domingo, 16 de novembro de 2008

LANÇAMENTO DE LIVRO

Solicito a gentileza de divulgar o lançamento do livro "DAS SALINAS AO SINDICATO: A TRAJETÓRIA DA UTOPIA SALINEIRA", trabalho originado da minha dissertação de Mestrado, defendida em 2002, na UFRN, sobre o processo de organização e desarticulação da entidade sindical dos trabalhadores de salinas de Macau.
Dia: 21 de novembro.
Horário: 20:00 horas.
Local: Lions Clube de Macau.

Desde já agradeço a atenção dispensada e aproveito o ensejo para parabenizá-la pelo trabalho desenvolvido na internet junto à comunidade macauense.

Francisco Carlos Oliveira de Sousa
(professor de História do CEFET-RN, natural de Macau)

RESUMO
Este trabalho reconstitui as lutas dos operários salineiros e sua organização sindical em Macau-RN, como vias de acesso à cidadania. Realiza uma retrospectiva do sindicalismo em suas relações com o Estado, o patronato e a sociedade, no plano nacional, no Rio Grande do Norte e, de forma particular, em Macau. Estuda as origens e evolução do sindicalismo salineiro nesse município a partir das propícias condições naturais nele concentradas para a exploração do sal marinho, responsável pela atração de milhares de trabalhadores sazonais das regiões circunvizinhas. Localiza, e procura compreender, o alargamento do espaço público ocorrido no País em princípios dos anos 60 do século XX e a inserção de novos atores sociais, individuais e coletivos, dentre os quais os sindicatos. Credita à ampliação do espaço público, no qual se desenrolaram as lutas operárias, a emergência do sindicato dos trabalhadores de salinas na sociedade macauense. Questiona os fatores fundamentais que provocaram a retração desse espaço público, indica suas vinculações com o contexto internacional e discute suas implicações. Entre essas, a desmobilização sindical. Constata que em Macau esse cenário instaurou-se, notadamente, em conseqüência da repressão política e do desemprego em larga escala, ambos provenientes de um mesmo projeto autoritário-modernizador, fundamentado na Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento, implantado no Brasil a partir de 1964. Em síntese, considera a trajetória histórica dos operários salineiros de Macau como representativa da luta dos trabalhadores em defesa da cidadania.