terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

NÃO SABIAM? EU SEI!


Êi vocês aí. Vocês estão todos num sei que lá.
Parem de fazer política com meu nome. Meus neurônios chamuscados se regeneraram e funcionam que é uma beleza. Ou vocês não sabem que eu sei que Seu Raimundo Alfaiate, pai de Toinho, “ O Oráculo”, já foi governador do estado do RN no tempo que o Presidente da República do Brasil era Gregório de Matos? Não sabem? Eu sei!
Ou que Dona Roxinha, foi a Imperatriz de Alagamar e administradora Companhia Comércio e Navegação no tempo em que finado Miro, meu sogro, (depois de morto) tocou fogo no estaleiro da Companhia, na Rua da Frente. Não sabiam? Eu sei! E que Vandinho, o estressado pai da professora que tá endoidando com duas mil, oitocentos e trinta e quatro teses (2.834) era quem trabalhava como artista nos filmes de faroeste exibidos nas memoráveis tardes de domingo nos matinês do Cinema São Luiz. Ele entrava por trás da telona, trocava de roupa, aparecia nos filmes e depois saia de fininho. Só fazia isso porque o irmão dele, Zé Oliveira, era o dono do Cinema.
Não sabiam? Eu Sei! Que Finado Seu Quinha morreu de um ataque cardíaco e não de um choque elétrico. Ele caiu no chão molhado da chuva na Rua Alecrim. Não sabiam? Eu sei!
Que Câmara Cascudo jogava gamão com Albino Melo e Zé Barbosa, fazia tripla no gamão e desafiavam, Vladimir Lenin e Manoel Gonçalves, o português da ilha e sempre ganhavam porque treinavam muito. Que Gipão foi casado com Cambraia. Que Aponga foi Juiz de direito e mandou prender Baetel, que depois de preso, na delegacia, soltou-se dos soldados e deu uma surra em Aponga. Que Capão, Barrão 70, Batista Doido, Boi Veaco, Mamão formavam uma quadrilha de estelionatários do INSS chefiada por Babaquara e Cutroco. Depois descobriram que eles eram apenas laranjas. Vocês pensam que eu não sei que meu pai, Seu ceará, chamava rapariga de Égua, carro de chata, fato de boi de depósito de bosta, mocotó de sapato de boi, amante de noiva. “Tornei-me um ébrio”, ele dizia, tornei-me uma lebre. São sabiam? Eu sei!
Que Ivan Amaral é irmão de Chiquinho Gama. Que Manoel dos índios é primo do Cacique Juruna. Que Agripino da Sopa montou uma parceria com Fura Mundo e o produto da venda comercial era sopa. Que Samuel Borja da Câmara foi o primeiro proprietário de táxi em Macau e seus carros eram Jeeps que andavam debaixo dágua.
Que Nabunda, em seu famoso bote, desceu as cordilheiras dos Andes em uma corredeira de alto risco e veio esbarrar em Macau. A batêra vinha com tanta velocidade que Cabo China gritou da rampa do Matarazzo (assim com dois “z”):
- Alto Lá! Pare em nome da lei! - Nabunda parou e Cabo China disse:
- Teje preso. - E levou o individuo preso. No meio do caminho, de cima da varanda do antigo Sindicato da Estiva. Cristovão estivador gritou:
- Ê Cabo China, vai levando na Bunda, heim?
Cabo China invocou-se e disse.
- Nabunda, vá embora, teja solto!
Que Chico dos “Esprítos”, tomava todas e escrevia em um caderno. Depois de bom ninguém entendia aqueles garranchos. Então perguntavam:
- Seu Chico, o senhor faz o que pra entender isso? – Ele respondia em cima da bucha: - Tem nada não. Eu tomo outro porre e entendo tudo.
Não sabiam? Eu sei! Eu estou inoxidável! Meio século de muita vida. Novinho em folha, agindo, estudando, amando e curtindo a vida. E é claro, trabalhando feito um burro e ganhando pouco. Afinal de contas sou professor, mas adoro a minha profissão. Cá estou eu, como a lebre disse a raposa, vivendo, cantando e caminhando. De foto nova e tudo (fui o Mestre de Cerimônias da semana pedagógica). Inexorável!!! Que absurdo!
Beijos
Tião Maia