domingo, 9 de setembro de 2007

Homenagem ao DONO DA PRAÇA


A (DES)ORGANIZAÇÃO reconhece mais um ORGANIZADOR DA NOSSA FESTA...
Eu já havia dito em mensagem anterior que corria riscos de não citar nomes de pessoas importantes que estavam envolvidas com a organização da festa, por puro desconhecimento do que estava acontecendo em Macau.
Eu previ que poderia não estar sendo justa com alguns... Pois então... Ao chegar em Macau na quinta-feira me deparei com a seguinte situação:
O Dono da Praça, também conhecido como "falador", "meu burrinho" ou Fernando de Zé Lopes, estava sendo uma das pessoas mais fundamentais para que a festa acontecesse.
Não foi surpresa o que senti, mas uma satisfação ou uma exacerbação do bem-querer por ele. Nunca fomos muito próximos, mas sempre tive um olhar afetuoso por Fernando (pelo jeito dele, mas também pelo fato dele ser casado com minha amiga de infância Aldenise).
Mas, gente!!! "Meu burrim" (como é chamado pelos amigos) havia se transformado, ao mesmo tempo, em general do Exército e em peão. O general Fernando deu até ordens ao Prefeito da Cidade!!! Mandou, literalmente, o Prefeito arrumar a Praça da Conceição, pois "assim o pessoal que vier de fora vai ter uma impressão menos ruim de você".
Pensem num hômi bruto!!! Ele nunca pede nada, manda.
O Prefeito, gentilmente, acatou sua sugestão e tomou todas providências para que a praça ficasse linda (apesar da natural feiura em que foi transformada depois das sucessivas descaracterizações).
O nosso dono da praça não descansou um instante siquer... Ficou o tempo na Praça, cobrando, fiscalizando os serviços, dirigindo e orientando aos funcionários da Prefeitura (juntamente com o Prefeito), dizendo como e o que devia ser feito. Entre tantas reivindicações, foram atendidas as seguintes: reforma do banheiro da Praça, aluguel de banheiros químicos para aumentar a disponibilidade de banheiros públicos, pintura das paredes e dos canteiros, toldos para as janelas dos bares (antiga rodoviário), etc., etc. e etc. Logicamente, imagino que quando o prefeito percebeu que a nossa festa havia se tornado em algo sério, parte dessas reivindicações já estavam na sua lista para serem executadas independente de solicitações. Tanto que fez além do que Fernando solicitou.
Porém nessa minha estória não importa. O importante é que Fernando estava lá, exigindo que se fizesse.
O Hômi estava uma fera!!! No final, quando a festa já estava rolando, ainda ligou para o Prefeito e disse "você prometeu 10 caixas de fogos e até agora nada!!! Como é que a gente vai resolver isso???". E, depois de algum tempo, lá chegou Fernando ao meu lado com as caixas de foguetões e as colocou no chão, ao lado do palco, dizendo: "Taí, agora temos mais fogos!!!" Sua participação nesse aspecto dos fogos também foi interessante. Ele me apresentou o nosso fogueteiro, também chamado Fernando, que soltou todos os fogos fora do horário combinado, mas deu tudo certo... Tudo dava certo do mesmo jeito. Tudo era motivo de diversão.
Como peão, Fernando fez de tudo: carregou cadeiras, pregou toldos e tudo o mais o que vocês conseguirem imaginar. Ele foi simplesmente fantástico!!! Quando eu cheguei para a festa, Fernando ainda estava trepado numa escada trabalhando. Aí, tive a preocupação de dizer a ele que a festa só começaria quando ele voltasse, que fosse tomar o banho e se arrumar tranquilo, que todos esperariam por ele.
Para concluir essa homenagem, queria me referir ao seu lado falador. Mesmo estando muito envolvido e ocupado com o trabalho, exausto com o cansaço físico em que se encontrava, Fernando ainda teve o descaramento de dizer: "esse serviço todo que o Prefeito mandou fazer vai ser bom, porque assim a gente vai ter um lugar bonito pra falar mais mal dele"... Hahaha!!! Esse é Fernando de Zé Lopes...
OBRIGADA FERNANDO!!!
Você foi fundamental...
P.S.: Gente, eu tô cansada, rouca e precisando dormir para acordar disposta, mas não consigo parar de pensar na festa... Boa noite e até amanhã... Giovana