segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Zé Ciríaco: o golpe dos malpilhas


Atendendo o pedido, esta vai pra dona do blog,

Zé ciriáco era pescador e vendia peixe lá no mercado do peixe (óbvio ululante). Pense num homem bruto, ele costumava agir exatamente o contrário do que era sugerido.
Eu, Paulo de Hermes, Tidinho, Meu Bichinho, Chico Paraíba, Edinho Capa, Pantera, Nanau e outros que não me lembro, íamos lá pro mercado observar seu Zé Ciriáco vender, ele costumava ter um palito no canto da boca, ficava chupando os dentes e dizia – Boa tarde garotos, daqui pra cá é peixe de 1ª , daqui pra lá é peixe de 2ª.
O Paulo de Hermes contava uma história que uma turma aprontava com o seu Zé. Quando a turma queria beber e estava sem dinheiro, recorria à quem? Naturalmente a Zé Ciriáco, só que tinha que colocar um plano em ação, como ele fazia exatamente o contrário, os maupilhas colocavam um tapia atrás dele. Aí chegava um e falava – Seu Zé me empresta um dinheiro pra gente ir tomar cachaça, depois a gente lhe paga, nisso o tapia cochichava-lhe ao ouvido "num empreste não, pois eles não vão pagar", seu Zé Ciriáco pegava ar e dizia "empresto sim, o dinheiro é meu e você num tem nada com isso" e dava o dinheiro pra turma ir tomar cachaça com tira-gosto de caju e/ou rodelas de tomate com sal. Quando a gangue (foi mal) arranjava dinheiro, ia pagar seu Zé e novamente aplicava o golpe, – "Seu Zé viemos pagar o dinheiro que o senhor emprestou", nisso o tapia falava-lhe ao ouvido "receba logo homi, senão eles vão dar o cano", ai Seu Zé se irritava e dizia, "recebo não, podem ficar com o dinheiro".

A próxima já esta entabulada e será "O DIA EM QUE DENISE (ZOQUINHA) ENFRENTOU ALFREDO MULATINHO"
Bjs, Sávio