quarta-feira, 19 de agosto de 2009

SOBRE A ESPERA


Oi, Vilma.
Adorei seu texto. E, pelo que trata, queria compartilhar com você e com todos a existência de um livro (quase de bolso), cujo autor é um filósofo fracês, que se chama André Comte-Sponville. O título é A FELICIDADE, DESESPERADAMENTE e trata da esperança da espera. Para ele, a desesperança (deixar de esperar) é um caminho muito mais seguro para alcançar a felicidade.

Por outro lado, para Freud:

A questão do propósito da vida humana já foi levantada várias vezes: nunca, porém, recebeu resposta satisfatória e talvez não a admita. (...) Ninguém fala sobre o propósito da vida dos animais (...). (...) os próprios homens, por seu comportamento, mostram ser o propósito e a intenção de suas vidas. O que pedem eles da vida e o que desejam nela realizar? A resposta mal pode provocar dúvidas. Esforçam-se para obter felicidade; querem ser felizes e assim permanecer. (...) Por um lado, visa a uma ausência de sofrimento e de desprazer; por outro, à experiência de intensos sentimentos de prazer. Em seu sentido mais restrito, a palavra "felicidade" só se relaciona a esses últimos - FREUD, Sigmund. O Mal-Estar na Civilização. Rio de Janeiro: Imago, 1997, p.23-24.

Então, posso entender que estamos sempre nos colocando em encruzilhadas, embora entenda e ache que seu raciocínio está corretíssimo. Mas como é difícil deixar de ter expectativas e de esperar pelos encontros...

Bjs., Gio