domingo, 20 de janeiro de 2008

O SURGIMENTO DO BLOCO DO BOI


A idéia de se fazer o bloco foi o fato de estarmos bebendo no mata sete no bar de João Borges e observarmos que "as meninas" ficavam olhando os blocos que passavam e como a sociedade é hipócrita e discriminadora, elas não tinham o direito de sair daquela região e brincar pela cidade. Este foi o principal motivo.
Ai Osni (menino bom), arranjou um boi lá pras bandas de Pendências, contratou os músicos e de lambuja envolvemos o Manguito (compositor).
No inicio éramos Osni, Chico Paraíba, Eu, Edinho de Zé Capa, Manguito, Luciano meu bichinho, Paulo de Hermes, Pantera, eventualmente outros de Natal que brincavam no Jardim.
Nesse ano nós tínhamos total controle da situação, não deixávamos ninguém desrespeitar as "meninas" e os "meninos". Nós estávamos satisfeito porque a alegria era geral e contagiante. A partir dali aprendi uma lição, ver a sociedade por outra ótica. A primeira e principal música era assim:
Esse boi veio de Pendências
De Pendências pra Macau
Trazendo corno, fresco e rapariga
Pra animar o nosso carnaval.
Pela facilidade da letra à tarde no desfile do Jardim, a música já era cantada e no final do carnaval vários blocos já a cantavam. Outras músicas surgiram tendo como mote personagens de Macau, e evidentemente fazendo o maior sucesso.
No 3º ano do bloco, a coisa foi tomando uma dimensão maior e muita gente sem o compromisso inicial foi entrando e a razão principal foi se distorcendo, ai minha gente a sacanagem começou a rolar.
Foi quando os fundadores foram saindo e outras pessoas foram se apoderando do nome do bloco e o resto a gente já sabe o que aconteceu.
Mas como em Macau tudo era festa, logo veio a música do professor Ferreira, que também a meu ver prestou um grande serviço à comunidade, pois no último dia de carnaval o picareta vazou.

Sávio