quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

DESMICARETIZAR É PRECISO


Giovana,

“... aqui me tens de regresso e suplicante te peço a minha nova inscrição...” Parabenizo mais uma vez o Blog e as iniciativas pró-verdadeiro-carnaval, como o Cordão da Fantasia. E trago uma proposta:
Um ano desses, numa das iminências anuais de não haver patrocínio para o “Vai Pipocar o Frevo”, escrevemos, a quatro mãos, eu e o Visconde das Carapebas, um artigo que seria publicado na Folha (a de Macau), defendendo o projeto e detonando a nova fórmula do carnaval de Macau. Como ainda corriam as ‘negociações’, Leão Neto achou que devíamos aguardar para lançar a matéria e como o VPF sobreviveu, ela foi devidamente recolhida. Esse artigo chamava-se “DESMICARETIZAÇÃO JÁ” e criticava o fato do carnaval de Macau ter se tornado uma micareta fora de época (realizada na época do carnaval), com blocos com cordas, seguranças, camarotes, etc. a exemplo dos Carnatais da vida e o agravante das bandas cearenses que tocam axé (tenho até um causo sobre esse assunto, que conto depois). Bom, já que somos todos pelo resgate dos velhos carnavais, o nome do artigo, além de quebra-queixo, poderia servir a um movimento que seria lançado no Cordão da Fantasia, ou não? (Fala aí, Renan) Ou, pelo menos, um grito de guerra! Se alguém achar difícil o grito, pode treinar com o teste pra saber se é gago ou não, do poeta assuense Paulo Varela: “O original não se desoriginaliza”.
Como estão pipocando letras de músicas de carnaval, mando esta, de minha modesta autoria, em parceria com Castelo Casado e o Visconde, que só é tocada uma vez no ano, mas também é na Praça da Conceição e por Leão Neto e Banda Mestre Avelino. Por favor, decorem pra cantar na hora.


QUE DIA É ESSE?
[Chico/Castelo Casado/João Vicente]

Nasceu o sol de uma maneira anormal
Como se hoje fosse um dia especial
Como se fosse um dia pra desafogar
Um dia pra ninguém chorar
Um feriado nacional

Que dia é esse que ninguém quer descansar?
Quando os outros todos querem ver passar
Esse é o dia em que a alegria é real
O calendário hoje marca carnaval

E cada esquina esconde
Muito mais que fantasia
E gente não sei donde
Respirando maresia

Quando anoitece de cansaço nem sinal
Um corredor para o amor, paranormal
Quem brinca beija até por telepatia
Vara a noite, vira o dia
E pisa em solo de cristal

Que dia é esse que ninguém quer descansar?
Quando os outros todos querem ver passar
Esse é o dia em que a alegria é real
O calendário hoje marca carnaval

E cada esquina esconde
Muito mais que fantasia
E gente não sei donde
Respirando maresia