quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

ANCESTRALIDADE DE UBIRATAN


Estimado Ubiratan.

Primeiro que tudo, peço-lhe desculpas por não haver respondido em tempo hábil o seu comunicado.

Você relata que sua bisavó era irmã gêmea de minha vó Caguinha (Francisca das Chagas Cavalcanti Montenegro). Nos idos de 1963, deixei Macau para prestar serviço ao Exército Brasileiro, tendo cursado no CPOR do Recife, o Curso de Armamento e com a promoção tive que vir para Maceió preencher uma vaga existente, já que em Natal já havia sido prenchida por um colega de curso, por ser mais antigo que eu, e aqui fiquei.

Tenho procurado lembrar o pessoal de Macau, mas em virtude de minha saída muito cedo, tenho encontrado um pouco de dificuldade de lembrar as pessoas. Você falou que era vizinho de Tio José Raimundo na Rua Pereira Carneiro, a minha lembraça dos vizinhos dele são de seu Orlando Paiva e seu Zé Bianor que era machante em Macau.

Pela sua foto que está no blog você deve ser bem mais novo que eu, talvez eu seja da faixa etária de seu pai e sua mãe, que sinceramente não estou recordando a fisionomia.

No início do blog, qdo colocavam as fotos do encontro, sempre pedia para que fosse legendado, pois só assim eu teria a lembrança de quem se tratava.

Tenho feito um esforço muito grande para lembrar os amigos de Macau e as vezes passo embaixo por não mais lembrar de quem se trata. As pessoas de minha época até que ainda lembro, as mais novas não.

Zé de Hipólito, por exemplo, molequei muito com ele e os irmãos em Macau e não lembrava de quem se tratava qdo o mesmo colocou uma foto no blog relatando toda velha guarda do futebol de Macau.

O mestre Kinkas está na Bahia, é homem forte, plantador de Cacau lá pras bandas de Ilhéus e Jequié. O Chico Ramos que é mais novo que eu, fazia 36 anos que não o via. Kinkas deve ter uns 40 anos que não o vejo. O Chico está aqui em Maceió, veio como chefe de máquina do Rebocador ROMEO.

O bicho deu uma pane no motor e tiveram que entrar em Maceió para fazer reparo e ainda está por aqui.

Hoje a noite estarei levando-o na rodoviaria para viajar a Natal.

Quantos aos outros conterrâneos que você citou, não os conhecí. Fale-me qual o parentesco que você tem com pessoal de Romão, pai de Neuma, Vilma, Zé Pinheiro, Hélio, Chiquinho, Ivonete e etc....

Abraços do conterrâneo e parente (mesmo longe, mais o considero)

Laurênio Montenegro