quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

VOCÊ SABIA?


- Que Dona Rosarinho, esposa do finado Zé Guilherme e mãe da jornalista Regina Barros, é irmã do senhor Benedito da Casa Vitória?
- Que Paulinho de Macau nasceu em Mossoró?
- Que o grande poeta macauense Gilberto Avelino nasceu em Assú?
- Que José Heliodoro de Oliveira foi prefeito três vezes na cidade de Macau, duas pelo voto e uma resultado do afastamento do ex-prefeito Albino Melo?
- Que o ex-prefeito Albino Melo não jogou as chaves da porta da frente da prefeitura de Macau na maré, como dizem, foi as chaves do almoxarifado?
- Que segundo a minha tia Cícera, eu nasci no ano de 1959 e não no ano de 1958, como disse a minha mãe Maria do Bar e está registrado nos meus documentos? Para o meu deleite, só completarei cinquentinha em 2009. Mas oficialmente é esse ano...
- Que Nezinho, que o chamavam carinhosamente de biquíni pra burra, era meu primo?
- Que Dona Líbia, casada com meu Tio Orlando Paiva, se chama Maria Menezes Paiva e não tem Libia no nome? O nome Líbia foi tirado no dia do seu casamento.
- Que Seu Agripino, o alugador de bicicletas, está vivinho da silva e com 102 anos? Andando e lúcido.
- Que os senhores Godofredo, Augusto Coutinho, Manoel Maia, João Maia, Raimundo da Padaria, comerciantes e estivadores macauenses, eram nascidos no Ceará?
- Que o nome do Bar Zênite, que significa a hora em que o sol está no pingo do meio dia, recebeu esse nome pela sua localização geografia? Uma esquina.
- Que o nome de Macau pode não ter sido originado do vocábulo A-ma-gao como diz Câmara Cascudo e sim das Araras-Macau que viviam na região na época colonial em Macau, como levanta a hipótese Olavo de Medeiros Filho, no livro UM GRANDE RIO E MACAU de Getúlio Moura?
Sabiam não? Nem eu...

Tião Maia