quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

BIDUBA ESTÁ BRINCANDO


Confesso que fiquei assustado com a opinião do amigo Biduba sobre o carnaval de Macau. Recebi telefonemas de três casais de fora. Dois de Mossoró e um de Florânia, perguntando se aqueles dados eram verdadeiros, pois eles pretendiam passar o carnaval em Macau e ao lerem aquela informação no blog, ficaram temerosos. Eu disse que tudo não passava de uma brincadeira. Mas, quantas pessoas eu não vou ter a oportunidade de dar essa explicação?
Por isso, eu achei que não devemos ridicularizar a verdade, nem transformar o dito como pronto e acabado. Nada, ou quase 90% do que o amigo Biduba falou não acontece em Macau.
O carnaval de Macau é o carnaval mais tranqüilo e barato do estado. Sempre, ao final, os responsáveis pela segurança pública vão aos órgãos de comunicação, satisfeitos, e dizem que as estatísticas negativas no Carnaval de Macau caem a cada ano. Então, aos foliões que estão interessados em vir a Macau. VENHAM! Biduda está brincando!
Mesmo assim, eu achei melhor escrever uma análise de cada ponto do que nosso amigo Biduba escreveu.

10 CONSELHOS PARA SOBREVIVER AO CARNAVAL EM MACAU

Antes de mais nada, pense bem se é isso mesmo que você quer. Não seria melhor passar uns dias num lugar mais tranqüilo, assim como o Iraque?Mas, se esse for realmente o seu desejo, vou lhe dar alguns conselhos pra você sair inteiro (ou quase) dessa.

1. Cuidado com as cores escolhidas para sua fantasia. Se, sem querer, você optar pela cor de uma facção criminosa e for sambar na quadra de uma escola de samba da área de uma facção rival, você já era.
RESPOSTA – Neste caso, o nosso amigo Biduba, quis dizer: cuidado com as cores da sua camisa, porque a questão política em Macau é muito tencionada. Mas nada se relaciona a facção das organizações criminosas de bandidos ou traficantes e nem lhe coloca numa situação de risco de morte ou acidentes.

2. Não saia de casa sem combinar alguns códigos ou senhas com seus familiares e amigos. Isso será de grande valia em caso de falso seqüestro, seqüestro real e extorsões de uma maneira geral.
RESPOSTA – Necessariamente ele esta brincado, e, diga-se de passagem, uma brincadeira de mau gosto. Nunca se registrou um caso de seqüestro em Macau, nem durante o carnaval e nem nunca.

3. Não ande com jóias, relógio, cheques, cartões, celular e, em alguns casos, nem roupa são indicados. Dinheiro, você deve levar sempre uma quantia razoável para deixar seu assaltante satisfeito.
RESPOSTA – Neste caso, acho que ele pode até estar certo, pois ladrão, batedor de carteira, tem em todo canto. No carnaval de Macau que recebe 100 mil turistas, não podia ser diferente. Mas nunca com alto grau de marginalização.

4. Treine seus ouvidos para diferenciarem barulho de fogos de barulho de tiros. Na hora do “vamos ver” um erro de avaliação pode ser fatal.
RESPOSTA – Tiros? Durante todos esses anos. Só uma única vez aconteceu tiros no carnaval. Mesmo assim, efetuados por gente de fora da cidade.

5. Enquanto você desfilar num bloco, procure manter sua cabeça girando de um lado para outro (aproveite o ritmo do samba para isso), para checar se não tem ninguém querendo bater sua carteira, roubar seu celular ou, simplesmente, passar a mão na sua bunda (mas isso, dependendo de quem for, pode até ser gratificante).
RESPOSTA – Isso pode acontecer. Mas, acontece mais passada de mão na bunda do que assalto.

6. Lembre-se: sair de carro é perigoso, sair de táxi é perigoso, sair de ônibus é perigoso, sair a pé é perigoso. Logo, se você ainda não aprendeu a sair voando, é melhor nem sair.
RESPOSTA – Saia a pé. Em Macau tudo é perto. Não tem ônibus circulando.

7. Mantenha seu anjo da guarda feliz e bem tratado.
RESPOSTA – Mantenha o seu anjo da guarda feliz e bem tratado sempre, não só no carnaval.

8. Após um assalto, cante “Cidade Maravilhosa Macau”. É bom pra aliviar a tensão. Ou não.
RESPOSTA – Não seja pessimista. Você não vai ser assaltado. A segurança é 100%.

9. Ao ser atendido em uma delegacia, tenha paciência. Eles não foram treinados para essa violência toda.
RESPOSTA – Nisso ele pode até, ter razão. Mas a violência em Macau, durante o carnaval não existe. É o carnaval mais tranqüilo do estado.

10. E, finalmente: não se esqueça que “esse ano não vai ser igual àquele que passou”. Não vai ser mesmo.
RESPOSTA – O tempo não pára, portanto, um ano nunca vai ser igual ao outro que passou.

Atenciosamente,
José Antonio

Atenciosamente
Tião Maia
Respondendo a Biduba