quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Mais um mangue boy


Bom dia meus amigos do Blog e conterrâneos Macauense, na última vez que eu estive em Macau tive a curiosidade de observar o nosso manguezal e tive uma sensação de destruição de uma dessa maravilhosa obra de DEUS, por isso eu envio essa poesia sobre o nosso mangue que é uma fonte de riqueza e de sobrevivência não só em nosso cidade Macau e sim mundialmente. E DEUS esteja com todos vocês.

Deixa que eu conto.

Eu sou o mangue!Antes eu era verdinho, verdinho e muito.
Me chamavam manguezal
Porque, além de ser bonito, também crio produtos de várias espécies.
A lama negra em que eu penetro, essa também faz parte de mim,
As gamboas que correm por dentro de mim, as ilhas e apicuns:
Todos esses companheiros me ajudam a criar meus produtos.
Então, juntos formamos uma só natureza, que damos vida a outras vidas.
Nós não viemos ao mundo por acaso.
Como o nosso Criador dos céus e das terras, não existe outro.

Sou mangue!
Também tenho sentimento como um ser vivo da face da terra.
Hoje confesso que não tenho mais prazer de viver dessa forma em que o homem está fazendo comigo.
Vivo totalmente arrasado, como se fosse um lago quando seca as águas,
Como se fosse um pássaro quando cai as penas.

Quem me via antes sorria.
Quem me vê hoje chora.
Quase não dou mais sombra; estou amarelando
Sinto chamas de fogo subindo em mim.
Minhas raízes são arrancadas pelo tronco com tratores,
Meu produto está se consumindo.
Sinto minhas folhas cair no chão
Como se fosse as lágrimas que caem no rosto de uma criança quando chora.

O homem tenta controlar a ciência, a tecnologia, a natureza e ele mesmo destrói!
ENTÃO, VÊ SE ME ENTENDE O QUE EM MIM SE CRIA.
AFINAL SOU MANGUE

Sou uma das fontes de alimentos mais importantes da face da terra!Jamais, Homem, tu que me destrói terá a chance de me fazer novamente!Porque quem me fez te fez também;
E estou pronto pra matar a tua fome!

Autora: Maria do Livramento Santos
A Mentinha
Comunidade de Curral Velho, Acaraú-CE

Atenciosamente,
José Antonio