sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Descanso... Até segunda...


Todo mundo nesse Blog desaparece e quando volta dá uma explicação esfarrapada... E eu não posso sumir sem avisar!!!

Agora deu!!! Ainda mais isso na minha vida!!!

Enfim, devido ao Carnatal e ao meu esgotamento mental e físico, vou aproveitar esse "maldito" Carnatal e vou desaparecer.

Agradeço a compreensão de todos e um aviso: Priziacas!!! Por favor, cada um tem direito a uma mensagem nesse fim de semana, senão na segunda estarei lascada com tanta coisa pra postar.
Tchauzinho e até segunda-feira.
Giovana.

Continuem imaginando


Eu fico delirando e imaginando como seria se esses mesmos municípios decidissem dar um jeito completo no sistema de saúde da região... COMO PODERIA SER?

Lembro que estou falando de Macau, Guamaré, Alto do Rodrigues, Porto do Mangue, Pendências e Assú.

Primeiro, Macau sediaria a unidade maior: um Hospital Regional com 200 leitos + UTI, que tivesse tudo o que fosse necessário (deixando pra o Walfredo Gurgel apenas os casos de Alta Complexidade), enquanto os demais municípios sediariam uma Unidade de Atendimento Imediato de Urgência de Baixa e Média Complexidade, com capacidade para 20 leitos. Isso seria um Posto de Saúde equipado e com estrutura mais adequada, que pudesse resolver os casos mais elementares.

Estou dizendo isso porque Macau poderia negociar com esses municípios e antecipar para eles o que iriam ganhar.

Uma Unidade intermediária como essa em cada município teria quase tudo, só não teria os exames de média complexidade. Com uma proposta planejada, os municípios resolveriam em suas sedes grande parte dos problemas e os mais difíceis, que precisassem de maiores recursos, seriam tranferidos para Macau. Acho que isso garantiria, talvez, que 98% dos pacientes dessa região não precisassem mais de serem transferidos para o Walfredo Gurgel, em Natal.

As Prefeituras teriam que planejar a construção das unidades distritais, onde as pessoas pudessem ter o acompanhamento. Como não sou da área da saúde, fico aqui imaginando que o PSF já está dando esse acompanhamento que estou imaginando e o que estou propondo é bobagem. Mas, enfim, sei que o PSF funciona em unidades improvisadas e poderia estar tendo mais apoio dos municípios.
Penso, enfim, que a SAÚDE da região precisa de um simples planejamento e de decisão política.
O GOVERNO FEDERAL ENVIA DINHEIRO PRA ISSO, QUE SE FOSSE JUNTADO AOS ROTALTIES, SERIA DINHEIRO SUFICIENTE DISPONÍVEL PARA APLICAR NA SAÚDE.

Do ponto de vista de um projeto de Arquitetura, que é a minha área, uma Unidade de Atendimento Imediato de Urgência de Baixa e Média Complexidade teria que ter as seguintes seções:
-Recepção de pacientes
-Sala de espera
-Área para registro de pacientes
-Salas de exames e consultórios
-Salas de observação
-Posto de enfermagem e serviços
-Sala de utilidades (expurgo)
-Sala de dispensação de medicamentos
-Sala de Raio X
-Sala de gesso e redução de fraturas
-Sala administrativa
-Quarto de plantão
-Área de serviços
-Estacionamento


Com isso, a região iria precisar de um Incinerador de Lixo Hospitalar com capacidade projetada para o lixo que seria produzido e calculado pela quantidade Kg/dia.

Imaginem um sistema integrado ligado pela rede de computadores mundial (internet), onde os pacientes de todos esses municípios tivessem uma ficha de acompanhamento individual.

Eu tive o privilégio de morar um ano em outro país e meu filho estudou em escola pública. Em um determinado dia, eu fui surpreendida por uma Assistente Social do Hospital Público da região próxima onde eu morava, que veio me avisar que estava se aproximando o dia em que eu deveria levar meu filho para tomar vacina. Nesse contato, ela marcou o dia e horário que eu deveria levá-lo ao hospital. No dia marcado, quando cheguei lá, o nome de Rafael (meu filho) foi chamado por uma atendente na hora marcada e resolvemos sua vacina sem esperar e sem atropelos.

E isso eles fazem porque tem organização, porque o espaço é dividido entre pessoas responsáveis, porque o sistema tem um dispositivo que avisa aos que são responsáveis por isso. Simples demais... E a gente pode ter isso. Por que não?

COM O DINHEIRO QUE MACAU TEM, PODE FAZER E TER MUITO MAIS.
PODE CONSTRUIR COM QUALIDADE E BELEZA.

CHEGA DE IMPROVISOS E GASTOS DESNECESSÁRIOS.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Patrimônios ecológicos e históricos


As praias que rodeiam Macau apresentam belezas únicas e paradisíacas. Tipicamente de pescadores, as comunidades de Barreiras e Diogo Lopes, localizadas a 30 km de Macau, oferecem toda a beleza da Reserva Ambiental Ponta do Tubarão, onde dunas móveis, falésias, rio, restinga e mangues formam um grande estuário, preservando o lugar contra o turismo predatório.

A 3 km da cidade, a praia de Camapum abriga águas calmas e mornas, atraindo macauenses e turistas. Entre a ilha de Alagamar e a sede municipal, Camapum desponta desde a década de 1990 como a praia mais movimentada do litoral de Macau, tendo como atrativo a vaquejada de praia – única no Brasil – que se realiza anualmente no mês de julho.

Durante o carnaval, a cidade de Macau e suas praias concentram grande quantidade de pessoas, com destaque para o tradicional mela-mela. A cidade se transforma num grande palco com trios elétricos, troças e blocos carnavalescos trazendo alegria e descontração para o povo macauense e visitantes.

O patrimônio histórico concentra o Museu Marinho “Seu Manuíque”, o Museu Marinho, o Museu Carnavalesco “Colo de Santana”, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição com mais de 142 anos, padroeira de Macau, o obelisco comemorativo do I Centenário da Independência do Brasil e os parques salineiros – salinas artesanais. O município disponibiliza à população e visitantes 25 restaurantes e 13 hospedarias.

Terra de poetas como Gilberto Avelino e cronistas como Vicente Serejo, Macau guarda belezas, história e encantamento nas suas terras salgadas, onde o sol aquece a vida de pescadores e foliões.

Atenciosamente,
José Antonio

Macau e a sua história de amor


"Macau, tradição de Sal, Sol e Carnaval no Porto de Ama“

A ilha de Macau já possuía esse nome velho em maio de 1797, mas seria povoada apenas na década de 1820-1830. Anteriormente seria deserta, por não ter água. Desde a barra do Rio Mossoró, ilhas do Rio Açu, Guamaré, pelo interior às Pendência, estendia-se vida pastoril, fazendas, criação bovina e eqüina, roçarias de mandioca. Pelo litoral, pescarias, exportação de peixe seco, carne-de-sol, couros, sal, muito sal, trabalho de homens livres e negros escravos. Já não mais viviam os indígenas quando a terra se povoou com aldeias, movimentadas e fartas”. (Câmara Cascudo, in Nomes da Terra. 2ª edição, 2002. Editora Sebo Vermelho. Natal, RN.)A povoação do lugar teve início na Ilha de Manoel Gonçalves, através de portugueses interessados na exploração e no comércio do sal, abundante na região. No ano de 1825, aproximadamente, as águas do Oceano Atlântico, começaram a invadir a pequena ilha, dificultando a permanência dos moradores na área.

Em 1829, tornando-se impossível a permanência dos habitantes na ilha, em função do avanço das águas, decidiram então transferir-se para um outro lugar, escolhendo a ilha localizada na foz do rio Assu-Piranhas, denominada de Macau, nome originado da corruptela da palavra chinesa “Amangao”, que significa “abrigo ou porto de Ama”, deusa dos navegantes.

Macau, com o passar do tempo e com o desaparecimento por completo da Ilha de Manoel Gonçalves, foi crescendo e se desenvolvendo, consolidando-se como um forte povoado às margens do oceano Atlântico.

O povoado de Macau foi fundado pelo capitão português Martins Ferreira e seus quatro genros José Joaquim Fernandes, Manoel José Fernandes, Manoel Antônio Fernandes, Antônio Joaquim de Souza e ainda João Garcia Valadão e o brasileiro João da Horta.

Crescendo sempre, impulsionado pela grade produção de sal, Macau foi desmembrado de Angicos e tornou-se município através da Lei nº 158, de 02 de outubro de 1847. A comarca foi criada pela Resolução nº 644, de 14 de dezembro de 1871, sendo que a Lei nº 761, de 09 de setembro de 1875 elevou à categoria de Cidade e sede do município.

Localizado no litoral norte do Estado, na Região Salineira do Vale do Assu, o município de Macau está a 190 km de distância da Capital, banhada pelo rio Assu, a cidade é cercada por ilhas, praias, mangues e gamboas que encantam nativos e visitantes.

Durante muito tempo, Macau viveu a febre do desenvolvimento da produção salineira e depois teve que enfrentar o declínio de desemprego devido à mecanização da indústria do sal. Nos últimos anos, a economia do município tem se tornado eclética, onde se destacam: a extração de petróleo e gás natural; produção de sal, a maior do país; a pesca; coleta de crustáceos e mariscos; a carcinicultura; atividades turísticas; e é rica na matéria prima de barrilha.

O município de tantas riquezas naturais, e forte potencial econômico é parte do chamado “Pólo Gás Sal” – área de grandes perspectivas de desenvolvimento e produção, localizada entre a região salineira e o Vale do Assu – e tem a esperança de ver funcionar a grande fábrica de Barrilhas, erguida na entrada da cidade.Percorrendo os caminhos do turismo cultural, o visitante pode relembrar a história da terra macauense através de monumentos históricos como a Coluna da Liberdade, erguida em homenagem ao Centenário da Independência e localizada na Praça da Conceição; e o Cruzeiro da Ilha de Manoel Gonçalves, com quatro metros de comprimentos por dois de largura, construído de madeira rústica, localizado em frente à Igreja Matriz.

Com uma natureza generosa, Macau conta com praias de extraordinárias belezas naturais – Barreiras, Salinas, Camapum, Soledade, Tubarão e Diogo Lopes; com suas antigas e modernas salinas; velhos casarões, o Moinho de Ventos; Museu Marinho. Na área de eco-turismo, a cidade tem a oferecer ainda: passeios de barco, mergulho, manguezais, caminhadas ecológicas e passeio nas dunas. As manifestações folclóricas em destaques são o Fandango, a Chegança, o Coco de Roda, a Lapinha e o Boi de Rei.

O povo macauense é por vocação alegre e festivo. Todo ano, um grande carnaval anima a cidade com trios elétricos e blocos percorrendo as ruas estreitas e muita animação nas praias. Outras atividades festivas no município são: a Festa de São Sebastião, em janeiro; Festival de Música Carnavalesca, no mês de fevereiro; Festa das Flores (comemora a coroação de Nossa Senhora dos Navegantes), em maio; Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em agosto, com uma grande procissão de barcos; Festa do Sal, em setembro; e a tradicional festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição, de 28 de novembro a 8 de dezembro.
Atenciosamente,
José Antonio

Imaginem!!!!


Se os municípios daquela região (em torno de Macau e abaixo relacionados) decidissem resolver conjuntamente o problema da saúde? Poderiam juntar apenas seus royalties... E teriam por mês:

Macau - 1.653.219,22
Guamaré - 1.537.827,82
Alto do Rodrigues - 306.868,94
Porto do Mangue - 282.320,50
Pendências - 275.676,80
Assú - 273.678,20

TOTAL - 4.329.591,48

Em apenas 6 ou 7 (seis ou sete) meses teriam o dinheiro para construir um edifício fantático e muito bem equipado, a exemplo do que o Governo do Estado do Paraná está construindo no município de Ponta Grossa.

Esse custo seria menor para os municípios pois poderiam conseguir parte dos recursos com os Governos Estadual e Federal.

Hospital – Para a construção do hospital, o Governo do Estado abriu um crédito de R$ 17 milhões, valor máximo estabelecido pelo edital de licitação. Os recursos financeiros para a obra, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, estão devidamente assegurados, estando depositados em conta específica.A unidade hospitalar, com área construída de 13.523,97 m2, terá 150 leitos, sendo 30 destinados a UTIs, e um pronto-socorro para atender traumas, urgências e emergências clínicas, funcionando como porta de entrada para o Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma) e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Também estão previstos um centro cirúrgico e obstétrico, setor de nutrição, laboratório e hemodiálise (Ver MATÉRIA COMPLETA em http://www.agenciadenoticias.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=24084)

Foto do projeto

Logicamente que Macau, por entrar com um valor maior, teria para si a prerrogativa de sediar o edifício. Além disso, ao tomar a iniciativa de formar um "pool" se tornaria forte politicamente para encaminhar e coordenar o empreendimento público.

Com isso, acabaria com o serviço de ambulancioterapia... Acabaria com a necessidade de viajar até o Walfredo Gurgel em Natal. Acabaria com as dificuldades das pessoas. Implantaria o SAMU para a região. As pessoas teriam melhor qualidade de vida.
Mas, será que eles querem isso?
No entanto, vão gastar mais de 1 milhão para organizar um carnaval!!! Pode?
MACAU PODE TER ISSO E MUITO MAIS, BASTA TER VONTADE POLÍTICA

Olha eu aqui de novo


Mo prima Ilo, falar de Quinquinho, lembrei-me dos tempos que ele era um menudo junto com o Chicola:

Ele estava sentado na mesa de um bar que não lembro mais onde e já bastante chumbado. Nisso vai passando uma antiga namorada dele com um buchão enorme(grávida). O cara abriu os olhos e soltou a voz:

ESTE FILHO, PODIA TER SÍDO NOSSO PODIA LEVAR MEU NOME
MARCANDO O NOSSO AMOR.

Lembro também quando ele começou a namorar com a minha costureira Dona Vanda e em uma noite de sábado pediu para ir ao banheiro, já tinha tomado todas e, após um longo tempo a Vanda impaciente foi até a porta do camarim e viu que o Quinquinho estava dormindo sentado no trono.

E quando ele chegou na cirne em uma segunda-feira ressacado somente com a banda do bigode. Imagine só o que o Sr. Casado fez? mandou o cabra tirar a outra metade.

Aquí na Alemanha tem muito chopp e chucrute e aí no iraque?

Um abração.
Luiz Antonio de Bíbi.

Tô encucado


Cumpadri Chico Ilo,
Tu és um pesquisador nato cara, mesmo sem ter sido escoteiro deu o recado direitinho. Aqui em casa o João Gabriel, meu filho mais novo é escoteiro sênior, o que me enche de alegria e orgulho, pois está dando seqüência ao que quase fui no passado (legal esse quase fui.. não?).

O Tião Maia a cada mensagem e foto nos surpreende mais, agora ta parecendo cantor de banda brega.

Quanto a PASTINHA, fique a vontade companheiro(a), o ambiente aqui é democrático. É inquestionável a situação deplorável em que nossa cidade se encontra, os fatos falam mais que a defesa chapa-branca, porém espero que você reflita,
QUAL O FUTURO DOS HABITANTES DA CIDADE DE MACAU?
Vamos numa boa, discutir os problemas da nossa cidade, não queremos crucificar ou estigmatizar ninguém, mas também não podemos admitir a defesa somente pela defesa. Também não adianta vir com a máxima de comparar quem fez menos ou prevaricou mais. Com certeza você sabe que a receita que o município arrecada por mês é de fazer inveja. Com R$ 2,257mi, para uma população de 27.132 (IBGE-2007), daria R$ 82.927,90 para cada morador do município. Ai eu lhe pergunto.

Qual o percentual de residências com saneamento básico?
Qual o índice de alfabetização das populações infantil, adolescente e adulta?
Qual a taxa de desemprego?
A rede hospitalar pública é eficiente ou o município pratica a ambulanciaterapia (envia o paciente à Natal)?
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) está dentro da média nacional?

Por favor PASTINHA responda as perguntas e travaremos um debate de forma civilizada e em benefício da NOSSA MACAU.

Abraços

Sávio

MACAU, MACAU...


Eu passo a vida recordando - O tempo bom que aí passei.
MACAU, MINHA MACAU, Um dia vim para Natal
Pra estudar e não voltei
É com alegria que confesso
As vitórias que conquistei
E com trabalho e gratidão
Eu as dedico aos meus irmãos
Com todo o meu coração
MINHA PEQUENA MACAU
COMO É BOM PENSAR EM TI
AI QUE SAUDADES DESSAS TERRAS
ENTRE AS SALINAS
DOCE TERRA ONDE EU NASCI.

Recordo a casa onde morava
A Rua Dr. Armando China
As brincadeiras nas calçadas
Os passeios lá na praça
A PADARIA DO MEU do meu pai
A Igreja Matriz e minha escola
Dona Chaguinha a Diretora
Lembro os banhos no pocinho
A Festa da Padroeira
Tempo que não volta mais.
MINHA PEQUENA MACAU
COMO É BOM PENSAR EM TI
AI QUE SAUDADES DESSAS TERRAS
ENTRE AS SALINAS
DOCE TERRA ONDE EU NASCI.

Filosofia do Peido


Um cara não podia ver feijão assado, bastava sentir o cheiro de feijão assado e logo queria comer, só que o efeito dos tais feijões era fatal. Todas as vezes que comia sentia uma vontade imensa de peidar.

Certo de seu vício e vendo que ia se casar logo resolveu dar um tempo com os feijões e assim a noiva não perceberia. Após vários meses, depois de casado ao sair do trabalho o seu carro no meio do caminho quebrou. Vendo que não tinha outra solução a não ser ir a pé para casa imediatamente ligou para a esposa:

- Alô? Amor, o carro enguiçou e vou andando até em casa, assim pratico um pouco de esporte, ok?

- Ok meu amor, mas não demore pois tenho uma surpresinha para você.

Dizendo isso desligaram o telefone e o cara foi andando. Ao passa por um bar, sentiu um cheiro inacreditável de feijão assado. Pensou, analisou, verificou a distância e resolveu parar no bar e saborear os feijões, e nisso pensou:

- Faltam alguns quilometros para chegar até em casa, ate lá o efeito tem passado.

Após uma meia hora ele saiu do bar com 3 pratadas de feijão assado no estomago. Andou mais ou menos 100 metros e sentiu a primeira rajada vindo, já que estava na rua não fez por menos, soltou a rajada e foi assim até faltar uns 150 metros de casa. Chegando em casa percebeu que aparentemente o efeito tinha passado.

Ao abrir a porta, sua esposa toda carinhosa veio em sua direção deu-lhe um beijo e disse:

- Tenho uma surpresa para você, mas terá que cobrir os olhos para não ver.

Cobrindo os olhos dele, levou-o até a cozinha, sentando-o na mesa pediu para ele não olhar através da venda, nisso o telefone tocou e ela falou:

- Vou atender o telefone mas você não pode nem pensar em olhar a surpresa, tá?

- Tudo bem, pode ficar tranqüila.

Logo que ela se afastou ele pensando que aquele efeito dos feijões tinha passado, sentiu um calafriu e uma nova rajada vindo. Como sua esposa estava longe na outra sala resouvel liberar. Aquele cheiro horrível subiu e ele pensou que estava dentro do vaso de um banheiro público, abanou e logo passou. Passado alguns segundos veio outra rajada, levantou a perna um pouquinho e fuuuu. Aquele era pior do que o primeiro, abanou, chaqualhou a calça e mais uma vez estava salvo. Mas quando pensou que estava tudo ótimo veio mais um e ele, escutando sua esposa a conversar no telefone não teve dúvida, soltou. O terceiro parecia o pior de todos, pura carniça. Abanou, pegou a toalha da mesa apalpando e tentando aliviar o cheiro. Após alguns segundos tudo volta ao normal e ele escuta a mulher desligar o telefone e vindo dizendo:

- Bom meu amor, agora a surpresa.

E tirando a venda dos olhos ele se deparou com 12 pessoas em volta da mesa e um bolo de aniversário.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Essa é uma Macau que eu não conheço!!!!!!!!


Olha ai: Mestra Fessora, Primo Lau, Iraquiano, Empresário Sávio e demais visitantes.

Essa é uma Macau que não conhecemos: anel viario sem terminar, servindo de morada de mosquito e epidemia? Praia de Camapum sendo destruida pelo Mar? Ex-AABB servindo de criatório de animais? (SÓ PRA LEMBRAR, O CUSTO DA AABB PARA O MUNICIPIO FOI DE 200 MIL REAIS).

Já imaginaram isso???????????? O tempo destruindo Escola do Valão que não foi concluida? E a Praça dos Escoteiros, um sonho sendo destruida pelo construtor?

Fessora, como se classifica isso na arquirtetura???? Segundo a Lei 4.623 de 23 junho de 1949, diz: "TODA OBRA FEITA EM LOCALIDADE DE ÁREIA PÚBLICA, PASSA A SER PATRIMÔNIO DO PODER PÚBLICO, ONDE SÓ PODE SER RESTAURADO OU REMOVIDO QUALQUER ALVENARIA, COM PROJETO DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL" E com Licitação Pública.

Será que o nosso Prefeito sabe o que é isso?????????????

Eu tenho outras informações e vem de fontes sadias, como dizia meu tio Epaminondas.

aBS. kINKAS.

Prestando contas‏


Meus amigos, segue a relação das cidades que receberam royalties no
nosso estado. Essa quantia dava para fazer um montão de melhorias na
nossa terrinha, veja só Macau quanto recebe mensalmente.

Luiz Antonio de Bíbi


Repasse de royalties da Petrobras ao RN é de R$ 256 milhões

O Rio Grande do Norte recebeu R$ 25,36 milhões nesta semana, referente ao repasse sobre a produção de petróleo e gás natural do mês de novembro na Bacia Potiguar. Desse valor, R$ 14,52 milhões foram destinados ao Governo do Estado e R$ 10,84 milhões a 93 municípios. De janeiro a novembro o montante repassado ao RN foi de R$ 256,97 milhões, sendo R$ 144,20 para o Governo e R$ 112,76 aos municípios.

Mossoró continua liderando a primeira posição no recebimento dos royalties no Estado, com o repasse de R$ 1,68 milhão. Macau ficou em segundo lugar, com R$ 1,65 milhão, seguido de Guamaré com R$ 1,53 milhão. Areia Branca ficou na quarta posição com R$ 888 mil.

Os municípios de Goianinha, Ielmo Marinho e Macaíba receberam o montante de R$ 472,27 mil, cada, por disporem de instalações de medição e transferência de petróleo ou gás. Outros oito municípios receberam valores superiores a R$ 200 mil.

Além do repasse dos royalties, a produção de petróleo do Rio Grande do Norte gera em torno de 10 mil empregos diretos e 40 mil indiretos.

Municípios produtores e valores pagos (R$)

1. Mossoró - 1.689.842,19
2. Macau - 1.653.219,22
3. Guamaré - 1.537.827,82
4. Areia Branca - 888.004,90
5. Apodi - 331.483,48
6. Alto do Rodrigues - 306.868,94
7. Porto do Mangue - 282.320,50
8. Pendências - 275.676,80
9. Assú - 273.678,20
10. Gov. Dix-Sept Rosado - 268.960,38
11. Upanema - 240.351,04
12. Felipe Guerra - 236.024,39
13. Caraúbas - 192.117,28
14. Serra do Mel - 120.258,27
15. Carnaubais - 104.439,44

Retirado de
http://65.55.187.135/att/GetAttachment.aspx?file=aed02cd2-37aa-4b04-a8b4-9a9a575484c4.htm&ct=dGV4dC9odG1s&name=Um95YWxsdGllcyBub3ZlbWJyby5odG0_3d&inline=0&rfc=0&empty=False&imgsrc=&hm__login=giovanaufrn&hm__domain=hotmail.com&ip=10.6.0.247&d=d3138&mf=0&hm__ts=Wed%2c%2028%20Nov%202007%2015%3a45%3a25%20GMT&hm__ha=077b783e0e5502efba7b12a21faf49fe9da2c470&oneredir=1

Diogo Lopes - Macau/RN

Mais um mangue boy


Bom dia meus amigos do Blog e conterrâneos Macauense, na última vez que eu estive em Macau tive a curiosidade de observar o nosso manguezal e tive uma sensação de destruição de uma dessa maravilhosa obra de DEUS, por isso eu envio essa poesia sobre o nosso mangue que é uma fonte de riqueza e de sobrevivência não só em nosso cidade Macau e sim mundialmente. E DEUS esteja com todos vocês.

Deixa que eu conto.

Eu sou o mangue!Antes eu era verdinho, verdinho e muito.
Me chamavam manguezal
Porque, além de ser bonito, também crio produtos de várias espécies.
A lama negra em que eu penetro, essa também faz parte de mim,
As gamboas que correm por dentro de mim, as ilhas e apicuns:
Todos esses companheiros me ajudam a criar meus produtos.
Então, juntos formamos uma só natureza, que damos vida a outras vidas.
Nós não viemos ao mundo por acaso.
Como o nosso Criador dos céus e das terras, não existe outro.

Sou mangue!
Também tenho sentimento como um ser vivo da face da terra.
Hoje confesso que não tenho mais prazer de viver dessa forma em que o homem está fazendo comigo.
Vivo totalmente arrasado, como se fosse um lago quando seca as águas,
Como se fosse um pássaro quando cai as penas.

Quem me via antes sorria.
Quem me vê hoje chora.
Quase não dou mais sombra; estou amarelando
Sinto chamas de fogo subindo em mim.
Minhas raízes são arrancadas pelo tronco com tratores,
Meu produto está se consumindo.
Sinto minhas folhas cair no chão
Como se fosse as lágrimas que caem no rosto de uma criança quando chora.

O homem tenta controlar a ciência, a tecnologia, a natureza e ele mesmo destrói!
ENTÃO, VÊ SE ME ENTENDE O QUE EM MIM SE CRIA.
AFINAL SOU MANGUE

Sou uma das fontes de alimentos mais importantes da face da terra!Jamais, Homem, tu que me destrói terá a chance de me fazer novamente!Porque quem me fez te fez também;
E estou pronto pra matar a tua fome!

Autora: Maria do Livramento Santos
A Mentinha
Comunidade de Curral Velho, Acaraú-CE

Atenciosamente,
José Antonio

O Mestre responde


Oi, seu minino Zoom.
Tu é massa demai, hômi! Só com o seu zumbido intendi tudo. Ninguém viu, mas eu vi dento daqueles “ozinho” as letrinhas bem apixôtotinha. Num se apreocupi, consigui dissifrá. E óia qui tu botasse uma velocidade danada no recado. Hihihihihi!!! Tu é dimais Zoom!!! E os "M" tudim parecia que tavam pulano de ponta de pé! Hihihihi!!!
Tava sintino mia falta, era?
Pois bem, temo novidadis sim. Minino, onti teve uma reunião cabiluda. O hômi chefe com todos os capaxim. O que mais me impreciona é qui eles tudim tem o mermo tipo de estômago. Eu num teria. Só de saber dá vontade de vumitar. Rapais! Eles falam cum todos os verbos, predicados e pronomes. E pior, com as conjunções e eu os exconjuro purisso.
Quem tem um pouquim de oiça, escuta... Um poquim de vista, vê. O assunto foi carnavá. Já tá tudo armado, Zoom. Tudo pronto pra tirar de tudo (dos conjunto, das decoração, dos camarotes e de tudo que involvê bufunfa). E os capaxim quase tudo é macaueses!!! Será que concordam com tudim? Como é que pódi, hômi? É um bolo grande e dá prá encher os bucho de tudim. Só pódi.
Agora uma notiça rim: aqueli minino Chico, que é amigo daquele que mora no Centro-Oeste, parece que se tornô um capaxim, igal os ôtro. E isso dói demais. Pra mim é pior de todos porque purumemo podia honrar as calças que veste, num é mesmo? Se lembrar do descobridor do Brasil, cujo nome é Pedro Álvares, ou purumeno os amigos do passado.
Zomm, chama teu amigo do Iraque pra detonar a boca que está armada. Pede a teu amigo das leizes pra impurrar uma liminar ou ôtra peça jurídica. Quarqué peça que entrar deve doer meno do que essa que tô sentino dentro. Dói demaaais!!!! (Num vô ri não... acho que vô chorá).

Brigado por tudo.

Ass. Leleca
(mas num sô leso não)

ZOOM VOLTOU!!!!!!!!


My Teacher:

ZOOOOOOMMMMMMMMM!!!!!!!!!!!!

GOOD-BYE!!!!!!!!

ZOOM
Munich - de

Resposta ao cumpadi Laurêncio


Meu cumpadri Laurenio Montenegro, professor das palavras estranhas de Savio Solino, ex-desembargador das Alagoas, PRIZIACA e Macauense da PLEURA!!!!!

A sua lista de macauenses ilustres (que faltou colocar o empresário ALDO SEIXAS) TÁ EMPATADA com a de ZÉ DE HIPOLITO, meu camarada. É DEZ!!!!!

A situação da Casqueira não está para tubarão, imagina piaba. Na maré de vazante nem Chama-Maré tá restando. As marisqueiras tão reada.

Aqui nas bandas do IRAQUE, que segundo a fêssora das tres Teses, tem até canavial (só se for para fazer cana!!!! hahhahahahahah!!!!!). Não é moleza não!!! TEM ATÉ CRACK!!!!!!!!!!!!!! - É uma moda nova que inventaram para controle de natalidade, é!!!!!?????? Mas, não é CRAQUE feito no nosso tempo, não ( MAQUEMAQUE, ZE DE HIPOLITO, foi da seleção de MACAU, é só olhar lá embaixo no BLOG MACAU-BRASIL, DEDÉ XAXADINHO, para ficar só nestes e não encabular los otros).

Agora, meu camarada:

Se tem uma coisa que os (CENSURADO) não vâo rasgar é o mais BONITO CÉU DO MEU BRASIL TERRA PÁTRIA GENTIL. d-u-v-i-d-o d-o-dó!!!!!!!



Se isso acontecer, entra em cena Comando Vermelho, Virgolino o Capitão e um reforço da AL-QUEDA lá do IRAQUE.

Continue rezando, abra um vinho francês, feito daqueles que cumpadri Savio Solino inguliu guela abaixo la em PARI, e chore feito TIAO MAIA.

Fui para o MANGUE!!!!!

(Ops!!!! Cuidado com a mina, p......!!!!!!!)

IRAQUE
(Tô chegando na Faixa de Gaza - para brincar o Carnaval)

Ao Menestrel


Amigo, Cumpadi e Menestrel das Alagoas:

meu jovem, não desapareça, não... Não nos deixe só, meu camarada! Sei que a praia do Francês é muito "estressante". Pareçe a do CAMAPUM em ALAGAMAR, NÉ???? Em matéria de 'ESTRESSE", lá só perde para A BAHIA DO MEU CUMPADI KINKAS ( diga aí meu rei!, sorria voçe está na Bahia!), e QUINQUINHO ( meu primo e amigo de ZÉ DE HIPÓLITO, cadê ele?).

Ver só esta:

CCN 1965 - ALAGAMAR

QUINQUINHO era contínuo no escritório da Companhia. Homem forte de Seo Manuel Casado.
O escritório estava em agito, pois, ia chegar uma comitiva de gringos para conhecer as salinas.
Ao recepcionar a comitiva, o Seo Manuel Casado (Diretor da empresa) solicita a QUINQUINHO,
contínuo oficial da Companhia ( hahahahahaha!!!!!)
que o mesmo traga café para os visitantes:

- QUINQUINHO SAI NAQUELA VELOCIDADE QUE LUIS ANTONIO DE BIBI (PRIMO TB E PRIZIACA) conheçe, e volta em seguida, num pé e noutro ( como diz a fêssora), com uma bandeja de prata, e na bandeija:

- uma garrafa de café e um açucareiro.

Seo Manuel Casado com ar de espanto, pergunta:
- QUINQUINHO cadê as xícaras?
- QUINQUINHO naquele "estresse" tira 4 xícaras de porcelana chinesa dos bolsos da calça e 4 colheres das pequininhas do bolso da camisa.

HAHAHAHHAHHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAH!!!!!! Êita cabra da pleura!!!! é dos nossos não é LUIS ANTONIO DE BIBI?????HAHHAHHAHHAHAH!!!!!!!

Amigo QUINQUINHO, quando eu voltar de um "treinamento" vô tomar um café aí, cabra!!!!!

PERAÍ!!!!!!!!!!!

IRAQUE
(TÔ CHEGANDO, MAS, VÔ SAIR DE FÉRIAS)
- no próximo mes tô de férias. Vou para a Faixa de Gaza.Fazer um curso e brincar carnaval.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

De volta ao anedotário


Macau tá cheio de problemas? Tá sim senhor ..., mas a vida saudosista continua, tem que ser uma no cravo, outra na ferradura.
Manguito, filho de Seo Raimundo do INSS e de Dª Bila, quando era período de férias escolares (eu já estudava na ETFERN), geralmente a tarde a gente comprava uns pães e ia tomar café na casa de Manguito e saber dos acontecimentos. Dª Bila tava umas tapas na caixa torácica e dizia " A MAMÃEZINHA AQUI ESTÁ POR DENTRO DE TUDO". Era uma gargalhada só.
Dª Bila contou que certa vez os "mininos bons" (Ricardo de seo Pacheco, Júlio do correio, Chico Paraíba, Ezequias e Manguito) tinham feito umas arruaças (naquela época era virar as latas cheia de lixo na rua) e alguém viu e deu parte no juizado.
Uma tarde, chega um oficial de justiça e Dª Bila atende, o mesmo começa a pedir informações e começou a contar o porquê da intimação. Daí o oficial perguntava, onde mora um tal de Júlio? No que ela respondia esse sem-vergonha mora ali e apontava pro correio, e Ricardo, ela respondia, mora na outra rua perto do cartório de Joãozinho do Carmo, e Chico Paraíba, esse safado mora bem ali e assim foi, até que o oficial pergunta, e um tal de Manguito? No que Dª Bila responde imediatamente "é o cachorro daqui de casa".
Êta época boa da P....(é da PLEURA)

Abrs.

Sávio Afonso

QUERO A MINHA MACAU DE VOLTA

Por favor, quero minha Macau de volta...
Não,não quero uma Macau cheia de rapazes e moças entregando panfletos nas ruas para ganhar alguns trocados...
Não, não quero uma Macau cheia de jovens se drogando e roubando para sustentar o vício, terminando na cadeia ou no cemitério...
Não quero minha praia de Camapum, em Macau, com garotas raquíticas se oferecendo à luz do dia, ganhando algum , para ajudar as famílias ou ajudar seus filhinhos...e o mar esfolando os paredões de contenção, avançando, avançando até quando.
Não, não quero a Macau das "festas", com pessoas " aparentando", consumindo e falando sem parar...
Não, não quero a Macau onde as pessoas se distanciam das outras e ficam reclamando de solidão...
Não, não quero a Macau onde não posso (mais) andar às duas da madrugada, livremente, rindo e brincando...
Não, não quero mais uma Macau cheia de catadores de lixo, que fazem uso disso (e somente disso) para garantir sua sobrevivência.
Não, não quero uma Macau sem cultura, com o teatro no chão, sem boas escolas, sem emprego, sem saúde e sem perspectivas.
Não, decididamente , não quero mais essa Macau!

PASTINHA II


Vige, vige, eu digo é Valha! Mas nun é que tão quereno tira os côro do homi, homi! Tem não, tem não, tuim! Chuit. Tem gente que passou uma réca de tempo mamano nos peitão da viuvnha da mata da lenha e num fez nada. Robaro que só! Foi, foi que só. Sei, sei! Taí. Agora quere ser os santim. Satim não, eu digo é vôte. Pereí, peraí! Quêde? Quêde? Eles tão chamano o homi de ladrão, não, não, não! Ele num é ladrão não. Vocês tão tudo mintino. Esse negoço de num dá mai nada pras iscola, tumem é mintira. Nas iscola num farta nada. Tem água, tem, banhêro, tem cuzinha, tem gente, tem minino, te mulé, tem tudo, tudo, tudo. Tumém, praquê festa de fim de ano. Num pricisa. Num ta pricisando. Num pricisa cunfraternização, festa de colação de grau, Taí, taí, eu digo é vôte!
Dêxe essas coisas pras festas dos homi. Pra que pobi cum festa, já tem o carnavá. Os homi é quem vão se esbaldar nas festas deles... num entra ninguém. Dos povo, sabe? Tumém pra que? Pra isculhabar? Pobri só isculhanba as festa de rico. Deixe ele fazere tudo, tudo, aí meu Deus, eu digo é Vôte.
Dêxe o homi trabaia, bando de faladô. Ta certo, ta, então ta então.
Eu digo é Valha! Vixe, quede?

MACAU TÁ UMA VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!


Em todos os sentidos, o povo deve estar se sentindo abandonado e sem ter a quem recorrer. Até mesmo o caminho ao MINISTÉRIO PÚBLICO parece que ficou difícil se chegar até lá.

E Povo vive a mercê de um PREFEITO arrogante e prepotente. Macau parece que está jogada às traças e isso é uma falta de vergonha com o Dinheiro do Povo. Além da Praça dos Escoteiros, está abandonado também à Praia de Camapum, Escola no Bairro do Valadão, Escola no Porto do Roçado e os Moradores da Rua da Linha do Trem. Essa reclamações são dos próprios moradores da nossa Cidade e Filhos da Macau que visitam a nossa querida Terra.

Concordo com a nossa querida Professora Gio, temos que cuidar do que é nosso por direito. Não estamos na nosso querida MACAU, mas a amamos muito mesmo estando longe, não queremos visitá-la, mostrá-la aos nossos filhos com a palavra dita pelo nosso Sávio Solino: AQUI TINHA !!!!!! AQUI TINHA UMA PRAÇA!!!! CADÊ A PRAÇA????? E assim vai tudo se acabando pelos desmando de um qualquer que chega tirando uma de bonzinho.

Não faça isso com o Povo Sr. Prefeito!!!!!!!!!!!!!!!!!

Abs. Kinkas.

Revoltado com tudo isso.....

Para a turma do Mangue

Professora MANGUE GIRL:

CLICKA NO TREQUINHO, AUMENTA O VOLUME E SAE CORRENDO QUE É TORPEDO!!!

Chico Science - ELES ESTAO SURDOS (VIDEO)



VAI ESTA MELODIA PARA:

os MANGUES BOYS Laurenio, Savio Solino, Kinkas da Bahia, EL ZORRO TCHÊ DO RS, BIDUBA e Luis Antonio da Alemanha que viu QUINQUINHO correndo.PERAI!!!!!!;

e tb para o transforMAN, meu amigo e irmao camarada TIAO MAIA ( como mudou este minino.I-RRE-CON-HE-CI-VEL.PENSE NUM priziaca!!!!!!

Comendador do Mangue
(Maré de vazante, na CROA, esperando um caranguejo passar)

SEMPRE ALERTA - 100 ANOS

Para começar, vou logo dizendo: não fui escoteiro, lobinho, ou coisa parecida ( quem foi , foi Dr. Sérgio Roberto Fraga.Um rapaz, muito organizado, mora em Natal e tá com a bomba meio problemática).EU NÃO SABIA DAR NÓ CEGO.Fui reprovado na prova.

No ano de seu centenário o Movimento Escoteiro segue firme, divulgando valores de honra e amor ao próximo.

Grupo surgiu na Inglaterra

O Escotismo foi criado em 1907 pelo lorde inglês Robert Stepherson Smyth Baden-Powell. Tenente-general do Exército Britãnico. A partir das suas experiências militares, escreveu em 1901 o livro Aids to Scouting (Ajudas á Exploração Militar), que foi um grande sucesso e passou a ser usado por escolas masculinas.
A partir disso, Baden-Powell se dedicou a reunir todos os métodos usados para a educação de rapazes, incluindo os espartanos e os dos antigos bretões, além dos empregados pelos peles-vermelhas e aqueles que aprendeu durante sua vivência na Ásia e com os guerreiros da África, para citar o que se tornaria, alguns anos depois, a base do Escotismo.

O Bandeirantismo, versão dois anos depois, em 1909, pela irmã de Baden-Powell, Agnes. O movimento foi criado com o nome do Girl Guides (meninas guias) e ganhou no Brasil a denominação de Bandeirantes, em homenagem aos primeiros desbravadores do País.

Hoje existem no mundo cerca de 28 milhôes de escoteiros, espalhados por 236 países. Só no Brasil existem mais de 65 mil praticantes, entre jovens e adultos.

Fonte de pesquisa: revista JC Ano 3 - número 121 - Recife, 25 de novembro de 2007, pág. 15/23.

Lei Escoteira

1- O escoteiro tem uma só palavra e sua honra vale mais que a própria vida.
2- O escoteiro é leal
3- O escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação
4- O escoteiro é amigo e irmão dos demais escoteiros
5- O escoteiro é bom para os animais e planta
6- O escoteiro é obediente e disciplinado
7- O escoteiro é cortêz
8 - O escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades
9- O escoteiro é econômico e respeita o bem alheio
10- O escoteiro é limpo de corpo e alma.

Este texto eu dedico a MAURUS e SAULUS SANTOS, e a VILMA REJANE mesmo sem ela ter divulgado no BLOG MACAU 70-80 ( ESTE MACAU-BRASIL AGORA É OUTRO. é MAIS "ONDEIRO", a pergunta que insiste em não calar:COMO AS ALMAS GANHOU UM CARNAVAL DO EQUIPICAO????)

HAHAHAHAHHAHAHHHAHAHAHHAHAHAH!!!!!!!!!!!!!

O LOBO MAU e a CHAPEUZINHO VERMELHO
Do Bosque

Comandante Ilo


Comandante, seu Afonso Barros chamava nosso pai, a mim e a meus irmãos de "maconheiros", não era porque fumávamos o cigarrinho não muito ortodoxo, isso já vinha de muito tempo e os Bruxos ainda nem existia. Não estou querendo dá uma de Fernando Henrique Cardoso que, ao contrário de Bil Clinton, fumou e tragou, mas eu não fui componente dos "Bruxos", o melhor bloco carnavalesco que Macau já assistiu em seus 132 anos de existência e de carnaval. O único bloco que brinquei o carnaval foi os Futuristas nos anos de 79, 80 e 81.
Eu acho engraçado como mudou o carnaval de Macau. Nos anos setenta, se alguém, por exemplo, quisesse brincar no Jardim de Infância, teria que se submeter a uma verdadeira sabatina. Primeiro, tinha que passar no "crivo" de Chico Paraíba que, depois de uma dez reuniões em Macau e umas oito em Natal, o sujeito ficava numa espécie de observação até ser julgado pela última instância em Natal que era Gustavo.
A TIAMAR - Associação dos Amigos e Admiradores de Tião Maia Racional vem de público suplicar para que ele pare de pintar os cabelos de branco e o bigode de preto. Ha ha ha...

Olá comade fessora.

Oia nós aqui de novo.

Estava dando uma de mineiro.

Qdo abro o blog de Macau e vejo reportagem do porte da do primo Kinkas fico triste.

Sinto uma saudade danada dos velhos tempos em que Macau possuia homens e senhoras de alto gabarito. Será que ainda vai surgir pessoas como Luiz Xavier da Costa; Amaro do Vale; Alfredo Teixeira; Delfina Teixeira; Orlando Paiva; Godofredo Coutinho; Afonso Tanidon Barros; José Raimundo de Albuquerque; Albino Melo e tantos outros que agora me fogem da memória.

Meu Deus, tende piedade dessa pobre e esquecida Macau!

Cumpade Ilo, vc que viaja muito prás bandas do Iraque, vê se dá um jeito nessa coisa que está acontecendo lá em Macau. Gente! o povo da terrinha precisa acordar e tomar conta do que ainda resta da cidade. Cadê a juventude entusiasmada de Macau que não faz um movimento? Os caras pintadas colocaram na rua um presidente.

Senhor, não permitais que morra sem ver Macau da minha juventude.

Abraços.

Laurênio

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Essa está mais que demais!!!



Agora aguente Chico Ilo????
Roubei essa do orkut.... Hahahaha!!!!

Viagem ao Iraque


El Comandante.

Sua ação na região parece que está bem extensiva, organizada e eficiente. Primeiro, detonou o computador de Sávio em Goiânia, depois implantou um chip chorão em Tião e agora deu um jeito de dar um sumiço em Laurênio. Pois bem, hoje pela manhã passei por esse blog e deixei uma pista do meu destino (tá registrado aí em baixo a hora) e bem cedinho peguei o meu 1.0 turbinado e me mandei pela BR-101 rumo ao Iraque. Comecei a perceber os primeiros sinais estranhos logo depois de Goiânia e antes de Igaraçú: tinha uma turma da pesada bloqueando a estrada e impedindo que as pessoas passassem... Foi aí que a ficha caiu!!! Na mesma hora pensei: "O IRAQUE MANDOU SUAS MILÍCIAS PARA ME BOICOTAR.

Mas eu, que não sou Cavala da Barraca e tinha uma reunião com Margareth Thatcher (braba que só ela), procurei me livrar do impressado. Procurei logo um taxista no meio dos carros que estavam engarrafados e organizei uma turma para segui-lo por algum atalho. Rapaz, me meti (eu mais uns 40 carros) no meio daquele canavial.... Foi um rali da pleura... O 1.0 virou um 10.8... Não negou fogo em nenhum dos obstáculos enfrentados!

Enfim, cheguei no Kremlin com uma hora de atraso, recebi uma comenda e um castigo... Mas, vou sobreviver a esse inferno... Com a ajuda do bom humor de vocês, é claro!!!

Outra denúncia


Conterrâneos, li isso do blog de Luiz Gonzaga:

Muitos cheques voadores é o que informa um comerciante que pediu para não ser identificado, com medo de represálias. O comerciante é fornecedor da cidade salineira, e garantiu que já existe cópias em algumas redações de jornais do Estado. Ele afirmou que somente em uma única conta no Banco do Brasil o volume de cheques devolvidos chega a mais de 60. Muitos desses cheques passeiam livremente com carimbos de devolução nas mãos de empresários e são motivos de chacota em toda parte. "Pelo menos de dois deles existem cópias em várias redações de jornais", informou a fonte. Quanta imoralidade, quanta improbidade! Só a promotoria não ver, meu Deus abençoa a nossa querida e esquecida Macau!!!!!!!!!! Será que além de deixar o construtor retirar o piso da Praça e ficou como??? Sem explicação!!!!!!!!!!

Ele fala sobre cheques da Prefeitura de Macau. O que vocês acham???

Dá pra acreditar que isso pode estar acontecendo mesmo? O que mais amo é minha querida Macau e não posso ver tantos desmandos e descaso de um mandato que parece que pensa em tudo, menos em governar direito.

Alguém que está em Macau podia nos mandar mais notícias? Como é que está a vida do meu povo? Tá essa calamidade mesmo?

Diante disso, acho que não dá pra ficar calado. Por mais leigo que sejamos em Administração Pública, dá pra perceber que parece que tem coisas estranhas acontecendo... O que a gente pode fazer, heim gente?

Eita povo descançado, o da nosso Cidade.

Abs. Kinkas.
.
(Gio): Kinkas, há alguns anos nós criamos uma ONG que se chama AMMA (Associação dos Amigos e Moradores de Macau). Acho que Chico Ilo era o nosso presidente. Fizemos um lançamento bem bacana na Câmara Municipal de Macau e o Comandante foi o chefe do cerimonial. Mas ela não foi pra frente por falta de gente que se propusesse a tocá-la institucionamente. Além disso, nossos amigos moradores também se sentiram um pouco receosos de se envolver, pois seria uma exposição grande demais à conjuntura local ... De repente, a gente podia pensar em resgatar essa idéia... O que vocês acham?
A idéia inicial era que esta funcionasse como a AMARRIBO (de Ribeirão Bonito/SP) - dêem uma olhada no GOOGLE (pesquisem que vocês vão encontrar).
No nosso caso, teríamos que pensar melhor... Sei lá... O fato de ninguém morar em Macau pode ser complicado... Ou não... De qualquer maneira, já temos uma ONG... E, de repente, a gente pode pensar em alguma adaptação para que ela pudesse funcionar virtualmente, com informantes secretos e anônimos ... Poderiamos pensar em discutir propostas para conversar com os futuros candidatos a prefeito...
Como disse, acho que devemos ser PROPOSITIVOS... Não acredito mais em ter uma ação apenas voltadas para denúncias.
Denúnciar pra que? Todo mundo sabe o que está acontecendo? Concordo com Luiz Gonzaga, o que Macau precisa, nesse momento, é que o Ministério Público funcione como funciona na maioria dos municipios deste Brasil.

Tricotando


Minha amiga e gerenta do blog, tú as vezes tá variando e trocando as bolas entre eu e o Biduba, mais tais fazendo um meio de campo porreta.

Mo prima comandante que nunca mais dos Iraques mandou um oí para mim, aquele abraço...( Já visses o Quinquim correndo? eu já ví) é tôco mo prima.

Grande Tião Maia, que graças a Deus não virou um piruá e sim uma suculenta pipoca, meus parabénse aproveitando o ensejo te mando um grande abraço. Tú és da pleura, como exclama mo prima. Saudações aos embaixadores das terras das alagoas e baianas, ao Biduba amante da nossa terrinha. Sávio Solino, não fui da sua época, mais tú tais provando que é um cara da pleura também, apesar de nunca ter sído esclarecido o assunto do circo. E o Zorro, só na curtição dos vinhos do rio grandetchê.

O furdunço vai começar na nossa terrinha no próximo ano. Será mais uma chance do nosso povo conseguir meios de acabar com o descaso que impera hoje.
Saudações também ao Leleca que não é leso de jeito nenhum. F U Í.

Luiz Antonio de Bíbi.
.
(Gio): Luiz e Biduba, desculpaí as "trocadas de foto". Até hoje não entendi porque isso acontece. Um parece que é santo e o outro, profano; Um toda vez manda benção e o outro sempre oferece cerveja. Hahaha!!! Nada a ver, né?

IT'S IS MILK.....

...mas, não é o do EL CIRCUS do SOLINO...

É SKANK - Vamos Fugir.

Please, Teacher!!!!

ONDA
Canoa Quebrada - CE/1975


NASCE O MOVIMENTO MANGUE

MANIFESTO DE CRIAÇÃO:

NO GRAVE AQUECIMENTO, em função do Efeito Estufa, e aproveitando a popularidade do BLOG MACAU-BRASIL ( é até internacional: Portugal, Bélgica, Montreux, MOSCOW, IRAQUE, Munich, UMBURANAS, ILHA DE SANTANA, QUIXABA, CANTO DO MANGUE, CANTO DO PAPAGAIO e URUCU, para ficar por aí) um GRUPO de elementos que acessam a REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES resolvem criar o MOVIMENTO MANGUE DE MACAU - 3M (feito cola)
Porque se tem uma coisa que a gente entende é de MANGUE.

É ou não , camarada J. E. de O.???? Pense num cabra, bom!!!!!! É o nosso Presidente Honorário.

MOVIMENTO MANGUE DE MACAU-BRASIL

O QUE É O MANGUE?

Movimento de Articulação Naturalista Geográfica Unificado e Ecológico - MANGUE

É um Movimento feito OS MÉDICOS SEM FRONTEIRAS: HUMANITÁRIO e SOS MANGUE.

Fundamentação:

1. PARA CURAR O MANGUE DO EFEITO ESTUFA,
2. PARA CAIR NO MANGUE: VAMOS MANGUEAR;
3. PARA PEGAR CARANGUEJO NO MANGUE;
4. PARA FICAR ATOLADO ATÉ O PESCOÇO NO MANGUE;
5. PARA PRESERVAR O MANGUE;
6. PARA NÃO PERMITIR "QUEIMAR FUMAÇA" NO MANGUE, POIS, PODE PEGAR FOGO;
7. PARA ESTUDAR O AVANÇO DO MAR E ANALISAR PORQUE O MANGUE AINDA ESTÁ LÁ?;
8. PARA CADASTRAR QUANTOS CARANGUEJOS TEM NO MANGUE;
9. PARA PESQUISAR PORQUE O "CARANGUEJO NO CACUÁ" É DANADO PARA PUXAR O OUTRO CARANGUEJO PARA BAIXO;
10. PARA RESPONDER COM BASE CIENTÍFICA PORQUE O CARANGUEJO QUANDO TÁ COM RAIVA ESPUMA FEITO CACHORRO DOIDO;
10.PARA SABOREAR PATOLA DE CARANGUEJO DO MANGUE COM CERVEJA QUE É BOM PA ....(CENSURADO)!

Dicionário de termos:

1. Rapaz, JOVEM, MOÇO, SENHOR, senhozão = MANGUE BOY
2. Moçoita, senhorita, senhorona = MANGUE GIRL
3. Cair no mangue = ATÉ LOGO, ATÉ MAIS VER, TCHAU!

Juramento:

- EU SOU DO MANGUE!!!!!!!!, E VOÇÊ?????!!!!!!!!

Grito de Guerra:

- QUE MANGUE É ESTE, ( CENSURADO ) !!!!!!!!!

AÇÃO 1:

- Salvem a Natureza Ecológica e SEGURA O MANGUE, que a MANGUEIRA VEM AÍ!!! A MANGUEIRA VAI ENTRAR na avenida!!!!!

PRAIA DO CAMAPUM - ALAGAMAR - NOV/2007:

Golfinho morto na praia do CAMAPUM - PERAI!!!!!!!!!!
Ver foto

ASSINAM ESTE MANIFESTO

COMENDADOR DO MANGUE
TIBETE DALAI-LAMA
Jesuíno Brilhante ( do Bando de Virgolino, o Capitão)
CARAPICU
CAMARÃO
SAUNA
PESCADA AMARELA
SIBITE
CHAMA MARÉ
TAMARU
OSTRA
AS MARISQUEIRAS
BRAÇO DO RIO AÇU
GALINHA DO MANGUE
A RAINHA DA BALUSTRADA DA RIO BRANCO
O MOTORISTA DO CONDE PEREIRA CARNEIRO



Barbaridade , tchê!!!!!

Meu cumpadri: ainda bem que tu voltasse, cabra!!!!

Eu tava pensando que TIAO MAIA tinha de sequestrado. E, agora que no BLOG da professora, arquiteta, jornalista (sem OAB/RN, rsrsrsrs), engenheira (sem CREA/RN), articulista ( vem brincar de desarmar bombas no IRAQUE ), PRIZIACA ....e (DES)ORGANIZADORA de ENCONTRO MACAU 70-80 BRASIL PÁTRIA AMADA GENTIL.

Camarada - sintonizei com a Casqueira e o bicho tá feio para as bandas de lá:

1) TIAO MAIA chorando feito bezerro desmamado, lendo a beleza que escreveu EMERSON FILHO DE "SEU" SANTOS - Saudade sem nunca ter vivido lá.
Eu que só tenho 23 anos, EL ZORRO 25 e LAURENIO MONTENEGRO 45, tamos todo arrepiado. EMERSON, minino, quer matar os véios, é???? Ó, a fêssora Giovana Paiva de Oliveira, é muito cheia de capiloçada, não?
Ver com MAURUS e SAULUS (seus irmãos, ex-escoteiros e da Rádium do Pio XI ), se consegues a foto do nó na gravata.Deve ter sido o maior aiuê. Pepê pegava pesado!!!!!!!!!hahahhahahhahhahhahhhhahahahahhahahahahah!!!!!!!!!!

2) MAURUS, SAULUS, EMERSON e família SANTOS:
Parabéns, pelos filhos (admirava a família, desde o tempo das CHAPAS FOTOGRÁFICAS), amigos e companheiros!
Escoteiros e Bandeirantes na frente da "CHANTA". VIVA MACAU!!!!!!!!!!

3) LAURÊNIO MONTENEGRO, cabra:
Voçe jogou um tijolo nos peitos dos PRIZIACAS, e se mandou, né?
Apareçe, para traduzir estas línguas estranhas que cumpadri DOMINGOS SAVIO SOLINO, voltou falando.É da sua área jurídica:
- algozes, Audiências Públicas, desembargador, analises e consultas a seus pares e jurisprudências, escabroso fato escabroso fato , Tribunal de Justiça. O que diacho é isso!!!!!Sei, não! O meu babado é x' + x", cabra!!!!

4)TOINHO, EL ZORRO:
Recebesse o torpedo que enviei? Ó, socorre o teu amigo das fumaças. O cabra tá chorando de novo!!! Visse a maldade de EMERSON SANTOS, e o minino saiu lá de NOS com dois aninhos só.

Amigo EMERSON: QUEM PERDIA PARA O FLAMENGO DE TONHO DE DONA PRETINHA, ERA O BOTAFOGO DE GETULIO VARGAS DE MAIA BARROS, QUE PERDIA TB PARA O SANTOS DE CHICO ILO, LÁ EM ALAGAMAR.CONFIRMA COM SAULUS DA COMPUTAÇÃO.

IRAQUE
(45ºC -na sombra, e ops, lá vem torpedo)

Hoje vou ao Iraque.
Vou num pé e volto noutro.
Tomara sobreviver às granadas.
Mas, tenho fé de que desarmarei todas...
Até mais tarde

domingo, 25 de novembro de 2007

Tô na dúvida...


Professora(Gio) do BLOG:

Me esclaresse , bichinha...

- Esse engodento do TIAO MAIA é muito cheio de capiloçada, né?
Eu acho a foto do hippie a melhor. Tá parecido com Caetano Veloso. A de vereador também é boa. A de Pastor, mais ou menos. Agora, esta que ele se "fantasiou" de Visconde é para fulerar com o CARAPEBÊS!!!! HAHAHAHAHAHAH!!!!!!!!!!!!!!

-Olha só o que um "desocupado" enviou para grear com nós: tecla para baixo, que não é doce não:

A arte de escrever

NO DOUTORADO:
O dissacarídeo de fórmula C12H22011, obtido através da fervura e evaporação de H2O do líquido resultante da prensagem do caule da gramínea Saccharus Officinarum Linneu, 1758, isento de qualquer outro tipo de processamento suplementar que elimine suas impurezas, quando apresentado sob a forma geométrica de sólidos de reduzidas dimensões e arestas retilíneas, impressiona favoravelmente as papilas gustativas e apresenta considerável resistência a modificar suas dimensões.

NO MESTRADO:
A sacarose extraída da cana de açúcar, que ainda não tenha passado pelo processo de purificação e refino, apresentando-se sob a forma de pequenos sólidos tronco-piramidais de base regular, impressiona o paladar, porém não altera suas dimensões lineares ou suas proporções quando submetida a uma tensão axial.

NA GRADUAÇÃO:
O açúcar, quando ainda não submetido à refinação e, apresentando-se em blocos sólidos de pequenas dimensões e forma tronco-piramidal tem sabor deleitável, todavia não muda suas proporções quando sujeito à compressão.

NO ENSINO MÉDIO:
Açúcar não refinado, sob a forma de pequenos blocos, tem o sabor agradável do mel, mas não muda de forma quando pressionado.

NO ENSINO FUNDAMENTAL:
Açúcar mascavo em tijolinhos tem o sabor adocicado, mas não é macio e nem flexível.

NA SABEDORIA POPULAR:
Rapadura é doce, mas não é mole não.

PERAÍ!!!!!!!! AHAHAHAHAHAHHAHAHAHAH!!!!!!!!

DÁ PA TU?????

Chico Ilo
.
(Gio): Eu não quis comentar a foto da fantasia porque o Visconde desembarcou. Sei lá... Não sei quantos dias passou no meio do mato matando onça, né?
Mas, tem outro detalhe, há controvérsias nessa história e a pergunta que se faz é qual dos dois tem usado uma fantasia?

Emerson filho de Seu Santos - Saudades sem nunca ter vivido por lá

Opa Giovana, boa tarde,
Trabalho bonito voces estao fazendo com esse blog.
Agradeço os momentos felizes que me proporcionou.
Segue uma historinha que me veio a mente.

Emerson filho de Seu Santos - Saudades sem nunca ter vivido por lá.

Pessoal, lendo o que meus irmãos (Maurus e Saulo) escreveram e de forma tão clara e real, ponho os meus pés nas ruas e praça dessa pequena e encantadora cidade.

Sou filho desta terra, com orgulho e saudade, deixei para trás essa cidade nos braços da minha mãe ainda quando tinha menos de dois anos de idade, vim para Recife, mas posso confessar que apesar de estar tão longe, sinto, mesmo pelos ouvidos, o aroma desta terra e vivo ainda andando entre ruas, casas, falando com pessoas e beirando as margens da maré que banha este tão querido e inesquecível lugar. Cresci ouvindo meus irmãos contando suas historias de infância, Maurus falando do seu time Flamengo, verdadeira seleção da rua onde morávamos, onde ele era o goleiro e meu outro irmão Sávio o mascote do time. Dos demais craques, ele fala sempre de Paulo, Benício, Vargas, Barros e Benito. Sei que era um timaço, nunca perdia, e se primeiro tempo era cruel, no decorrer do segundo tempo o time sempre alavancava uma deslumbrante e arrasadora vitória, deixando seus adversários tristes e desconsolados, pois as conquistas vinham sempre nos minutos finais da partida.
Eita história bonita!!!
Ele me contava essas histórias com tanta ênfase e emoção que sem nem conhecer fiquei fã deste timaço. Ele contava também das boas amizades e das brincadeiras com tantos detalhes que, na minha lembrança, parece que brinquei também com eles por aquelas ruas e praças. Conheço cada um dos seus amigos como se tivesse convivido com cada um deles. O outro meu irmão Saulo, me falava sobre as aventuras do seu tempo de escoteiro, das viagens de caminhão mixto, dos cantos do jamboree, das caminhadas e acampamentos orientadas sob o comando do Pe. Penha, rigoroso na disciplina e pacífico em suas mensagens e orientações cristã. Lembro das suas travessuras de rapaz, quando no dia de finados, numa distração, típica de jovens, colocou para tocar e dançar músicas de Rock n' Roll na radio/divulgadora local, sediada no Centro Social Pio XI, onde ele era o responsável juntamente com o outro amigo, José Ribamar, pela programação das músicas e mensagens. Flagrado pelo padre Penha dançando na sala com mais dois amigos tocando uma guitarra virtual. Isso lhe custou uma severa punição e um nó no seu lenço de escoteiro dado pelo próprio padre Penha que quase virou uma gravata borboleta. Ele passou uma semana morto de vergonha. Os detalhes dessa hilariante história ele mesmo deve contar depois.(obs: um nó no lenço, no escotismo, significa uma indisciplina grave cometida pelo escoteiro).

Mas quero agora quero me apresentar, como falei, sou Emerson Santos filho do Seu Santos e Alcélia. Morávamos naquela vila em frente a maré, sou ponta de rama de uma família de oito irmãos: Saulo, Tarso, Maurus, Marcus, Marcelus, Roseane, Sávio e eu, onde cada um até Roseane me conta coisa de suas infâncias vivida nessa cidade maravilhosa e me faz sentir cada dia mais macauense oriundo do lugar. E para que vocês percebam como Macau esta sempre comigo e a minha volta, certo dia no escritório do grupo Bompreco onde trabalho já a 13 anos, uma amiga que trabalhava na mesma área de nome Zélia Moura mostrou-me uma foto comentando assim o registro, - Emerson, este foi o melhor carnaval que já brinquei na minha vida! Adivinhe onde eu estava que lugar é este? E eu olhei a foto e rapidamente disse, claro que é Macau!

Ela espantada com a resposta imediata e precisa, perguntou,
- Alguém comentou com você? E eu disse claro que não. E ela mais espantada perguntou, como você sabe? Eu peguei a foto de suas mãos apontei para a mesma e perguntei, o que tem escrito nesta placa por trás de você? Ela respondeu, "Santos Fotografia", então lhe disse: você tirou esta foto na rua Pereira Carneiro em frente ao foto do meu pai, é simples...

Então pergunto a todos, como posso não ter vivido minha infância em Macau? Tomado banho em Alagamar? Subido nos moinhos de vento? Respirado o ar desta terra?Tomado um banho em sua maré? Abraçado o seu povo?


Recife pode até ter me criado, mas deita em um coração um carinho e um amor imenso por tudo e qualquer coisa que se refira a MACAU.

Um beijo a todos.

(Gio): Você e Maurus estão devendo a foto.
Abraços em Seu Santos e em toda a família. É muito bom tê-los como nossos parceiros.

Macau administrativamente

Agora me atenho aos assuntos administrativos que estão ocorrendo em Macau (muito desagradáveis por sinal). Realmente é uma pena e não podemos ficar impassíveis e aguardarmos qual vai ser o próximo e escabroso fato a nos envergonhar.
Só para vocês terem idéia, aqui em Goiânia tem um parque que é um cartão postal da cidade e uma importante e potente construtora resolveu construir um shopping vertical de fast food e clinicas médicas em uma área que no passado foi pública e recentemente um juiz deu ganho de causa ao proprietário privado (decisão polêmica que estamos questionando). Imediatamente a associação dos freqüentadores do parque (da qual faço parte), não se acomodou e estamos recorrendo ao MP, ao Tribunal de Justiça, envolvendo Vereadores, Deputados e terça-feira( 27.11), estaremos realizando uma audiência pública para denunciar os desmandos.
Estou relatando isso com objetivo de irmos à luta pelos interesses da cidade de Macau.
A população insatisfeita (na qual me incluo) tem que provocar as instituições ( MP, Câmara de Vereadores, Tribunal de Justiça, ONGs, associação de moradores, entre outras).
Nós, neste espaço resgatamos nosso passado (infância, adolescência, alguns a fase adulta) vivido em Macau, porém quando de trata do presente nos envergonhamos, entristecemos, nos indignamos e só ficamos nisso? Hoje quando nos referimos a cidade percebemos que é uma verdadeira "latinha".

Lá tinha um excelente colégio ( para onde afluíam estudantes das cidades circunvizinhas),
Lá tinha dois cinemas,
Lá tinha teatro,
Lá tinha empregos e a prefeitura não era o maior empregador,
Lá tinha casarões, onde cada um tinha sua história,
Lá tinha até posto de puericultura,
Lá tinha etc, etc e etc.
Enfim, lá tinha passado, presente e futuro.
Macau tem 132 anos, o que as autoridades tem feito para preservar a sua memória? O que temos de patrimônio histórico? E cultural? Quando vou à Macau com meus filhos, só indico aqui era isso, aqui era aquilo, sem nenhum traço do passado.
Por que isso acontece em Macau? Pela passividade dos habitantes, por administradores públicos como o prefeito atual. Bem que ele poderia me contrariar nesse quesito e gerir melhor os fartos recursos financeiros que o município arrecada.
Quando estava elaborando minha monografia do curso de comércio exterior, me detive na parte dos APLs ( Arranjos Produtivos Locais), do Governo Federal, pensei logo em Macau, se implantasse na pesca do peixe, camarão nativo, camarão de viveiro, ostra, búzio e tantos outros. Imaginei, meu Deus, quanto emprego permanente isso geraria, quanta independência financeira isso daria a centenas de famílias, quantos cursos profissionalizantes isso instituiria. Mas, abati-me e cai na real e logo me respondi, os políticos macauenses querem as pessoas independentes, que argumentos eles dariam para conquistarem os votos, se não pelas migalhas, pelos sacos de cimento, pelos tijolos, pelos eletrodomésticos? Este circulo vicioso precisa ter um fim.
Isso é um desabafo de um macauense, que mesmo morando distante, não perdeu sua capacidade de se indignar com os atos arbitrários , pelos desmandos impostos à população pela atual administração municipal.
Vamos continuar nos divertindo com nossos causos, nossas brincadeiras, porém não podemos nos ausentar dos debates políticos no que se refere a nossa querida cidade.

Abraços

Sávio

A Padroeira


ATENÇÃO: Iraquiano, Laurênio, Gio e todos do Blog.

Notícias da grande Festa.

PADROEIRA - “Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que todos tenham vida”. Esse é o tema da Festa de Nossa Senhora da Conceição neste ano. No próximo dia 28, a paróquia de Macau, realizada a abertura dos festejos da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição 2007. Uma caminhada saindo da praça das mães às 19h, até a igreja matriz, faz a abertura dos festejos. No dia 4 de dezembro, a noite será dedicada aos dizimistas, no dia 5, a noite será de muita festa com a chegada do padre Edilson Nobre, que retorna à cidade depois de uma longa temporada em Roma, além de cantores de Deus, que vão abrilhantar a noite. No dia 7, o tradicional jantar da família, onde será celebrada uma missa especial para todas as famílias presentes.

Olha ai gente!!! Está é a programação da Festa de NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM MACAU.

A Notícia é do Jornal de Fato, escrito pela jornalista Anna Santos e isso nos traz uma verdadeira lembrança e recordação do nosso tempo de Menino e Jovem Escoteiro., juntamente com as Bandeirantes (ISSO É, AS ALMAS!) Quando tínhamos que formar duas filas indianas para proteger a procisão; quando as pessoas invadiam o local da Santa e segurávamos os bastões para que ficasse maior a fila e criasse mais espaço. Era assim nossa vida em Macau. Me fez lembrar também o nosso saudoso Pe. José Luiz, quando escreveu em um jornal (O qual eu não tenho lembrança.) "QUE PRA SANTOS TAMBÉM SE ESCREVE" - Esse era o título de sua postagem no jornal e onde falava de uma carta ao querido Monsenhor Honório.

Na época, o mesmo já tinha falecido. Acho que foi em meados dos anos 60. E quem não lembra também dos Pe. convidados: Pe. TEOBALDO e Pe. JOCELIM, que depois, veio a ser Padre em Macau.

Abs. Kinkas.
Aguardando o QAP do Iraque.