domingo, 24 de fevereiro de 2008

HISTÓRICO DOS FILHOS DE GANDHY


Priziacas, essa é uma pequena homenagem ao filhos de gandhy. Bloco Carnavalesco da Cidade de Salvador-Bahia. Para que todos tenham um pequena ideia de como surgiu.

Em 1948 os estivadores eram tidos como privilegiados, dadas ascondições econômicas da época que lhes favorecia e ao fato de não terempatrões. O trabalho era fiscalizado pelo próprio sindicato dosestivadores, o que lhes conferia um certo status. Data desse ano afundação do bloco 'Comendo Coentro', composto de um caminhão em que seinstalou vários instrumentos musicais, seguido dos estivadores,trajados finamente com o que de mais elegante existia: roupas de linhoimportado, chapéus 'Panamá' e sapatos 'Scamatchia'. A festa era regadaa muita comida e bebida e os estivadores chegavam a alugar barracaspara a farra carnavalesca. Em 1949 com a política de arrocho salarial,numa verdadeira economia de pós-guerra, o Governo Federal interviu nossindicatos, inclusive no sindicato dos estivadores, o que fez decair arenda dos sindicalizados. O 'Comendo Coentro' não pôde sair às ruasdevido à crise financeira que se abateu sobre os estivadores e porqueeles não queriam desfilar em condições inferiores às do ano anterior.Surgiu, então, a idéia de levar um 'cordão', ou bloco de carnaval,idealizado por Durval Marques da Silva, o 'Vavá Madeira', com o apoiodos demais estivadores: Antônio de Emiliano, Aloísio Gomes dos Santos(Gaiolão), Fidelis Manoel dos Anjos (Panguara), Edgar Antônio Querino(São Cosme), Almir Passos Fialho (Mica), Homero Rodrigues de Araújo,Hilário José de Santana (Bigode de Arraia), Pedro Ferreira dos Santos(Pedro de Oiá), Francisco Xavier do Nascimento (Balbúrdia), EduarlinoCrispiniano de Souza (Dudu), Bráulio José dos Santos, EvilásioSacramento (Baé), Hamilton Ferreira dos Santos (Lobisomen), JaimeMoreira de Pinho (Bexiguinha), Hermes Agostinho dos Santos (Soldado),Manoel Nicanor das Virgens (Zoião), Arivaldo Fagundes Pereira(Carequinha), Máximo Serafim Mendes (Quadrado), Manoel José dos Santos(Guarda-sol), Domiense Pereira Amorim (Domi), Cândido Rosendo de Matos(Cândido Elefante), Domingos Assis (Cara Feia), Claudionor JoaquimRibeiro, Suther Carlos Sacramento, Eduardo Teodódio dos Santos, GeraldoFerreira da Costa (Tristeza), entre outros. Arrecadaram dinheiro eforam às compras, adquirindo lençóis para serem utilizados na confecçãodos trajes, barris de mate e couro, com os quais construíram ostambores utilizados no acompanhamento do cortejo. O nome do bloco foisugerido por 'Vavá Madeira', inspirado na vida do líder pacifista
Mohandas Karamchand Gandhi,trocando-se, entretanto, a letra 'i' por 'y', com a intenção de evitarpossíveis represálias pelo uso do nome de uma importante figura docenário mundial. Batizou-se então o bloco com o nome 'Filhos de Gandhy'.

Peço descupas por não poder ainda, postar fotos minhas. Porque é necessario que eu vá a Salvador para procurar no Album e qual o fotógrafo responsavel.

Abração Kinkas.