domingo, 14 de setembro de 2008

MTV, URUCU E MACAU


Hoje, um domingo sem graça, estava fazendo um pouco daquilo que todo domingo inspira (ou seja, NADA) quando me deparei com um programa fantástico na MTV: Um especial do PARALAMAS DO SUCESSO e BANDA CALIPSO.
Dois pensamentos vieram imediatamente à minha mente. Primeiro: será que essa mistura dá certo? E segundo: João Vicente não pode deixar de assistir esse programa, nem que seja em Urucu.
Sim, porque foi o Visconde quem me apresentou "Joelma" da Banda Calipso. Pense numa mulher "gasguita" de esperneado estranho!!! Ele comprou todos os "piratões" da Banda Calipso e me obrigou a ouví-los várias vezes. Ao final, acabei gostando desse negócio...
E hoje passei a gostar mais ainda. Sei que minha opinião tem preconceito envolvido, mas ouvir as palavras de Hebert Vianna sobre a genialidade de Chimbinha na guitarra foi surpreendente. Ouvir o baterista dos Paralamas dizer que aprendeu muito com o baterista da Banda Calipso foi muito bom. Saber que os músicos dos Paralamas foram para esse encontro apostando em algo pitoresco e se surpreenderam, enquanto os integrantes da Banda Calipso se prepararam ansiosos pelo encontro, foi incômodo. No entanto, senti um orgulho muito grande ao ouvir que OS PARALAMAS DO SUCESSO não serão mais os mesmos depois desse encontro com a BANDA CALIPSO.

Enfim, assisti e me emocionei muito. Como a música brasileira é rica e interessante! Como existe uma diversidade na nossa cultura! E o mais incrível, como, apesar de diferentes, os estilos e nossa cultura tem uma só identidade.
Muito bonito mesmo.... Vale a pena assistir o ESTÚDIO ESPECIAL deste mês de setembro, o "making off" do especial que a MTV gravou com as duas bandas.
E Viva Banda Mel, João Vicente, Joelma, Chimbinha e Hebert Vianna!
........................................................
Quanto à nossa festa. Esse ano foi diferente, mas foi tão boa quanto a anterior. Algumas ausências e novas presenças.
Quero deixar meus parabéns aos novos organizadores: FERNANDO e ALDENISE, que organizaram tudo com um amoroso cuidado.
Também quero agradecer ao poema escrito (de improviso) por João Vicente, o qual nossa brilhante e dourada mestre de Cerimônia deu o devido valor com sua voz e teatralidade. Vale, Dorotéia! A cigarra de novo cantou bonito no alto da algarobeira.
Nossa! Como foi bom encontrar Kinkas, Dona Nair e Seo Joca, Birinha, Albimar, As Almas, Darcy, Nelinho e Joaninha, João Vicente, Bruna Lombardi e tantos outros. Meu irmão Caetano puxou uma dança que me deixou toda troncha. Adorei mesmo.
E nos aguarde na 3a edição... Né, Fernando? Vamos manter nossa equipe e não deixemos que nosso intuito inicial esmoreça: Vamos dar prosseguimento ao resgate de nossa identidade macauense! Vamos continuar ampliando e marcando essa data como o momento do GRANDE ENCONTRO ENTRE MACAUENSES.
Abraços, Giovana
.
P.S.: Gostaria de receber uma cópia do poema de João para publicar aqui.