segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Tenham todos uma ótima semana!

"Encontramos a felicidade no meio do caminho, não no seu fim". (Sol Gordon)
Camarada, Geiza. Cadê voçê, rapaz?
Vejam o que um pertubador me mandou... estou repassando

Abs, Chico Ilo


O Bosque
desconheço a autoria

Tempos atrás, eu era vizinho de um médico,
cujo "hobby" era plantar árvores no enorme quintal de sua casa.
Às vezes, observava da minha janela o seu
esforço para plantar as árvores todos os dias.

O que mais chamava a atenção, entretanto, era o fato de que ele
jamais regava as mudas que plantava.

Passei a notar, depois de algum tempo,
que suas árvores estavam demorando muito para crescer.

Certo dia, resolvi então aproximar-me do médico
e perguntei se ele não tinha receio de que as árvores não crescessem,
pois percebia que ele nunca as regava.
Foi quando, com um ar orgulhoso, ele me descreveu sua fantástica teoria.

Disse-me que, se regasse suas plantas,
as raízes se acomodariam na superfície e ficariam sempre esperando
pela água mais fácil, vinda de cima.
Como ele não as regava, elas demorariam mais para crescer,
mas suas raízes tenderiam a migrar para o fundo,
em busca da água no solo.

Essa foi a única conversa que tive com aquele meu vizinho.
Logo depois, fui morar em outro país, e nunca mais o encontrei.

Vários anos depois, ao retornar do exterior fui dar uma olhada na minha antiga residência.
Ao aproximar-me, notei um bosque que não havia antes.
Meu antigo vizinho havia realizado seu sonho!

O curioso é que aquele era um dia de um vento muito forte e gelado, em que as árvores da rua estavam arqueadas, como se não estivessem resistindo ao rigor do inverno.

Entretanto, ao aproximar-me do quintal do médico, notei como estavam sólidas as suas árvores: praticamente não se moviam, resistindo implacavelmente àquela ventania toda.
Efeito curioso, pensei eu...
As adversidades pela qual aquelas árvores tinham passado, tinham sido privadas
de água, pareciam tê-las beneficiado de algum modo que o conforto do tratamento mais fácil jamais conseguiriam.

Ele mostrou que as árvores eram capazes de buscar seu próprio alimento e de se fortalecer diante das adversidades.