terça-feira, 27 de janeiro de 2009

70 ANOS DE NILTON OLIVEIRA


ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DE NILTON HELIODORO DE OLIVEIRA, SETENTA ANOS - 27/01/1939.
Falei há pouco tempo com o pai do ano "Marcos" que lembrou que hoje, Nilton Heliodoro de Oliveira, faria SETENTA ANOS de nascimento...

Se vivo fosse, no meu ponto de vista, ainda seria um gato, pois ter setenta anos, com o avanço da tecnologia, com a expectativa de vida de se viver até CEM ANOS, enfim, ainda seria NILTON, um "PÃO".

Lembro-me da beleza dele, ímpar; lembro até dos "Brotos" da época que faziam tudo para conquistá-lo, até chegaram a ter uns flertes, umas; outras, um namoro; mas o que mais me lembra NILTON OLIVEIRA, era sua oratória. Lembro-me que, aos onze anos, assisti e ouvi, obviamente, um discurso dele, na rua Treze de Maio, um final de tarde, naqueles comícios relâmpagos (de saudosa memória da política da época) quando era candidato a governador, Monsenhor Walfredo Gurgel; tinha um vocabulário vasto, rico; eu confesso, poucas palavras assimilava, na época.

Era um boêmio, na boa expressão da palavra (freqüentava os bares da cidade, Bar boa sorte, Bar de Chico Seixas, Bar Rochedo, Bar de Abiatá; brincava carnaval nos clubes locais, inclusive o terpsicore (não sei se seescreve assim, AARU); um gato(PÃO FOFO, como se dizia na época); era elegante e lembro que Celso e João, têm um pouco do andar dele; já o grande causídico Marcos Vinicio de Oliveira, herdou a sapiência e o despertar para a ADVOCACIA.

Lembro-me que tinha um escritório e Marcos deve ter sido o herdeiro natural dele, isto é, dos livros jurídicos. Bem como, herdou a solteirice com seu MODUS VIVENDI (isto é, até hoje, janeiro/2009; amanhã será um outro dia e ele pode mudar de idéia).

Pois bem, lembrar de NILTON OLIVEIRA, hoje, é uma boa recordação e saber que Macau, já teve um cidadão como ele. Que se foi cedo, mas que viveu a vida intensamente!!!

Parabéns, tio NILTON!!!, dizem os sobrinhos; Parabéns lindo NILTON, dizem as fãs!!!; Parabéns NILTON, dizem os demais familiares e amigos.

Agradeço a oportunidade de escrever falando de um cidadão de Macau!!!

Obrigada!!!

Chaguinha de Preta.