terça-feira, 23 de outubro de 2007

Sobre o trabalho de Junior


Não é rasgação de seda, pois eu nem me lembrava mais desse rapaz.
Na última vez que o vi ele ainda era um menino, morando em Macau, na Rua Martins Ferreira. Por sinal, uma das poucas casas que ainda mantém o seu estilo original (Ele devia ter colocado no seu trabalho uma foto dessa casa também, a casa do seu pai.)
Pois bem, ao chegar de Mossoró, onde fomos participar do FESTUERN - Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, com o espetáculo ARLEQUIM DE CARNAVAL (quem quiser ver as fotos é so abrir o blog
http://sebastiao-maia.zip.net) e ao abrir o blog MACAU 70/80, me deparei com um link que levou-me a uma dissertação de mestrado.
Pois bem, vi que se tratava de algo relacionado a Macau, e sendo prá Macau, de Macau e com Macau... eu tô dentro.
Abri o link, copiei e comecei a ler... não parei mais.
Me emocionei, vi detalhes da cidade de Macau que eu sabia, mas da forma em que está colocada, acadêmica, está maravilhoso.
Este menino, que podemos chamar de Joãozinho do Carmo Júnior, ou Joãzinho de Alípio Júnior, ou Joãzinho do cartório Júnior, como queiram, deu a mais importante contribuição documental na área da informação, da arquitetura e da história de Macau.
Vou logo avisando a ele que já copiei, vou mandar imprimir e encadernar a frencesa duas cópias, uma pro meu arquivo pesosal e outra pra escola em que eu trabalho. Recomendo o mesmo a todos os macauenses que querem ter essas informações sobre a visão espacial de Macau, ao longo da sua história, de forma técnica e emocionante.
Eu amo esse meu jeito de nunca perder a esperança em Macau.


(Gio): Calma aí, Tião. Eu coloquei no Blog porque está no site no PPGAU/UFRN, portanto é público. Mas, acho que a gente devia pensar em criar um movimento para publicar esse trabalho. Isso sim seria digno para a nossa história.
Júnior (como o chamo) foi meu aluno no Curso de Arquitetura da UFRN e sempre foi brilhante. Eu não esperava nada diferente dele. Tinha certeza de que escreveria um trabalho magnífico, como esse que ele fez.
Olha, esse menino (como vocês está chamando) tem idéias de gente grande para Macau. Uma parte já está desenhada, pois seu trabalho de conclusão do curso foi um edifício para um Museu do Sal em Macau. E a solução arquitetônica que ele adotou foi brilhante, aliando estética, praticidade e economia.
Em vez das autoridades estarem querendo construir essa "Avenida Circular" (ridícula), que destroi com o nosso patrimônio, deveriam estar apoiando e se inspirando nas idéias de macauenses como Junior, o que engrandeceria, valorizaria e deixaria nossa cidade preservada.
Copiem, mas guardem dinheiro pra comprar esse livro também. Poderia ser lançado no próximo Encontro em 2008, o que acham????
Espero sinceramente, que a próxima administração dê rumo à nossa cidade...
Abs, Gio