quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Sobre o Duque de Caxias


Para o Kinkas: Primo qdo vc tiver um tempinho dê uma passada no blog macauense.blogspot.com e veja o que lá está escrito, não deixe de passar.

Ao Biduba quero informar que antes de vc estudar na Escola Duque de Caxias o mesmo se chamava Grupo Escolar Duque de Caxias, que por sinal teve um corpo docente de alto gabarito nas decadas de 50 e 60. Não sei como as autoridades de Macau deixaram demolir a estrutura antiga do Duque de Caxias e fezeram o que hoje lá está.

Macau não tinha outro meio para os seus filhos estudarem, até que chegou o Pe. João Penha Filho e fundou o Ginásio Nossa Senhora da Conceição, sendo essa criação ainda na decada de 50 com a ajuda CNEG-(Campanha Nacional de Educandários Gratuitos). Hoje não sei como funciona, mas naquela época vc tinha que fazer Exame de Admissão ao Ginasio (Um verdadeiro vestibular na época), para ingressar no curso ginasial.

Quem tem uma idade mais avançada sabe disso. Os trotes eram justamente porque o aluno passava no exame e ia estudar no mesmo.

Hoje a coisa é muito diferente, tem até faculdade por correspondência.

Abraços do conterrâneo.

Laurênio Montenegro