terça-feira, 30 de outubro de 2007

Macau é Música


Dizem muita coisa de Macau. Terra do sal, das barcaças, do sexo, da orgia, do sol forte e vento perene... Pra mim, Macau é música. Não, não a música vinda dos búzios grandes. Mas música mesmo - com letra e melodia, que a gente ouve diariamente nos aparelhos de som e tvs. Pois é: minha infância - época em que vivi em Macau - foi toda embalada por um som ambiente eterno. Como? O alto-falante de Chico de Paula irradiando notícias e canções, muitas canções. Não vale entrar em detalhes sobre as qualidades musicais de Chico de Paula, mas que é muito bom ter uma música pra cada passo da sua vida, ah, isto é!
E minha relação com a Escola Estadual Duque de Caxias também tem a sua música. (Ah, soube que antes o Duque era chamado de Grupo Escolar.... Na minha época, porém, tinha um tom talvez mais nobre: Escola Estadual. Mas cá eu estou tergiversando)
Voltemos à canção. Nada de hinos - claro que lembro que cantávamos nas datas oficiais o Hino Nacional, diante da bandeira hasteada. Nada disso. A música é brasileira, mas daquelas nacionais arraigadas no coração de muitos.