domingo, 24 de fevereiro de 2008

SOBRE O CARNAVAL


Como prometi que depois faria as minhas considerações sentimentais, estou cumprindo o prometido...

Aos que não puderam ir para o carnaval em Macau ou ainda não espiaram o blog depois do mesmo...Não brinquei o carnaval nos anos de 2005, 2006 e 2007 por motivos de saúde e este ano arrisquei brincar pelo menos no cordão da fantasia e uma noite no vai pipocar o frevo... para minha surpresa brinquei de sábado a segunda no pipocar; saí no domingo no brega da luz vermelha; e na segunda no cordão da fantasia; pois voltei para casa na terça feira pela manhã, para não abusar, pois Deus já foi generoso demais em me fazer cantar “... voltei Macau, foi a saudade que me trouxe pelo braço...”

Achei bacana o que o prefeito fez, em relação ao estender o trajeto até o bairro do Maruim, a avenida (última rua de Macau, no sentido pista/valadão), ficou bacana demais, arejada, espaçosa; além de ter prestigiado alguns moradores de ruas que não tinham acesso antes deste carnaval para ver a passagem do trio elétrico.

No domingo à tarde, saí no brega da luz vermelha que juntou uma turma legal no QG no apartamento de Marcos Oliveira, inclusive a estrela do brega: Cláudio Galeno; saímos pelas ruas e encontramos o trio elétrico já indo para o Maruim em sua última passagem e fomos o último carro e, ao chegar no Maruim, me dispersei da turma e entrei no meio da multidão do trio elétrico, já estava escuro e, por sinal, a música que tocava era“... EU QUERIA QUE ESTA FANTASIA FOSSE ETERNA, QUEM SABE UM DIA A PAZ VENÇA A GUERRA? (quem sabe?)...” e chorei, (porque o carnaval me emociona demais!!!, inclusive já comentei no ano passado aqui no blog que, uma das coisas que me fazem ficar triste é saber que, quando morrer, vou deixar uma das coisas mais queridas e amadas da minha vida: o carnaval de Macau); anonimamente, haja vista que só vi gente conhecida nos carros que iam atrás do trio e me juntei àqueles desconhecidos que, por sua vez também se juntaram aos macauenses para fazer o melhor carnaval do RN (quiçá do mundo!!!).

Lembro-me do primeiro ano do trio elétrico em Macau (1977), primeiro ano da Administração de Kidinho como Prefeito, bem como do primeiro ano de “OS FUTURISTAS”, o eterno bloco da minha vida; e as músicas eram as de Caetano Veloso, Dodô e Osmar; hoje o que se houve é música, além do axé, aquelas que, depois do carnaval, necessitamos de uma lavagem cerebral para tirar asujeira impregnada na mente, músicas que sugerem violência etc;...lembro-me que foi também o primeiro ano do mela-mela, diferente do que se vê hoje, é intensa a sujeira aonde as pessoas confundem sujeira com brincadeira, aonde usam colorau, margarina, farinha de trigo, tinta, lama etc... Lembro-me que, quando brincava no trio elétrico nunca gostei de melar ninguém e odiava quem me melava, tinha amigo meu que ficava preocupado comigo, porque eu ficava xingando às pessoas; em 1998 jogaram sujeira no meu olho direito e me deixaram de lembrança por alguns dias,uma infecção. Acho legal quem quer se melar, é uma escolha pessoal, mas melar as pessoas somente por que é carnaval, não tem nada a ver; o bom é que se mele quem quer ser melado, do contrário, já é hora de que se use a consciência e deixem os outros brincarem paz, afinal, carnaval também é limpeza!!!

Existem idéias que, a gente fica boba, por não ter sido testada antes, portão simples (como aquela história do ovo de colombo) e, quando a gente percebe concretamente que aquela idéia se tornou realidade, lindamente, como o cordão da fantasia, apesar do quorum não ter sido o que eu esperava.

Encontrei em Macau com minhas meio primas Nádia, Nisia, Neila, Norma e Berg, esposo desta última, foi uma alegria imensa, porque elas também representam muito bem o carnaval de Macau.

Estive com Lourinha e Helena com suas fantasias criativas, ao lado dos seus respectivos, foi bom demais vê-los bem como Ivanaldo e esposa. Também quero registrar as pessoas com quem estive durante o carnaval a partir deMarcos Oliveira e Viviane, acompanhados do meu ex-professor de direito empresarial, Artur e esposa; Zé Márcio, João Vicente, Rosarinho Barros, Gustavo e Anete, Zezo e Fatinha, Titil irmão de Zilda de Zé Lopes, Tiquinha de Zé Braga, Leninha, Maria e Francisco, Zezé Filgueira, Elza, Marcelo de Seu Alu e Adailde, Robson de Chiquinho Arara, Terezinha Barros (no baile da saudade), Rejane, Lúcia Jácome e Ceiça, Cleone, Clécia,Rosângela Oliveira e Rogério, Janete, Régia e Marquinhos, Benito, EduardoLemos e esposa, Tião Maia, Dorotéia, Denise e Leão, Celeste e Kidinho,Sônia e Tarzan, Marisa e Ademar, Ivanaldo e Dita, Bosco e Edinete (futuros vovôs), Aleuda, Lúcia, David, Maninho, Sieuliton, Claudinha, Zé Naide e esposa, Albimar, Celeste Meneses, Ivanildo Queiroz, Nelson Mendonça, enfim, foi um grande reencontro, revi muita gente bacana.

O brega da luz vermelha já pegou, embora não simbolize o carnaval de nossa infância, adolescência, juventude... no entanto, o cordão da fantasia já aconteceu no melhor estilo com a voz de Leão Neto e administração de Renan Ribeiro e sua Sheila, bem como Tião Maia. Este bloco já representa o carnaval de antigamente, das famílias, da alegria, de um encontro maravilhoso.

Foi linda a homenagem que Leão Neto fez a Dona Colô (é assim que se escreve?) ao passar pela Mal. Deodoro, em frente à casa da homenageada. O cordão da fantasia saiu da Praça da Conceição e seguiu pela Rua Pereira Carneiro aonde se encontravam muitos moradores em suas portas para verem o cordão, algo diferente dos últimos carnavais em que as pessoas só viam o trio, de longe; seguiu pela João Teixeira e entrou na Frei Miguelinho, depois a 13 de Maio, seguindo pela Marechal e entrando em outras ruas até chegar ao corredor da folia, até o encerramento no centro da cidade, foi um encontro com o passado (não que os personagens nem o cenário sejam os mesmos, pois muitos já não estão fisicamente entre nós, pelo contrário, somente em nossas lembranças), mas ao passar pelas ruas, muitas pessoas estavam sentadas em suas calçadas ou suas portas, prestigiando, como na casa de Amélia, aonde estavam a mesma, Dona Mariquinha, Elbe e Júnior e outros, como antigamente, que as pessoas ficavam esperando os blocos passarem em suas ruas.

Quero dizer a todos os que fazem o blog macau80, por favor, estejam em Macau no próximo ano, e é bom que se vá de fantasia, a que se adequar ao seu perfil, pois foi lindo demais!!! Quem me viu, percebeu a minha felicidade de estar participando daquela festa (apesar do calor e da roupa que nada ajudava para diminuir a quentura)!!!

O cordão da fantasia veio para resgatar os carnavais de rua de antigamente. Temos que nos reunir no final deste ano para traçar as diretrizes, como por exemplo: se quisermos fazer uma confraternização, com um café, acho que já se pode pensar nesse assunto, a partir do próximo encontro, se Deus quiser.

Quero reiterar o meu agradecimento a SHEILA e a CHICO BOMBA por terem postado fotos minhas (apesar da que está no blog ter ficado com aquele biquinho – BUETTNER, comercial em que a atriz Tônia Carrero fazia um biquinho ao falar o nome da grife), peço a TIÃO MAIA e a quem tiver outras que poste também.

OBS.: Concluindo estas considerações, peço desculpas por me empolgar tanto e por ficar convidando as pessoas a participarem das coisas, sei que tenho sido criticada por poucos, que acham que eu pareço a dona do blog, sei que não sou, mas acho legal estar querendo uma integração maior com os macauenses através deste blog.

Agora, fica com a galera que preencheu a lacuna depois de setembro, até dezembro/2007, janeiro/2008.

Obrigada,Chaguinha.


(Gio): Que te criticou é bobo e não sabe de nada. Afinal, acho que a maneira como tenho procedido tem deixado todos à vontade para escrever o que quiserem e, inclusive, se sentirem donos também.