terça-feira, 22 de julho de 2008

SOBRE IVO

Boa tarde, Giovana
Acredito que você não tenha conhecimento sobre minha pessoa, meu nome é Herbert Martins, sou artista plástico e mosaicista de Macau. Estive vendo um comentário de sua autoria no blog do meu amigo o professor Tião Maia sobre a figura do Professor Ivo José Martins da Silva, mais conhecido como Professor Ivo.
Ele é meu tio e o que foi dito no comentário, não é totalmente a expressão da verdade. Ele é irmão de minha mãe, a professora e poetisa Ida Maria Martins que lecionou muitos anos em Macau, hoje é aposentada e reside na Capital do estado.
Nas linhas do comentário dizia:

(Gio): Ivo era meu vizinho e eu morria de medo dele, porque a cada porre, quando chegava em casa, batia em todo mundo (pai, mãe e avó). A confusão era grande. Foi preso várias vezes e precisava de um montão de policial para segurá-lo.

Ele era sobrinho de Henrique Fon Fon e seu pai também era alcoólatra. É verdade que ele era alcoólatra, mais as vezes que a policia precisava chegar até a nossa casa, não tinha pacadaria não.
Ele simplesmente se entregava e os policiais até o consideravam dizendo: "Professor, o ouve com você desta vez" e ele respondia " Meus amigos, podem entrar, a casa está a disposição de vocês".
E meu avo Carlindo Martins, faleceu a muitos anos, na época ele era um rapazinho que estava fundando a primeira academia de musculação em Macau.
Não sei se você conhece o Erivan que hoje é alterofilista e que na época era o menino que olhava os treinos do professor na porta da academia que funcionava no antigo prédio da UFRN e hoje tem sua propria academia por incentivo do professor Ivo. Ele pode lhe confirmar isto.
Então esta coisa de dizer que ele batia em todo mundo é mito. As pessoas é que as vezes, batiam nele. Lembro-me de uma agressão que ele sofreu e que passou três meses no hospital sem a visão por que bateram muito em seus olhos e em outras partes do corpo e ele conseguiu escapar dos agressores sem nenhuma roupa, chegou em casa nu literalmente.
Não sabemos quem foram os agressores até hoje, mas isso já entregamos a Deus há muito tempo.
Ele faleceu vítima de infarto nos braços de meu irmão Helder Martins, em nossa casa, na época morávamos na Rua Frei Miguelinho, no Bairro do Valadão no ano de 1995.
Gostaria que as pessoas lembrassem do professor como o professor Tião Maia o descreve: "alterofilista histórico de Macau" pois ele fundou o movimento em Macau e não como o "cara que dava pancada em todo mundo", pois isso continuo dizendo, não é totalmente a expressão da verdade. Acredito que sua contribuição para o desenvolvimento cultural de nossa cidade foi dada. O Professor será lembrado sempre desta maneira por seus familiares e amigos.
"Todos nós temos defeitos, mais as virtudes são maiores".
Muito obrigado
Cordialmente,
Herbert Martins

(Gio): Oi, Hebert.
Independente do que você disse, acho que alguns comentários que fazemos na vida são reconhecidamente infelizes. Independente também do que eu poderia dizer para tentar me justificar também não seria suficiente... No entanto, além das desculpas que peço à você e a memória de Ivo, gostaria de dizer que muitas vezes, as palavras escritas possuem esse poder de expressar para além do que deveria. Minha intenção era a de revelar a imagem que minha memória infantil guardou de Ivo bêbado, do meu medo, de Dona Senhorinha chorando e querendo protegê-lo, da expressão de desespero de uma senhora com bastante idade (não lembro o nome) que ficava encostada no portão, da pancadaria e da confusão que assitia ao lado da minha casa ... Enfim, sei e reconheço que cada pessoa age como pode e, principalmente, como acha que deve ao longo de sua caminhada pela vida. No meu percurso, tenho aprendido que o fundamental para mantermos nossas consciências tranquilas, além de outros princípios, é também não julgar e respeitar as diferenças dos que convivem conosco.
Enfim, concordo com você que o que deve ser guardado são as virtudes.
Abraços,
Giovana