sexta-feira, 14 de março de 2008

SOBRE A FOTO


Giovana, ainda que atrasado, quero parabenizá-la pela conclusão da sua tese sobre um tema que sempre me causou muita curiosidade: A passagem dos americanos por Natal.
Eu conheci aqui em Porto Alegre um General que serviu ao exército em Natal durante a segunda guerra e me contou muitas histórias do seu relacionamento com os militares americanos e me mostrou centenas de fotos de uma Natal pequena de impressionante. A chegada de vários navios americanos carregados de aviões e armamentos e milhares de militares causando muita perplexidade na polulação. A construção da base aérea e do oleoduto construído do Porto de Natal a Parnamirim, a chegada dos presidentes Vargas e Rosevelt, enfim, muitas coisas que aconteciam em uma Natal de apenas 50 mil habitantes. Mostrou-me fotos aéreas maravilhosas com a praia de ponta negra deserta e eles, os militares, passeando de jeep, e uma impressionante foto aérea dos navios no porto do Lamarão e das salinas de Macau. Um verdadeiro show de fotografias.
Sobre a foto aérea de Macau que você colocou agora no Blog, Benito me enviou e eu a coloquei no meu protetor de tela e até hoje causa muita curiosidade entre a "gauchada" que já foram, alguns, incluisive, conhecer Macau. Ficaram impressionados com a preservação em Barreiras e Diogo Lopes e com a quantidade de unidades de bombeios de Petróleo.
Em dezembro, saírá uma expedição de loucos daqui de Porto Alegre em direção a Recife, de onde irão, em um veleiro para Natal e talvez Macau e Areia Branca.
Haja loucura.
Toinho