segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

O BLOCO DA REDE


A idéia de se ter um bloco alternativo, sem os compromissos, horários e trabalho dos blocos grandes, era um sonho de todo mundo. A turma do Jardim adorava essa idéia. Saia na bagaceira, nos papangús... Até que surgiu o primeiro bloco dessa espécie que se chamou o Bloco da Rede.
Por quê? Bem, como sempre Chico Paraíba protagonizava as histórias.
O nosso amigo Chico Paraíba, morava na casa de Seu Gustavo Cabral, logo no começo da Rua da Frente. Seu Gustavo é pai do Sr. Chico Cabral, que por sinal é o pai de Chico Paraíba. Então, Chico PB, pra não incomodar os velhos, se acomodava na garagem da casa que ficava do lado da rua da maré, hoje, Rua Manoel Gonçalves. Chico dormia em uma rede que estava muito mal armada e ficava muito funda. Todo mundo sacaneva essa história da rede. Então, um dia, essa turma já exaustivamente citada antes, chegou lá pra acordar Chico para irem tomar uns tubaços. Isso foi em um carnaval nos idos dos anos setenta. Chico não acordou de jeito nenhum. Ora, os rapazes, não se fizeram de rogados, pegaram nos punhos da rede e saíram porta a fora carregando Paraíba dormindo como se estivesse morto. Daí veio à idéia do Bloco da Rede. Por alguns carnavais a turma saia no turno da manhã cantando e tomando todas. E o instrumento alegórico principal era uma rede. Em seguida, não sei por quer cargas dáguas, surgiu o Bloco do Boi.
As versões do surgimento do Boi estão sendo narrada com muitas verdades, porém, eu prefiro acreditar mais na versão social de Sávio Solino.
Tião Maia



(Gio): Ei, esse cara da rede parece Robinho.