domingo, 12 de agosto de 2007

Regina: Meninos do Padre

...'descobri que minha arma é o que a memória guarda dos tempos da PanAir...'

Hoje acordei cheia de lembranças. E, enquanto minha neta não chega para o almoço dominical, vou contando estórias para preencher a minhaprópria saudade e a dos viajantes do blog. Era um tempo de fartura, com o porto em pleno funcionamento, barcaças trafegando no Piranhas, navios atracados no Lamarão. Sindicatos fortes, pastoril, fandango, boemia, cabarés. Festas da Padoeira, carnavais.

No apogeu da indústria salineira, chegou em Macau um padre polêmico, ousado, de temperamento forte que, aliado a outros cidadãos ilustres, mudou a história da cidade com a criação do Ginásio Nossa Senhora da Conceição. Padre Penha, figuraça, que fez parte da vida de muitas gerações, não apenas de Macau, mas das cidades vizinhas, Pendências, Alto do Rodrigues, Afonso Bezerra, Pedro Avelino, pois criou a Casa doEstudante, que funcionava na Praça da Conceição. Eram os meninos e meninas do Padre, Escoteiros e Bandeirantes, aos quais ele entregava os destinos da Casa Paroquial, do Centro Social Pio XI, do Ginásio do Padre, da gráfica. A relação nem sempre era pacífica. Ele era uma barra (e, segundo Vilma Pinheiro, ainda é), quando algo não saía como determinara. Dava cada carão em Padinho (irmão de Zélio) que abalava as estruturas do Pio XI. Dedé de João Bento não agüentou o tranco e pediu demissão.

Eu tinha uns 13 anos quando ele me chamou para trabalhar na Sacristia, pois havia ‘brigado’ com Dita de Ivanaldo. Comecei vendendo as fardasdo Ginásio e depois assumi a secretaria da Paróquia, cujo posto perdi para Vilma Rejane tempos depois quando virei 'secretária particular' no Pio XI. Era especializada na tradução da letra dele, cargo que ninguém queria.

Graças àquele ‘emprego’ (mesmo passando quase um ano sem receber salário), hoje, apesar das inúmeras reformas da previdência, já posso me aposentar. Ainda na ‘flor da idade’, viu pessoal! Valeu, Padre Penha!!!

1. Irmã Mary, ao centro, cercada pelo então diácono, Lucas, Padre Jocelin, Padre Penha e Padre Marc. Esta foto foi tirada em 1970, no quintal da 'Casa das Irmãs', nos fundos do estúdio de Seu Santos.


2. Regina, Painho e Vilma Rejane, em festa no Lions


3. Colônia de Férias, Centro Pastoral em Ponta Negra, 1971. Padre Penha enviava sua equipe para 'reciclagem espiritual' com Padre Hudson Brandão. Vemos aí, Padre Hudson (esse gatão com a mão na cintura), Manolo, Hailton Marques, Maurício (primo de Manolo), Vilma Rejane (arrasadora), Gracinha de Uda, Regina (querendo ser hippie) e Mazinho (o gáton) sentado.

p.s. vale dizer que Eles já eram grandes, viu Sávio? eu é que era precoce (kkkkkkkkkkkkkk)...

Foto sem legenda