domingo, 30 de agosto de 2009

PRÉ-SAL VAI FINANCIAR EDUCAÇÃO


Fonte: Jornal do Commercio - PE

Data: 28/08/2009 09:26

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que o modelo de exploração do petróleo na camada pré-sal terá de ser modificado e disse que os recursos serão carimbados para uso em educação, ciência e tecnologia e combate à pobreza. A camada pré-sal é a megajazida de petróleo situada no litoral do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.“Não conheço um empresário estrangeiro que diga que as coisas devem ficar como estão. Todos eles dizem publicamente que entendem como normal que o Brasil mude as regras. Mas no Brasil sempre aparecem aqueles cidadãos de segunda classe que acham que não podemos fazer nada, mas vamos fazer porque é importante pra nós”, afirmou.De acordo com Lula, os recursos com a exploração do petróleo terão uso reservado e não vai deixar “que o companheiro Mantega venha contingenciar o dinheiro”. “O petróleo precisa dar duas coisas sagradas para o Brasil, precisa resolver o problema de atraso educacional e vamos ter que investir em inovação tecnológica”, afirmou. “Temos que ter conhecimento e utilizar parte desse dinheiro para tirar o povo da pobreza.”As novas regras para exploração de petróleo serão apresentadas na próxima segunda-feira e devem envolver participação mínima da Petrobras nos consórcios de empresas e repasse garantido ao governo dos valores obtidos com a atividade.

CRISE E IMPOSTOS

O presidente também defendeu mecanismos para garantir a arrecadação tributária no País. “Vivemos o maior processo de desoneração deste País. Toda vez que o Estado desonerar tem que encontrar um jeito de pagar seus compromissos. Não é possível ter um Estado forte com arrecadação fraca. O maior exemplo é a Europa, que garante bem-estar social e tem a maior carga tributária.”Sobre a crise econômica global, o presidente ressaltou o arrefecimento da turbulência que atingiu mercados e economias de todo o mundo, afetando a capacidade industrial e de consumo e prejudicando empregos. “Não é que não temos mais crise. O que está acontecendo na verdade é que a água não está mais fervendo, a água está morna. O pessimismo de três meses atrás, quando não sabíamos o que ia acontecer, passou.”

GOVERNADORES

O Palácio do Planalto não cogita a possibilidade de adiar o lançamento do marco regulatório do pré-sal, previsto para a próxima segunda-feira, como sugeriu ontem o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, para rediscutir o modelo de partilha dos royalties com as unidades federativas.Lula receberá no domingo os governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, do Espírito Santo, Paulo Hartung, e de São Paulo, José Serra, de acordo com um assessor próximo ao presidente Lula.Ontem, Cabral disse que no encontro, ele e Hartung pedirão ao presidente que adie o lançamento.O presidente, no entanto, vai manter a programação, e cogita não fechar a discussão sobre a partilha dos royalties do petróleo a ser extraído e deixar esse debate para o Congresso Nacional, para onde o projeto será encaminhado.Os governadores que se reunirão com Lula demonstraram descontentamento com o modelo de partilha de royalties, alegando que haverá perda de arrecadação.O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, se reuniu com Cabral e Hartung recentemente para tratar do assunto. O governador do Rio de Janeiro disse também ter conversado por telefone com o presidente Lula, mas ainda assim diz que mantém a posição de não comparecer à cerimônia de lançamento.

.

".... AGORA VAI !!!!! "

"Tia": "ELA" VAI ????? ... Tem serviço de "segurança" no "fregue" ???

PZ

Estudando o Pós-Sal