sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Continuem imaginando


Eu fico delirando e imaginando como seria se esses mesmos municípios decidissem dar um jeito completo no sistema de saúde da região... COMO PODERIA SER?

Lembro que estou falando de Macau, Guamaré, Alto do Rodrigues, Porto do Mangue, Pendências e Assú.

Primeiro, Macau sediaria a unidade maior: um Hospital Regional com 200 leitos + UTI, que tivesse tudo o que fosse necessário (deixando pra o Walfredo Gurgel apenas os casos de Alta Complexidade), enquanto os demais municípios sediariam uma Unidade de Atendimento Imediato de Urgência de Baixa e Média Complexidade, com capacidade para 20 leitos. Isso seria um Posto de Saúde equipado e com estrutura mais adequada, que pudesse resolver os casos mais elementares.

Estou dizendo isso porque Macau poderia negociar com esses municípios e antecipar para eles o que iriam ganhar.

Uma Unidade intermediária como essa em cada município teria quase tudo, só não teria os exames de média complexidade. Com uma proposta planejada, os municípios resolveriam em suas sedes grande parte dos problemas e os mais difíceis, que precisassem de maiores recursos, seriam tranferidos para Macau. Acho que isso garantiria, talvez, que 98% dos pacientes dessa região não precisassem mais de serem transferidos para o Walfredo Gurgel, em Natal.

As Prefeituras teriam que planejar a construção das unidades distritais, onde as pessoas pudessem ter o acompanhamento. Como não sou da área da saúde, fico aqui imaginando que o PSF já está dando esse acompanhamento que estou imaginando e o que estou propondo é bobagem. Mas, enfim, sei que o PSF funciona em unidades improvisadas e poderia estar tendo mais apoio dos municípios.
Penso, enfim, que a SAÚDE da região precisa de um simples planejamento e de decisão política.
O GOVERNO FEDERAL ENVIA DINHEIRO PRA ISSO, QUE SE FOSSE JUNTADO AOS ROTALTIES, SERIA DINHEIRO SUFICIENTE DISPONÍVEL PARA APLICAR NA SAÚDE.

Do ponto de vista de um projeto de Arquitetura, que é a minha área, uma Unidade de Atendimento Imediato de Urgência de Baixa e Média Complexidade teria que ter as seguintes seções:
-Recepção de pacientes
-Sala de espera
-Área para registro de pacientes
-Salas de exames e consultórios
-Salas de observação
-Posto de enfermagem e serviços
-Sala de utilidades (expurgo)
-Sala de dispensação de medicamentos
-Sala de Raio X
-Sala de gesso e redução de fraturas
-Sala administrativa
-Quarto de plantão
-Área de serviços
-Estacionamento


Com isso, a região iria precisar de um Incinerador de Lixo Hospitalar com capacidade projetada para o lixo que seria produzido e calculado pela quantidade Kg/dia.

Imaginem um sistema integrado ligado pela rede de computadores mundial (internet), onde os pacientes de todos esses municípios tivessem uma ficha de acompanhamento individual.

Eu tive o privilégio de morar um ano em outro país e meu filho estudou em escola pública. Em um determinado dia, eu fui surpreendida por uma Assistente Social do Hospital Público da região próxima onde eu morava, que veio me avisar que estava se aproximando o dia em que eu deveria levar meu filho para tomar vacina. Nesse contato, ela marcou o dia e horário que eu deveria levá-lo ao hospital. No dia marcado, quando cheguei lá, o nome de Rafael (meu filho) foi chamado por uma atendente na hora marcada e resolvemos sua vacina sem esperar e sem atropelos.

E isso eles fazem porque tem organização, porque o espaço é dividido entre pessoas responsáveis, porque o sistema tem um dispositivo que avisa aos que são responsáveis por isso. Simples demais... E a gente pode ter isso. Por que não?

COM O DINHEIRO QUE MACAU TEM, PODE FAZER E TER MUITO MAIS.
PODE CONSTRUIR COM QUALIDADE E BELEZA.

CHEGA DE IMPROVISOS E GASTOS DESNECESSÁRIOS.