sexta-feira, 27 de junho de 2008

UM SER CHAMADO... LINDO!!!


Nos cem anos de João Guimarães Rosa, declaro o meu AMOR, ao melhor brasileiro de Macau: Benito Maia Barros.

UM “SER” CHAMADO BENITO

Professor Benito?
Escritor, sociólogo?
Poeta?
Bena I?
O imperador?
Marujo temerário?
Ele é qualquer coisa além das salinas, além da beleza, além da vida
Do além, talvez
Disfarçado para farçar
Temido pelos “poderosos” por ter o poder da PALAVRA
Seu olhar vem lá da alma, razão de tão grande generosidade
Coração chegou ali e parou, dentro dele, pra nunca mais sair
Simples, terno, amigo, caridoso, gente boa!
Esquece dele pra lembrar de você.
É demais para os meus sentimentos!
Meio que São Francisco de Assis: Conversa com os bichos, com as plantas, com os pobres, especialmente.
Lembram da carta que ele fez para o lendário flamboiã assassinado?
E os seus cabelos brancos?...
“Ai, ai, “fico só a garapa, embaixo!”
Eu sempre digo pra ele, que a sua beleza deveria ter nascido num rabo de uma cachorra, porque nunca serviu pra ele, pra mim e nem pra ninguém á bem da verdade.
Solitário por opção, motivo de ódio para muitas moiçolas de plantão que vive até hoje na esperança.
Eu, como sou perseverante e sonhadora ...
sonho,sonho, sonho...
É nosso guardião, herói, conselheiro,
A verdadeira AUTORIDADE do nosso chão de sal
Digamos, O DEUS da mitologia macauense.
Quando vi pela primeira vez, enlouqueci completamente e vivo pensando nele até hoje.
“Um estranho chamado Benito” , ainda não sei ao certo em que essência humana devo classificar este misterioso e encantador indivíduo.

Dorotéa Dantas

(Gio): Nem eu. Afff!!!