quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

É DE FAZER CHORAR!!!...


VAI PIPOCAR O FREVO... FORA DO CALENDÁRIO DO CARNAVAL DE MACAU!!!?

Quando as pessoas falam que Macau é a cidade do já teve, muita gente pensa que é brincadeira ou simplesmente um mero clichê...
O tempo passa e é implacável... até o ano 2000 que era um tempo distante da gente, chegamos nele e já estamos no nono ano deste novo milênio... Trazendo essa conversa para o carnaval de Macau, quando todo mundo diz que tem o melhor carnaval do estado, não é nenhuma brincadeira nem mero clichê, o é de verdade, até pórque, é barato se brincar lá, até para os"forasteiros" que alguns insistem em chamar de turista, que seja!!!
Mas o carnaval diurno que era uma festa apenas de alegria, virou uma festa da "sujeira" e lembro que participei do primeiro carnaval do mela-mela (quando era prefeito de Macau, Kidinho, aliás, foi no primeiro ano de sua gestão que começou essa brincadeira, o ano era 1977), até certo ponto, entre poucos amigos e que tomou uma dimensão ao longo dos anos que hoje, além de ser brincadeira para muitos, tornou-se uma coisa insuportável, para alguns, inclusive para mim, que não gosto de ser melada nem jamais melei ninguém, nem amigo nem aleatoriamente; como se fosse melar fosse uma obrigação. Se se está atrás do trio elétrico tem que ser melado; não só de mel, mas de uma variedade de coisas que alguns metidos a engraçados teimam em colocar dentro da festa!!!
Paralelo a isto, o tempo passou e alguns deixaram de correr atrás do trio elétrico. Eu, por exemplo, por falta de condição física e, sobretudo, pelo que aleguei acima... No início desta década, alguém com muita criatividade (ainda no governode Zé Antônio, leia-se segunda gestão), incorporou ao carnaval de Macau, uma opção, mais do que ACEITA, para quem não tinha o que fazer à noite no período momesco, por não poder participar ou não gostar do carnaval oferecido pelo poder público... Absorvido pela velha guarda, pela jovem guarda, pela juventude e até por alguns boys (como são chamados os que já estão caminhando para o pós-adolescência), o "VAI PIPOCAR O FREVO” deu certo... tão certo, que criou uma certa inveja em alguns que não tiveram a idéia antes ou queriam (E QUEREM) usar a praça, a nossa praça, que como diz uma música baiana que ... a Praça é do Povo como o Céu é do Avião... a nossa querida PRAÇA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, para fazer oque bem entender...
Chegamos em 2009 e o Vai Pipocar o Frevo não vai mais estar dando a opção, em muitos casos, a única opção de brincar um carnaval diferente, um pouco parecido com o carnaval que tinha no Lions Club até perto do final dos anos 80... A semelhança: o carnaval da família, da terceira idade, da juventude, também do pessoal que não aceita carnaval onde as músicas banalizam a mulher, incitam a violência, que fala nada com nada; o carnaval de quem, como eu, quer voltar no tempo, com músicas de boa qualidade. O frevo que é nosso também, as marchinhas, enfim, o carnaval dos que vêem a cultura predominando, com uma proposta maravilhosa que, AGORA, 2009, querem que faça parte do passado...
Passei o final de semana em Macau e soube que o vai pipocar o frevo vai ficar fora; quando soube, fiquei tão revoltada que, se encontrasse quem teve essa idéia, MUITO INFELIZ E REVOLVANTE, diria poucas e boas. Não como dona absoluta da verdade, mas por ser uma das folionas que se preparam psicológica e fisicamente, para estar à noite na praça, se encontrar com os amigos, dançar e cantar junto as músicas que fazem parte das boas lembranças carnavalescas, da infância, da juventude; pois o dia, ficaria em casa, repousando, reabastecendo as energias; pois não pensa na COLETIVIDADE QUE QUER TER OPORTUNIDADE DE TAMBÉM BRINCAR.
Soube extra-oficialmente que o argumento é que os custos são altos para ser bancados pelo poder público; se é verdade, por que não dividir o que se gasta com o carnaval dito do "povão" ou simplesmente de quem gosta do outro tipo de carnvaval, e que quer participar do carnaval ALTERNATIVO?
Será que não estão mascarando uma outra verdade, para satisfazer os que não têm idéia ou nenhum compromisso com quem quer um carnaval decente e a desculpa é: NÃO TER VERBA!!!
Agora, pergunto ao povo macauense que, gosta do carnaval vai pipocar o frevo: vamos cruzar os braços? Vamos ficar sem brincar? vamos ficar durante o carnaval durante o dia, vendo o trio passar lá ao longe? E à noite, vamos nos contentar em ficar na frente da televisão vendo o carnaval virtual, enquanto poderíamos estar sendo protagonistas da nossa própria festa?
Cadê a opinião de quem promove a cultura dentro de Macau?
Aliás, ainda existe referência em Macau, sei disto!!!
Vamos se pronunciar, contestar, até exigir, indiretamente, haja vista que quem paga os tributos municipais ou qualquer outro, pode reivindicar um pouco de investimento naquilo que satisfaz a alma, o coração, os ouvidos, os olhos?
Cadê os formadores de opinião dessa cidade que poderiam ter uma atitude diante de um descalabro desses?
Falem!!!
Sei que todos não são “Marias vãos com as outras”.
Estou usando o blog que é a nossa tribuna para falar as coisas de Macau, sem conotação política como sempre foi a proposta, esperando que as pessoas se unam, sobretudo, os que estão em Macau para pedir ao poder público municipal que reveja essa atitude e instale na PRAÇA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, o carnaval da cultura, das famílias, colocando o PALANQUE e DANDO A EXTRUTURA NECESSÁRIA para que o IDEALIZADOR do vai pipocar o frevo suba com a banda Mestre Avelino para a alegria de muitos e muitos macauenses que estão lá e os que estão longe, mas que vão para Macau na festa momesca para estar na praça com o que há de melhor do carnaval. Se não podemos retroceder no tempo, pois é impossível, bem como ter o mesmo cenário dos carnavais de outrora, que possamos pelo menos ter o mesmo carnaval do início desta década que tenta resgatar os ANTIGOS CARNAVAIS.
O pessoal que sempre escreveu no blog de norte a sul do país, os que estão fora do país, escrevam!!!
Quem quiser se juntar a mim, escrevam no blog, mande e-mail para mim: chaguinha@trt21.jus.br ou chaguinha_sousa@ig.com.br.
É só!!!
Chaguinha de Preta, a de sempre!!!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

70 ANOS DE NILTON OLIVEIRA


ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DE NILTON HELIODORO DE OLIVEIRA, SETENTA ANOS - 27/01/1939.
Falei há pouco tempo com o pai do ano "Marcos" que lembrou que hoje, Nilton Heliodoro de Oliveira, faria SETENTA ANOS de nascimento...

Se vivo fosse, no meu ponto de vista, ainda seria um gato, pois ter setenta anos, com o avanço da tecnologia, com a expectativa de vida de se viver até CEM ANOS, enfim, ainda seria NILTON, um "PÃO".

Lembro-me da beleza dele, ímpar; lembro até dos "Brotos" da época que faziam tudo para conquistá-lo, até chegaram a ter uns flertes, umas; outras, um namoro; mas o que mais me lembra NILTON OLIVEIRA, era sua oratória. Lembro-me que, aos onze anos, assisti e ouvi, obviamente, um discurso dele, na rua Treze de Maio, um final de tarde, naqueles comícios relâmpagos (de saudosa memória da política da época) quando era candidato a governador, Monsenhor Walfredo Gurgel; tinha um vocabulário vasto, rico; eu confesso, poucas palavras assimilava, na época.

Era um boêmio, na boa expressão da palavra (freqüentava os bares da cidade, Bar boa sorte, Bar de Chico Seixas, Bar Rochedo, Bar de Abiatá; brincava carnaval nos clubes locais, inclusive o terpsicore (não sei se seescreve assim, AARU); um gato(PÃO FOFO, como se dizia na época); era elegante e lembro que Celso e João, têm um pouco do andar dele; já o grande causídico Marcos Vinicio de Oliveira, herdou a sapiência e o despertar para a ADVOCACIA.

Lembro-me que tinha um escritório e Marcos deve ter sido o herdeiro natural dele, isto é, dos livros jurídicos. Bem como, herdou a solteirice com seu MODUS VIVENDI (isto é, até hoje, janeiro/2009; amanhã será um outro dia e ele pode mudar de idéia).

Pois bem, lembrar de NILTON OLIVEIRA, hoje, é uma boa recordação e saber que Macau, já teve um cidadão como ele. Que se foi cedo, mas que viveu a vida intensamente!!!

Parabéns, tio NILTON!!!, dizem os sobrinhos; Parabéns lindo NILTON, dizem as fãs!!!; Parabéns NILTON, dizem os demais familiares e amigos.

Agradeço a oportunidade de escrever falando de um cidadão de Macau!!!

Obrigada!!!

Chaguinha de Preta.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

A MARCA DO CORDÃO 2009

Segue a marca Cordão da Fantasia, a qual vai ilustrar camisetas de divulgação e lembrança, folders, cartazes e também o estandarte do Cordão.
Será que a "soma vai dar mais de 300"?
Acho que sim, vai dar pé.
Um abraço.
Renan

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

SOBRE O CORDÃO DA FANTASIA...


Estou muito contente por ter espiado o blog hoje e ter encontrado a bela notícia de que o cordão vai continuar...

Estou sentindo firmeza e quero participar, se Deus quiser!!!

Vamos torcer para que este ano o cordão esteja bem grande e com muita gente bonita de todas as idades e tribos; com fantasias variadas (não vamos economizar nos modelitos, cada um com o que combina com a sua personalidade e bolso) para comemorarmos mais um carnaval em Macau... o melhor do nosso estado.

A maior alegria de participar do cordão é a opção de quem não quer ir no trio elétrico por motivos vários, entre eles a idade que já pesa e não dá para percorrer a cidade toda, bem como não gostar de ser melada (nada contra quem gosta); uma opção durante o dia, haja vista já termos a opção do "Vai pipocar o frevo" à noite, na Praça da Conceição, com o nosso querido Leão Neto e banda Mestre Avelino...

Vamos convocar os blogueiros e vamos enviando mensagens para os e-mails dos quais dispomos.

Espero que você, organizadora e alimentadora do blog, dê o ar de sua graça por lá.

Bom início de semana!!!

Até breve!!!

Chaguinha


(Gio): Tá dificil, minha fia!!! Tô mais pra ficar na casa de praia de Tio Zé ou algum hotel fazenda nas proximidades.... Ou mesmo em casa, pois Natal está tendo um carnaval bem bonzinho e meu apto é muito agradável pra ficar... Ainda não se trata de idade, mas de indisposição festiva.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O CORDÃO VAI SAIRRRR..........!!!!!!!!


No carnaval macauense de 2009, o Cordão da Fantasia sairá às ruas consolidado como amplo espaço de intervenção de autênticos foliões. Mesmo o ano de 2008 tendo sido um ano de eleições, o que de certa forma prejudicou a aglutinação momesca, não arredamos o pé do ideal e foram realizadas discussões com o intuito de garantirmos solo fértil de criatividade, irreverência e modernidade para a segunda-feira do carnaval. Eu, Leão Neto, Tião Maia e outros discutimos e resolvemos manter o Cordão como uma oportunidade de estender o Vai Pipocar o Frevo às ruas da cidade. Reconhecemos a importância do blog Macau 80 na divulgação do Cordão em 2008, e, desde já, deixamos claro que será fundamental que esse veículo comunicativo ajude a renovar o ânimo e a estima do folião macauense em torno do carnaval. Concedido o espaço, pedimos que os foliões tenham claro a importância de um no sucesso do projeto e postem ao Macau 80, fermentando o debate com idéias, críticas e sugestões. Vislumbramos que O Cordão da Fantasia 2009 será mais bonito e participativo. Estamos trabalhando para garantirmos beleza, rítmo, cor, inovação, brilho, alegria, musicalidade, alegoria e felicidade ao folião macauense.Breve teremos novos informes.
Abraços e felicitações,
Renan

(Gio): Assim que puder postarei a foto de Renan, onde estou não está disponível.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

MAIS UMA ANIMADA!!!!


Pessoal!!!
Vamos animar a segunda-feira de carnaval!!!
Vamos fazer nossas fantasias!!!
Beijos
Chaguinha.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

LÁ VEM O CORDÃO DE NOVO


Oi, Giovana,
Quero parabenizar por essa iniciativa de fazer um carnaval diferente, resgatando as antigas tradições. Concordo com voce em relação as camisetas, ao mel, ao som...
Acho fantastica a idéia de usar fantasias, cada um criando a sua.
Contem com a gente no que podermos ajudar!
Um abraço
Terezinha Menezes
(Gio): Oi, Terezinha.
Dessa vez, não estou participando da idéia porque desisti do carnaval de Macau, justamente por causa do excesso de mel e da falta de opção, a não o mel e os blocões com abadá. Nada contra, mas não é o carnaval que gosto de participar. A praça à noite está fora do meu atual fuso horário. Não aguento e nem quero mais varar a madrugada pulando e bebendo ...
Acho, no entanto, a idéia de Renan para o Cordão da Fantasia excelente! Fico imaginando quando chegar o dia em que o carnaval volte a ter as turmas, que consigamos resgatar aquele carnaval nas ruas do centro, com assaltos, fantasias e bandas e músicos. Lembro do Bloco da Escada... dos papagús de vocês quatro (Zé e você, Haroldo e Fafá).
Tomara que alguém ainda leia o blog e informe a Renan que tem gente torcendo pelo Cordão... Até Kinkas andou me escrevendo pedindo informações. Acho que ele está pensando em vir da Bahia passar a segunda-feira em Macau...
Dos que vão retornar à terrinha, sei do nosso grande compositor Birinha... Depois de cinco anos, ele já está esquentando o gogó pra se juntar a João Vicente e Elsinho. Quem sabe o momento não requeira a volta da Cobra.... Hahaha!!!
Bjs.