CARTA ABERTA
AOS FOLIÕES DO VAI PIPOCAR O FREVO
Caros foliões do projeto artístico-cultural VAI PIPOCAR O FREVO, sei que são muitos os questionamentos sobre a realização do nosso projeto no Carnaval de 2009. Infelizmente, somente nesta semana, tivemos a decisão final por parte do nosso patrocinador. Que para nossa tristeza, nos informou da impossibilidade de alocar recursos para patrocínio do VAI PIPOCAR O FREVO, justificando a redução do orçamento do município no mês de janeiro e que o nosso projeto, está com o custo elevado. Da mesma forma, nos apresentou a proposta para que tocássemos no Corredor da Folia, onde já consta de toda a infra-estrutura necessária.
Mostramos ao nosso patrocinador, a inviabilidade desta proposição, uma vez que, segue na contramão da proposta artístico-cultural que o projeto VAI PIPOCAR O FREVO apresenta, no sentido do desenvolvimento e divulgação do Carnaval Tradição da nossa cidade.
Diante desta situação, gostaria de comunicar aos foliões que brincam o carnaval na Praça da Conceição, juntamente com o Projeto VAI PIPOCAR O FREVO e a Banda Mestre Avelino, que durante o Carnaval de 2009 da cidade de Macau, o nosso projeto não acontecerá. Informamos também, que buscamos o apoio de outros patrocinadores, porém, sem alcançarmos êxito.
Nesse momento, gostaríamos de lhes apresentar algumas considerações a respeito do nosso procedimento na preparação da proposta financeira apresentada aos nossos potenciais patrocinadores, a saber:
1. Todo ano, por volta de novembro-dezembro, elaboramos uma planilha de custos para realização do Projeto VAI PIPOCAR O FREVO e apresentamos aos nossos potenciais patrocinadores. Nos últimos 4 anos, o nosso projeto tem o patrocínio total da Prefeitura de Macau.
2. O VAI PIPOCAR O FREVO é um projeto artístico-cultural, sem fins lucrativos, cujos recursos são aplicados totalmente para seu custeio. Segue anexado, a planilha de custos do Projeto VAI PIPOCAR O FREVO, para o Carnaval de 2009.
3. O Projeto, vem ao longo dos anos, trabalhando com profissionais e empresas de alto nível técnico, como a empresa Castelo Casado Iluminação e a empresa de sonorização Banda Cabaço Molhado, ambas de propriedade de macauenses.
4. Destinou recursos para profissionalização de todos os músicos da Banda Mestre Avelino, junto a Ordem dos Músicos do Brasil-OMB, e paga sistematicamente as suas anuidades e contribuições sindicais.
5. Sempre propusemos, a cada ano, recursos para inclusão de outros artistas locais, shows de artistas potiguares em evidencia no cenário estadual, confecção de bonecos gigantes que representem os ícones do nosso carnaval, aumento da quantidade de instrumentos de sopro da Banda Mestre Avelino, dentre tantas outras, com a finalidade de melhorar e ampliar sistematicamente o nosso projeto.
6. Incentivo a (re) formação de platéia, criando o Concurso de Blocos e de Fantasias, bem como, criação do título Cidadão do Carnaval Macauense, para homenagear pessoas de contribuíram e contribuem com a divulgação do Carnaval Tradição de Macau, a saber: Dona Colo (2005), Zezinho do Bandolim (2006), Lila (2007) e Inácio dos índios (2008)
7. O Projeto, produziu 3 DVDs de divulgação, referente aos anos de 2006, 2007 e 2008.
Assim, gostaríamos de agradecer o apoio, a consideração e o carinho a nós dedicado, durante os 7 anos de realização do Projeto Artístico-Cultural VAI PIPOCAR O FREVO. Esperamos que esta pausa do Projeto, seja rápida, e, tenham a certeza que trabalharemos para o nosso retorno à Praça da Conceição.
Coordenação do Projeto
(Para ler a planilha, clique sobre a imagem para ampliar)