sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Chaguinha de volta e devota

Peço licença às pessoas que acompanham este blog para enviar este relato.

Das fotos postadas neste blog, umas das que mais me emocionaram foram estas da Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, pois me remetem a um passado já distante quando, no dia 15 de agosto de todos anos, até que meu pai se aposentasse do Matarazzo, em 1975, haja vista que era Mestre das Barcaças Canopus e Rezi, e levava uma boa parte dos fiéis que acompanhavama procissão marítima.
Era um dia muito significativo para nós, filhos de DAGMAR RODRIGUES DE SOUZA, chefe do Tráfego da Companhia de Navegação Paulista Matarazzo.
Era um orgulho indescritível ser filho/filha daquele, cuja vida foi pautada na discrição, elegância, educação, profissionalismo; sobretudo, quando éramos guiados por ele na festa de "Gala" para os Marítimos. Quem acompanhou as Procissões Marítimos em Macau, sabe o que significava aquele dia.
Era dia de roupa nova ou bem engomada; sapatos novos ou engraxados; os meninos tinham que ir para o barbeiro (não cabeleireiro, como hoje) cortar o cabelo; dia diferente para quem foi criança no interior pois tínhamos a roupa da missa, da procissão, do domingo, enfim, dos dias especiais....


És ó Virgem dos Navegantes,
a bela estrela do Mar...
És farol de luz constante
sempre o céu a nos guiar...

Viva Nossa Senhora dos Navegantes,
Padroeira dos Marítimos!!!

Obrigada a quem postou estas fotos.
Chaguinha