domingo, 25 de novembro de 2007

Macau administrativamente

Agora me atenho aos assuntos administrativos que estão ocorrendo em Macau (muito desagradáveis por sinal). Realmente é uma pena e não podemos ficar impassíveis e aguardarmos qual vai ser o próximo e escabroso fato a nos envergonhar.
Só para vocês terem idéia, aqui em Goiânia tem um parque que é um cartão postal da cidade e uma importante e potente construtora resolveu construir um shopping vertical de fast food e clinicas médicas em uma área que no passado foi pública e recentemente um juiz deu ganho de causa ao proprietário privado (decisão polêmica que estamos questionando). Imediatamente a associação dos freqüentadores do parque (da qual faço parte), não se acomodou e estamos recorrendo ao MP, ao Tribunal de Justiça, envolvendo Vereadores, Deputados e terça-feira( 27.11), estaremos realizando uma audiência pública para denunciar os desmandos.
Estou relatando isso com objetivo de irmos à luta pelos interesses da cidade de Macau.
A população insatisfeita (na qual me incluo) tem que provocar as instituições ( MP, Câmara de Vereadores, Tribunal de Justiça, ONGs, associação de moradores, entre outras).
Nós, neste espaço resgatamos nosso passado (infância, adolescência, alguns a fase adulta) vivido em Macau, porém quando de trata do presente nos envergonhamos, entristecemos, nos indignamos e só ficamos nisso? Hoje quando nos referimos a cidade percebemos que é uma verdadeira "latinha".

Lá tinha um excelente colégio ( para onde afluíam estudantes das cidades circunvizinhas),
Lá tinha dois cinemas,
Lá tinha teatro,
Lá tinha empregos e a prefeitura não era o maior empregador,
Lá tinha casarões, onde cada um tinha sua história,
Lá tinha até posto de puericultura,
Lá tinha etc, etc e etc.
Enfim, lá tinha passado, presente e futuro.
Macau tem 132 anos, o que as autoridades tem feito para preservar a sua memória? O que temos de patrimônio histórico? E cultural? Quando vou à Macau com meus filhos, só indico aqui era isso, aqui era aquilo, sem nenhum traço do passado.
Por que isso acontece em Macau? Pela passividade dos habitantes, por administradores públicos como o prefeito atual. Bem que ele poderia me contrariar nesse quesito e gerir melhor os fartos recursos financeiros que o município arrecada.
Quando estava elaborando minha monografia do curso de comércio exterior, me detive na parte dos APLs ( Arranjos Produtivos Locais), do Governo Federal, pensei logo em Macau, se implantasse na pesca do peixe, camarão nativo, camarão de viveiro, ostra, búzio e tantos outros. Imaginei, meu Deus, quanto emprego permanente isso geraria, quanta independência financeira isso daria a centenas de famílias, quantos cursos profissionalizantes isso instituiria. Mas, abati-me e cai na real e logo me respondi, os políticos macauenses querem as pessoas independentes, que argumentos eles dariam para conquistarem os votos, se não pelas migalhas, pelos sacos de cimento, pelos tijolos, pelos eletrodomésticos? Este circulo vicioso precisa ter um fim.
Isso é um desabafo de um macauense, que mesmo morando distante, não perdeu sua capacidade de se indignar com os atos arbitrários , pelos desmandos impostos à população pela atual administração municipal.
Vamos continuar nos divertindo com nossos causos, nossas brincadeiras, porém não podemos nos ausentar dos debates políticos no que se refere a nossa querida cidade.

Abraços

Sávio