quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

É DE FAZER CHORAR!!!...


VAI PIPOCAR O FREVO... FORA DO CALENDÁRIO DO CARNAVAL DE MACAU!!!?

Quando as pessoas falam que Macau é a cidade do já teve, muita gente pensa que é brincadeira ou simplesmente um mero clichê...
O tempo passa e é implacável... até o ano 2000 que era um tempo distante da gente, chegamos nele e já estamos no nono ano deste novo milênio... Trazendo essa conversa para o carnaval de Macau, quando todo mundo diz que tem o melhor carnaval do estado, não é nenhuma brincadeira nem mero clichê, o é de verdade, até pórque, é barato se brincar lá, até para os"forasteiros" que alguns insistem em chamar de turista, que seja!!!
Mas o carnaval diurno que era uma festa apenas de alegria, virou uma festa da "sujeira" e lembro que participei do primeiro carnaval do mela-mela (quando era prefeito de Macau, Kidinho, aliás, foi no primeiro ano de sua gestão que começou essa brincadeira, o ano era 1977), até certo ponto, entre poucos amigos e que tomou uma dimensão ao longo dos anos que hoje, além de ser brincadeira para muitos, tornou-se uma coisa insuportável, para alguns, inclusive para mim, que não gosto de ser melada nem jamais melei ninguém, nem amigo nem aleatoriamente; como se fosse melar fosse uma obrigação. Se se está atrás do trio elétrico tem que ser melado; não só de mel, mas de uma variedade de coisas que alguns metidos a engraçados teimam em colocar dentro da festa!!!
Paralelo a isto, o tempo passou e alguns deixaram de correr atrás do trio elétrico. Eu, por exemplo, por falta de condição física e, sobretudo, pelo que aleguei acima... No início desta década, alguém com muita criatividade (ainda no governode Zé Antônio, leia-se segunda gestão), incorporou ao carnaval de Macau, uma opção, mais do que ACEITA, para quem não tinha o que fazer à noite no período momesco, por não poder participar ou não gostar do carnaval oferecido pelo poder público... Absorvido pela velha guarda, pela jovem guarda, pela juventude e até por alguns boys (como são chamados os que já estão caminhando para o pós-adolescência), o "VAI PIPOCAR O FREVO” deu certo... tão certo, que criou uma certa inveja em alguns que não tiveram a idéia antes ou queriam (E QUEREM) usar a praça, a nossa praça, que como diz uma música baiana que ... a Praça é do Povo como o Céu é do Avião... a nossa querida PRAÇA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, para fazer oque bem entender...
Chegamos em 2009 e o Vai Pipocar o Frevo não vai mais estar dando a opção, em muitos casos, a única opção de brincar um carnaval diferente, um pouco parecido com o carnaval que tinha no Lions Club até perto do final dos anos 80... A semelhança: o carnaval da família, da terceira idade, da juventude, também do pessoal que não aceita carnaval onde as músicas banalizam a mulher, incitam a violência, que fala nada com nada; o carnaval de quem, como eu, quer voltar no tempo, com músicas de boa qualidade. O frevo que é nosso também, as marchinhas, enfim, o carnaval dos que vêem a cultura predominando, com uma proposta maravilhosa que, AGORA, 2009, querem que faça parte do passado...
Passei o final de semana em Macau e soube que o vai pipocar o frevo vai ficar fora; quando soube, fiquei tão revoltada que, se encontrasse quem teve essa idéia, MUITO INFELIZ E REVOLVANTE, diria poucas e boas. Não como dona absoluta da verdade, mas por ser uma das folionas que se preparam psicológica e fisicamente, para estar à noite na praça, se encontrar com os amigos, dançar e cantar junto as músicas que fazem parte das boas lembranças carnavalescas, da infância, da juventude; pois o dia, ficaria em casa, repousando, reabastecendo as energias; pois não pensa na COLETIVIDADE QUE QUER TER OPORTUNIDADE DE TAMBÉM BRINCAR.
Soube extra-oficialmente que o argumento é que os custos são altos para ser bancados pelo poder público; se é verdade, por que não dividir o que se gasta com o carnaval dito do "povão" ou simplesmente de quem gosta do outro tipo de carnvaval, e que quer participar do carnaval ALTERNATIVO?
Será que não estão mascarando uma outra verdade, para satisfazer os que não têm idéia ou nenhum compromisso com quem quer um carnaval decente e a desculpa é: NÃO TER VERBA!!!
Agora, pergunto ao povo macauense que, gosta do carnaval vai pipocar o frevo: vamos cruzar os braços? Vamos ficar sem brincar? vamos ficar durante o carnaval durante o dia, vendo o trio passar lá ao longe? E à noite, vamos nos contentar em ficar na frente da televisão vendo o carnaval virtual, enquanto poderíamos estar sendo protagonistas da nossa própria festa?
Cadê a opinião de quem promove a cultura dentro de Macau?
Aliás, ainda existe referência em Macau, sei disto!!!
Vamos se pronunciar, contestar, até exigir, indiretamente, haja vista que quem paga os tributos municipais ou qualquer outro, pode reivindicar um pouco de investimento naquilo que satisfaz a alma, o coração, os ouvidos, os olhos?
Cadê os formadores de opinião dessa cidade que poderiam ter uma atitude diante de um descalabro desses?
Falem!!!
Sei que todos não são “Marias vãos com as outras”.
Estou usando o blog que é a nossa tribuna para falar as coisas de Macau, sem conotação política como sempre foi a proposta, esperando que as pessoas se unam, sobretudo, os que estão em Macau para pedir ao poder público municipal que reveja essa atitude e instale na PRAÇA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, o carnaval da cultura, das famílias, colocando o PALANQUE e DANDO A EXTRUTURA NECESSÁRIA para que o IDEALIZADOR do vai pipocar o frevo suba com a banda Mestre Avelino para a alegria de muitos e muitos macauenses que estão lá e os que estão longe, mas que vão para Macau na festa momesca para estar na praça com o que há de melhor do carnaval. Se não podemos retroceder no tempo, pois é impossível, bem como ter o mesmo cenário dos carnavais de outrora, que possamos pelo menos ter o mesmo carnaval do início desta década que tenta resgatar os ANTIGOS CARNAVAIS.
O pessoal que sempre escreveu no blog de norte a sul do país, os que estão fora do país, escrevam!!!
Quem quiser se juntar a mim, escrevam no blog, mande e-mail para mim: chaguinha@trt21.jus.br ou chaguinha_sousa@ig.com.br.
É só!!!
Chaguinha de Preta, a de sempre!!!