domingo, 29 de julho de 2007

Chaguinha de Preta - 10

Natal/RN., 29 de julho de 2007.

Meu querido Macau70/80.

Antes de enviar este depoimento para o blog, protelei por alguns minutos: Envio? Não envio? resolvi enviar!!!
Analisando de longe, porque não participei da idéia original do "Encontro" e hoje me vejo com uma pessoa que não quer ser omissa, quero ser participativa; acho importante contar causos, mandar recados para amigos; se não foi apenas essa a intenção, se era para ser um encontro de pessoas intimamente ligadas com assuntos quase que certos: adolescência, juventude, festas, brincadeiras, peço desculpas. hoje eu o vejo como uma porta para que a gente conheça as pessoas que fizeram parte de nossa juventude ou não, do nosso dia-a-dia ou não... o somatório final dirá o que foi válido, o que modificou no pensamento de cada um, na concepção que tínhamos e hoje temos sobre determinadas pessoas... acho o blog hoje, um tipo de diário, ainda que seja aberto (um livro aberto, como costumamos dizer em relação às nossas vidas)... Estou feliz por estar participando e mais do que isso: Como disse no meu primeiro depoimento, sou de outra geração, mas a minha adolescência começou em 1977, portanto, igual a daqueles amigos que já escrevi no começo da minha participação. E foi válido!!!

Hoje ao ver a premiação dos atletas do Basquete masculino, a minha mente de remeteu a um passado distante e outro nem tanto...
Lembrei-me que, no início dos anos 70 eu jogava volley em macau pelo ginásio nossa senhora da conceição e os treinos eram tanto na quadra do ginásio quanto na quadra do mattarazzo (atual sesi), cujos treinadores eram: Gracilde Avelino e Jacks Cosme, e as atletas eram: Célia Siqueira, Edna de Chiquita, Gracinha de Dr. Reinaldo, Peicinha, Leninha, Ceiça de Nilo, Elcione, Jane e Lúcia de Maria dos Anjos, Eu, enfim., um grande número de meninas... era uma atleta mediana, mas era uma época em que havia muito entrosamento do grupo, mas não houve continuação ... também havia uns jogos com a família cosme: jacks, celeste, jesus, batista e kidinho (na época já namorado de celeste), eu sempre fazia parte do grupo deles e, algumas vezes, do grupo contrário e quando isso acontecia, era briga na certa com Batista. E fico pensando que, se tivesse tido incentivo, com certeza, eu teria sido uma atleta mais preparada e com vida longa no volley; em 1971, morei em Natal e também joguei pelo Colégio Anexo do Padre Miguelinho que funcionava na Escola Técnica de Comércio, na Ribeira. Participei dos jogos estudantis deste ano. No ano seguinte voltei para Macau e, por algum tempo, continuamos jogando volley e também handd ball, último campeonato do qual participei pelo ginásio; jogava com a turma de Batista, onde, às vezes, só tinha eu de mulher, mas gostava de participar e era tudo para mim, estar ali jogando, mesmo que fosse num sol forte da tarde...
(...)

Uma coisa que muito me dá satisfação, em relação a Macau, é saber que tantos jovens foram para lá, filhos de amigos contemporâneos: como Juliana e Juliano de David; como Aline de Gustavo e de Anete; como o filho de Raimundo Bezerra, que é dentista; como Rochelle e Veronique, fisiatras; Chris Torres, que agora é a advogada titular da Salinor; algumas pessoas que abdicaram de continuar crescendo na capital, haja vista oferecer mais oportunidades.
Pois bem, hoje faço essas declarações por que acho de fato.-mais do que oportunas.
Sei que, a partir da concretização do encontro, muitos bons assuntos teremos para conversar e muitos frutos colheremos...
Bye.
Chaguinha.


(Gio): Chaguinha, fiz um corte na sua mensagem porque estava grande demais, mas manti suas referências ao passado e a Macau. Bjs.