sábado, 14 de fevereiro de 2009

POIS BEM...


Ustedes ya saben, mas voy dizer de novo, que nuestra Macau es una ciudade tradicionalmente carnavalesca. Tradición de blocos, de escolas de sambas, troças, tribos de índios y bailes de clubes con mucho frevo. Em meados da década de 80, iniciou-se esa história dos grandes trios elétricos e das músicas baianas.
Una preguntita inicial: Quem deu o pontapé inicial para essa mal fadada transformación?
Una respuestita: o Bloco Jardim da Infância, liderado por Chico Paraíba.

O que yo sei es que, de lá pra cá, o carnaval de Macau transformou-se nisso que estamos viendo. Um amontoado de bandas de péssima qualidade, una ciudad sin estructura, músicas de mucho mau gosto, que comprovadamente incentivan una série de cositas que antes no víamos em nuestra ciudad, como: uso de drogas pesada, prostituição, bebedeira e baderna.
Todos nosostros sabemos que, nos últimos 16 anos, fue Chico Paraíba e sua turma quem estiveram encarregados de contratar las bandas de fora, privilegiando artistas de fuera e deixando de fora os artistas de Macau. Pareciam a “Destac de Macau”... Sonhando que irian ganhar mucho dinheiro com aquele investimiento...
Deran com os burros n’água... O que conseguiram foi conquistar um lugar que os transformou em piolhos do poder.
Deixemos de cunversinha, de que aquele jeitinho de bobo de Chico o transforma em gente de “boa natureza”, uma pessoa boa e do bem. Me poupem!!! Ora, como puede? Todos sabem que no tiene profission, no sabe hacer nada e se ficar sem las “têtas” da mamá “prefectura”, não teria o que fazer, a não ser voltar para La Empresa Cabral. Aí!!! O desespero da administration da Cabral estaria instalado... Siempre fue assim, los cabralitos ficam doidinhos pra administrar las atrapalhadas que ele cria quando se mete na Cabral.
Ora, como puede? Todos sabem que quando fue vereador, em cuatro ou cinco legislaturas, fue presidente de La Camara e fue processado por desvio de verbas e mau uso do erário público, sendo cassado. Desde então, nunca mais conseguiu se eleger. Además responde a processos que revelam su naturaleza moral (que não vale a pena ser citado, mas que são gravíssimos... de arrepiar qualquer um).
Como gestor público tiene um histórico muy poco calificado, com pocas realizaciones e una extensa lista de escândalos e confusões que prejudicaram la imagen del poder publico local. Só para citar algunos, lembro a agression ao prefeito de Carnaubais Sr. Luizinho, em 2006 na Praça da Conceição; e ao atual Presidente da Fundação José Augusto, o Sr. Crispiniano Neto. Esse acontecimiento, inclusive, tornou-se notícia na imprensa estadual e prejuízos a Macau, pois a Fundación cortou verbas, em torno de 300 mil reais, pois o município não estava correspondendo às normas da cultura estadual. Segundo o Secretário da FJA, “se o senhor Chico Paraíba chegar ao meu gabinete eu o recebo e digo-lhe todas as verdades, que se ele continuar a frente da cultura de Macau, certamente nossas relações serão muito difíceis, porém, se ele chegar à minha casa, soltarei meus cachorros em cima dele.”
Para encerrar meu desabafo (embora anônimo, sei que represento um grande grupo de pessoas que pensam como eu), queria dizer que, apesar disso, acho que Chico Paraíba está no local cierto. Ora, as personas sérias dessa ciudad saben que el atual prefeito de Macau tiene ódio de cultura, então no poderia colocar otra persona pra dirigir a cultura. Para mim, essa ação desastrosa só servirá para aniquilar a cultura de Macau, mas o tiempo e a história irão resolver. Eles podem até fazer o que estan fazendo, porém nuestra cultura e o sangue combativo de nuestra cidade irão se defender e resgatar Macau desse inferno. A historia dirá....
Para finalizar una otra perguntita: Quien está desarticulando o Proyeto VAI PIPOCAR O FREVO?
Una otra respuestita: Aqui em Macau, todo mundo sabe que o principal mentor dessa desarticulação é o mesmo sujeito.
O Projeto VAI PIPOCAR O FREVO foi um projeto que deu certo, que produzia, tocava e incentivava a disseminação do frevo tradicional em nossa cidade, já que a mesma está totalmente contaminada pelo inferno baiano, (Leia-se Axé-music).
Abraços,
O Mestre (o retorno)