entrevista coletiva a um batalhão de repórteres que esperavam ansiosamente pelas noticias.
Em nota, a comissão comunicou que o depoente respondeu todas as perguntas e esclareceu com fatos novos e contundentes.
1º - Que o pijama a que se referem os autos do processo, não era de cachorrinho com se tinha falado até agora e sim de bolinha. Estando certo um comentarista do blog em nota anterior.
2º - O dono e proprietário do tal pijama era o senhor Chico Pinto e não o senhor Sávio Solino, como este vinha alardeando abundantemente.
3º - Quanto às questões econômicas e trabalhistas o depoente não quis se pronunciar, pois, segundo ele, dada a íntima relação dos seus familiares com os familiares do ex-proprietário do circo, o Empresário Sávio Solino, era melhor calar sobre esse assunto.
4º - Que também, ele foi sondado pelo circo de Dona Odete para participar dos trapézios, mas foi impedido por seus pais devido ao trágico e desmoralizante acidente ocorrido no Circo Solino, pois o mesmo caiu de cabeça, dentro do esgoto.
5º - Mas mesmo assim, o seu irmão Luiz da Moto, que era artista do rola-rola, foi contratado a preço de ouro pelo Circo de Dona Odete.
Depois da entrevista o presidente da comissão declarou que este caso esta encerrado, pelo menos a polemica sobre as estampas do tal pijama, bolinha x cachorrinho, prevaleceu a informação que o pijama era de bolinha.
Nada tendo mais a declarar deu por encerrado a entrevista o caso.

P.S.: Foi Xandinho quem me deu e eu enfeitei. Depois eu vou tirar um foto dele (Xandinho) e envio com outro texto. Totiá me disse que tem muita coisa pra me falar sobre o circo.