quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Patrimônios ecológicos e históricos


As praias que rodeiam Macau apresentam belezas únicas e paradisíacas. Tipicamente de pescadores, as comunidades de Barreiras e Diogo Lopes, localizadas a 30 km de Macau, oferecem toda a beleza da Reserva Ambiental Ponta do Tubarão, onde dunas móveis, falésias, rio, restinga e mangues formam um grande estuário, preservando o lugar contra o turismo predatório.

A 3 km da cidade, a praia de Camapum abriga águas calmas e mornas, atraindo macauenses e turistas. Entre a ilha de Alagamar e a sede municipal, Camapum desponta desde a década de 1990 como a praia mais movimentada do litoral de Macau, tendo como atrativo a vaquejada de praia – única no Brasil – que se realiza anualmente no mês de julho.

Durante o carnaval, a cidade de Macau e suas praias concentram grande quantidade de pessoas, com destaque para o tradicional mela-mela. A cidade se transforma num grande palco com trios elétricos, troças e blocos carnavalescos trazendo alegria e descontração para o povo macauense e visitantes.

O patrimônio histórico concentra o Museu Marinho “Seu Manuíque”, o Museu Marinho, o Museu Carnavalesco “Colo de Santana”, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição com mais de 142 anos, padroeira de Macau, o obelisco comemorativo do I Centenário da Independência do Brasil e os parques salineiros – salinas artesanais. O município disponibiliza à população e visitantes 25 restaurantes e 13 hospedarias.

Terra de poetas como Gilberto Avelino e cronistas como Vicente Serejo, Macau guarda belezas, história e encantamento nas suas terras salgadas, onde o sol aquece a vida de pescadores e foliões.

Atenciosamente,
José Antonio