quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Notícias da AMARRIBO - importante

Por 6 votos a 3, a Câmara Municipal de Ribeirão Bonito abriu na noite do dia 3 de dezembro, em sessão tumultuada, processo de cassação contra o prefeito Rubens Gayoso Junior, por ter assinado com o jornal Primeira Página de São Carlos um contrato lesivo ao patrimônio público.

A sessão foi acompanhada por cerca de 200 populares e por centenas de ouvintes da Radio BJFM, que também transmitiu a sessão via internet, e teve cerca de 40 pessoas acompanhando à distância, inclusive no exterior.

O três votos contrários foram proferidos por vereadores do PT, o mesmo partido do prefeito, e receberam longas vaias dos presentes, tendo a sessão que ser interrompida por alguns momentos. Na saída o vereador Domingos Martins Cirqueira, que é funcionário da prefeitura, e fiel defensor do prefeito foi também vaiado pela multidão. Não há dúvida que os vereadores do PT votaram contra as evidências existentes no processo, pois o assunto já foi amplamente investigado e já é objeto de uma ação civil pública no fórum de Ribeirão Bonito. No afã de defender o patrão, e justificar o seu voto, o vereador Domingos Martins Cirqueira desqualificou todo o trabalho feito pelo Promotor de Justiça da cidade, Marcel Zanin Bombardi, e da própria justiça, que acatou a denúncia e abriu uma ação civil pública. Ele alegou que não há evidências de irregularidades, o que é evidentemente um absurdo.

O outro vereador vaiado, e que é suspeito de ter negócios com a prefeitura com o uso de laranjas foi Florisvaldo Barbosa do Carmo.

Mesmo sendo do PT, o vereador Eduardo José Doimo votou pela abertura da Comissão Processante. Ele alegou na saída que nunca teve dúvidas sobre como votaria, e que vai seguir a linha da honestidade.

Na mesma sessão foi formada a Comissão Processante, que é composta pelos vereadores Aparecido Donizeti Galhardo, presidente, Moacyr Nunes da Silva (relator), e Domingos Martins Cirqueira (membro). Segundo o decreto Lei 201/67, a Comissão tem 5 dias para iniciar os seus trabalhos.

O Presidente da AMARRIBO, Josmar Verillo, se declarou confiante de que a Comissão vai fazer um bom trabalho, pois os vereadores Aparecido Galhardo e Moacyr Nunes da Silva são independentes e honestos. Acrescentou que os votos dos três vereadores do PT, José Geraldo Izidoro Filho, Florisvaldo Barbosa do Carmo, e Domingos Martins Cirqueira são vergonhosos para a cidade, pois votaram contra as evidências a mando do prefeito, e esse fato dá uma indicação de que a luta contra a corrupção na cidade vai ser uma luta longa.

A Comissão tem agora 90 dias, improrrogáveis, para apresentar o resultado.